Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PROPÓSITO DE DEUS PRA MINHA VIDA

Estudos da Célula

O PROPÓSITO DE DEUS PRA MINHA VIDA
 

 

O Propósito de Deus para Minha Vida (Ricardo Wagner, ap.)

Há muitas filosofias no mundo. Muitas idéias. Mas Jesus disse quando orava ao Pai Celeste: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17:17). Existe apenas uma verdade no universo. E esta verdade procede de Deus, é a Palavra de Deus. A sua Palavra é a verdade absoluta.
Na sua Palavra descobrimos que não estamos neste mundo “por acaso”. Não nascemos como resultado do simples relacionamento entre papai e mamãe! Muito antes Deus nos planejou e nos criou com um propósito muito específico. Ele disse:

Is 44:2 – “Assim diz o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi.”
Ef 2:10 – “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
 
Quando entendemos que fomos criados com um propósito específico e que Deus tem um pensamento claro sobre nós, não nos sentimos mais pessoas sem valor, inúteis e muito menos achamos que a vida não tenha sentido. Quantas pessoas por não saberem isto, não veem sentido em suas vidas e caem em depressão, quando não pensam ou tentam coisa pior!

Deus nos criou objetivamente para cumprirmos seu propósito!

PERGUNTAS: Você tinha idéia de que nasceu com um propósito específico de Deus para sua vida? Como percebes que há um propósito para sua vida? 

Vejamos alguns homens na palavra de Deus que tinham clareza de serem criados com um propósito específico.

1. Davi. O grande Rei Davi tinha muita clareza não apenas de que Deus havia o criado, mas também que todos os dias de sua vida haviam sido planejados e escritos em um livro nos céus antes mesmo que nascêssemos.
Sl 139:13-16 – “13 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”
 
2. Jeremias. Jeremias pensava ser incapaz de fazer aquilo que estava sendo orientado por Deus para fazer. Então o próprio Deus falou com ele sobre o propósito estabelecido para sua vida antes mesmo de estar no ventre de sua mãe.
Jr 1:4-5 – “A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”
 
3. João Batista. Quando o anjo do Senhor veio a Zacarias anunciar que teria um filho, já disse quais eram os planos que Deus tinha para com ele desde o ventre de sua mãe.
Lc 1:13-17 – “13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. 14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. 15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.”
 
4. Paulo. O grande apóstolo Paulo tinha convicção de seu chamado,  porque entendia que para isto tinha sido destinado por Deus muito antes de nascer.
Gl 1:15-16 – “15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios.”
5. Jesus. Jesus igualmente sabia que tinha nascido com um propósito e missão especial.
Jo 18:37 – “37 Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.”
 
Percebe-se que em muitos momentos na Bíblia Deus mostra que nascemos já de antemão predestinados para cumprir com um propósito. Esta deveria ser a missão de cada cristão.
PERGUNTAS: O que muda para uma pessoa ela saber que nasceu com um propósito e uma missão para cumprir ou viver sem este conhecimento? O que muda para você?

Reunião da Célula

1. Encontro
 a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo: Pergunta: Você já sentiu em sua vida que estava fazendo algo que nasceu para fazer e ser? Explique!

2. Exaltação
 a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada. c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação
 a. Esta pandemia afastou muita gente de suas atividades. Isto por si só permitiu que as pessoas repensassem suas vidas e para alguns um sentimento de grande vazio existencial surgiu.
b. Esta ministração tem o objetivo de levar as pessoas de nossas células a entenderem que forem criados com um propósito para cumprirem. Isto gera um espírito diferente na vida das pessoas. Elas avançam sem resistências e medos. Este é o tipo de pessoas que caracterizam uma igreja apostólica.

4. Evangelismo
 a. Ore para que as pessoas de sua célula entrem e se foquem no propósito que Deus estabeleceu para suas vidas desde antes elas estarem no ventre de suas mães.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Este é um momento de grande colheita. Organize eventos de evangelismo na célula. Organize para que todas pessoas da célula convidem pessoas sistematicamente para estarem nas células. Gaste tempo orando por isto. 
Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
26/10/2020

Veja Mais...

12/Out/2020

SER APOSTÓLICO.

 
28/Set/2020

ANSIEDADE.