Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > PARA ONDE OLHAR?

Estudos da Célula

PARA ONDE OLHAR?
 

Para Onde Olhar? (Ricardo Wagner, ap.)

Estamos vivendo num tempo em que Deus está para fazer coisas muito grandes. Vemos que Deus sempre iniciou coisas grandes dando primeiramente uma visão, uma palavra profética, uma revelação, um sonho aos seus filhos. Antes de Deus nos levar a um novo patamar Deus irá revelar suas diretrizes para fixarmos nossos olhos e caminharmos para o alvo certo:

Amos 3:7 NVI – “Certamente o Senhor, ... não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.”

Quando Deus dá uma visão profética precisamos crer e nos concentrar nestas coisas para prosperarmos:

II Cr 20:20b ARA – “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”

Precisamos, então estarmos “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hb 12:2) e o que dele emana para andarmos seguros:

Pr 4:26 NVI – “Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.”

Onde nossos olhos estão focados mostra quem somos, o que somos e para onde estamos indo.

Mt 6:22-23 ARA – “22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.”

Deus sempre nos quer levar para frente e para cima, por isto nossos olhos devem estar sempre voltados nesta direção. Ali está a vontade de Deus para nós. Temos que sempre estar com nossos olhos no futuro e em Deus!

Pr 4:25 NVI – “Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.”

Sl 121:1-2 ARA – “1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.”

a. Olhar para o alto (para cima ou para o céu). Várias vezes Jesus olhava para o céu expressando sua confiança em Deus.

• Na multiplicação dos pães e peixes: Mc 6:41 ARA – “Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes.”

• Na ressurreição de Lázaro: Jo 11:41 ARA – “Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.”

• Na cura do surdo e gago: Mc 7:34-35 ARA – “34 depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá!, que quer dizer: Abre-te! 35 Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente.

• Na hora derradeira: Jo 17:1 NVI – “Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou.”

Mas vemos várias pessoas na Bíblia olhando para lugares errados e se dando mal:

b. Olhar para trás. Fala do coração preso no passado, preso ao que deixou, mostrando desejo pelas coisas que havia abandonado, e assim não pode enxergar que Deus tem algo melhor. Figura o comportamento da mulher de Ló que olhou para trás ao sair de Sodoma e transformou-se numa estátua de sal (Gn 19.17,26). Jesus mesmo adverte: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17.32). “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lc 9.62-NVI). Quem olha para Jesus, não tem prazer mais nas coisas do mundo, mas, segue com os olhos postos em Jesus Cristo. Pessoas que olham para traz vivem paralisadas espiritualmente.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva uma pessoa a viver olhando para o passado?

c. Olhar para baixo. A Bíblia conta de uma mulher curada por Jesus que andava encurvada, sobre a qual Jesus disse: “Satanás trazia (a mulher) presa há dezoito anos” (Lc 13:11-16) Ela só conseguia olhar para baixo. Estava presa. Olhar para baixo representa as pessoas que tem uma visão terrena, só vive em função do hoje. Não conseguem enxergar a eternidade. Estão presas nas situações presentes. No texto de Lc 16:23 o homem rico não se preocupava com a eternidade, ele só “ergueu os olhos” quando estava sofrendo no inferno.

PERGUNTAS: Em sua opinião, o que mais tem prendido as pessoas a situação presente deste mundo?

d. Olhar para os lados. Olhar para os lados é viver olhando para os problemas e dificuldades. Quando Pedro andou sobre as águas em determinado momento, quando tirou os olhos de Jesus e “reparou no vento, ficou com medo e, começou a afundar” (Mt 14:30). Muitas pessoas vivem afundadas nos problemas porque vivem olhando para os lados. Olhar para os lados também é viver olhando para os homens ao invés de olharmos para Jesus.

PERGUNTAS: Você já teve uma experiência de olhar para o problema ou para o homem e afundar? Como você superou?

Se a Bíblia nos adverte a pensar e buscar “as coisas lá do alto, onde Cristo vive” (Cl 3:1), como podemos fazer isto?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Qual o presente de Natal que você recebeu e que mais lhe marcou / que mais gostou?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos entrando num novo tempo. Um novo ano. Cada novo ciclo há liberações de Deus para este novo período. A década de 2020 será uma década de intensidade. Intensidade no sentido de coisas grandes e fortes acontecerem. Os profetas estão apregoando um tempo sobrenatural de colheita para esta década. Então, é necessário que nossos olhos estejam focados nas coisas grandes que Deus irá liberar. Não podemos ficar olhando para trás, para o passado. Nem para os traumas que o passado nos marcou. Nem para as situações circunstanciais do presente. Temos que erguer nossas cabeças para não ficarmos fora do que Deus fará nesta nova década!

b. Precisamos olhar para frente e avançarmos nos grandes projetos de Deus. Precisamos olhar para cima, pois de lá vem a nossa força e capacidade para alcançarmos o que nos está predestinado!

4. Evangelismo

a. Ore para que o pessoal da célula tenha sempre uma linguagem profética e visionária, bem como projetos e sonhos que vão além de suas forças e capacidades.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Não termine este ano sem ter o projeto mensal para 2020 para sua célula. Quantos membros terá cada mês, quando será sua multiplicação, quantas pessoas levarão aos Encontros e assim por diante.

Também ore profeticamente. Fale profeticamente. Jamais tenha uma linguagem de derrota. Jamais olhe para suas derrotas do passado. Há um novo e grande futuro lhe esperando!

18/12/2019

Veja Mais...

26/Dez/2019

CONFIAR NO EGITO?.

 
03/Dez/2019

A LINGUAGEM PROFÉTICA.

 
15/Nov/2019

O DEUS DO IMPOSSÍVEL.