Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O DEUS DO IMPOSSÃVEL

Estudos da Célula

O DEUS DO IMPOSSÃVEL
 

O Deus do Impossível (Ricardo Wagner, ap.)

O salmista Davi ao olhar para a grandeza da natureza e vendo suas limitações compõe um salmo que diz:

3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, 4 que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?” (Sl 8:3-4)

Assim como Davi, igualmente nós, ao olharmos para situações grandes e difíceis, pensamos ser impossível solucionar estas situações e trazer a realidade uma nova vida. Na verdade, olhando para as dificuldade e limitações do homem normalmente dizemos “É impossível que aconteça”! Mas Jesus disse: “É impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível” (Mt 19:26b), e também falou: “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lc 18:27b).

PERGUNTAS: Você tem alguma coisa que precisa de solução, mas parece impossível que algo aconteça?

Temos algumas histórias na Bíblia que coisas aparentemente impossíveis de acontecerem se tornaram realidade pelo poder de Deus.

1. O Caso de Sara. Sara era estéril e já tinha 89 anos. Já tinha passado pela menopausa e nunca tivera filhos. Então o anjo do Senhor visitou Sara e disse a Abraão: “Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. 11 Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. 12 Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? 13 Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? 14 Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.” (Gn 18:10-14)

Não há nada demasiadamente difícil ou impossível para Deus. “1 Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido. 2 Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. (Gn 21:1-2)

2. O Caso de Jó. Jó havia perdido literalmente tudo que tinha: perdeu os filhos, perdeu seus rebanhos e colheitas, perdeu sua saúde, o relacionamento com sua esposa foi deteriorado e a relação com seus amigos destruída. Diante disto Jó desejou ter morrido ao nascer (Jó 3:11). Sentimentalmente estava destruído a ponto de amaldiçoar o dia de seu nascimento (Jó 3:1). Jó havia perdido toda esperança. Frente sua desgraça não via mais saída. Mas depois de conhecer profundamente a Deus disse: “2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.” (Jo 42:2-3)

Depois disto “10 mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. 11 Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. 12 Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Também teve outros sete filhos e três filhas ... 15 Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.” (Jo 42:10-15)

3. O caso de Jeremias. Depois de Deus revelar a destruição iminente de Jerusalém, Jeremias não via possibilidade daquela cidade tornar-se novamente um lugar próspero e cheio de alegria, pois isto era algo demasiadamente difícil de acontecer. “26 Então a palavra do Senhor veio a Jeremias, dizendo: 27 Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Será que existe algo demasiadamente difícil para mim?” (Jr 32:26-27). Palavra semelhante Deus disse a Zacarias: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Isso pode parecer impossível aos olhos do remanescente deste povo naqueles dias, mas não será impossível para mim, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zc 8:6) Hoje vemos não apenas Jerusalém, mas toda Israel como uma região próspera e pujante.

4. O caso de Maria. Maria era uma mulher temente a Deus. Era virgem e nunca havia tido qualquer contato com algum homem. Seria impossível ter um filho. Mas o anjo Gabriel visitou Maria e disse: “35 O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. 36 E Isabel, sua parenta, igualmente está grávida, apesar de sua idade avançada, sendo este já o sexto mês de gestação para aquela que diziam ser estéril. 37 Porque para Deus não há nada impossível.” (Lc 1:35b-37) E Maria se tornou mãe de Jesus.

Todos estes exemplos aos olhos dos homens eram impossíveis que acontecessem. Mas não para Deus. Não há nada demasiadamente difícil para Deus fazer. Não há impossíveis para nosso Deus.

PERGUNTAS: Deus disse que não há nada difícil para Ele. O que é difícil em sua vida a fim de convidar Deus para Ele fazer?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Qual foi a coisa que você fez em sua vida que exigiu mais coragem de sua parte?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é levar as pessoas a entender que para nosso Deus não a nada difícil demais que Ele não possa fazer. Todos precisam ter a consciência que este Deus que pode tudo é o nosso Deus e Ele quer se manifestar hoje como se manifestou no passado. O mesmo Deus dos personagens bíblicos é o mesmo Deus que temos hoje.

b. Dê ênfase que qualquer situação de dificuldade que vivemos hoje é insignificante comparando com a grandeza de nosso Deus.

4. Evangelismo

a. Esta ministração abre oportunidade para ministrarmos o poder sobrenatural de Deus sobre a vida das pessoas de nossa célula. Nossas células precisam se tornar lugar reconhecidamente de milagres.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: NUNCA conduza uma célula por muito tempo se não tiver perspectiva de uma multiplicação. Sem perspectiva de multiplicação a célula perde sua razão de existir. A célula existe para multiplicar. Se não tiver perspectiva de multiplicar, repense a condução desta célula.

Tenha clareza de quando será a multiplicação de sua célula. Faça tudo na célula com a multiplicação em mente.

15/11/2019

Veja Mais...

01/nov/2019

SEMEAR E COLHER.

 
18/out/2019

O QUE DEUS LEVA EM CONTA.

 
22/out/2019

FÉ PARA TODOS.