Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > TUDO COMEÇA COM UM SONHO

Estudos da Célula

TUDO COMEÇA COM UM SONHO
 

 Tudo Começa com um Sonho (Ricardo Wagner, ap.)

Em nossas vidas sempre passaremos por situações e circunstâncias que causarão tempestades, sofrimento e desânimo. Os próprios discípulos de Jesus passaram por isto. Quando Jesus morreu na cruz a esperança dos discípulos havia acabado. Eles se acanharam, ficaram com medo e se esconderam (Jo 20:19, 26). Depois da crucificação de Jesus, ao voltavam para suas casas em Emaús, os dois discípulos, ainda não sabendo da ressurreição do mestre, foram abordados por Ele: “Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e por que estais tristes?” (Lc 24:17)

Logo antes da ascenção de Jesus, Ele falou que o Espírito Santo seria derramado sobre os discípulos e juntamente com esta promessa lhes deu a visão que pregariam até os confins da terra:

At 1:8 – “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”

Quando o Espírito Santo foi derramado, novamente os apóstolos conectaram a presença do Espírito Santo com ter sonhos, visões e uma revelação profética sobre o futuro:

At 2:17-18 – “17E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; 18 até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.”

Após a ressurreição e ascensão de Jesus, o destino da igreja ficou pendurado por um fio. Deus revive e estabelece a igreja fazendo os homens velhos sonharem e os jovens terem visões. Em meio a uma grande decepção, a Palavra de Deus nos ensina que sobreviveremos e venceremos quando deixarmos o Espírito Santo nos encher de sonhos, visões e palavras proféticas. Na vida todos os homens passam por problemas e sofrimentos. Ter um sonho é esperar e olhar para um amanhã fantástico no meio das trevas da realidade. Sem um sonho, a vida degenera em autoindulgência, desculpas e autocomplacência, pois não há esperança para o futuro.

PERGUNTAS: Como nos sentimos quando passamos por problemas que não vemos uma saída? Você já se encontrou numa situação assim? Pelo que vemos, o que devemos desenvolver em nossas vidas para estarmos sempre motivados?

Pelas histórias que lemos na Palavra de Deus todos os planos de Deus para seu povo começam com sonhos, visões e palavras proféticas. Sem que haja primeiro um sonho, sem uma visão, não há como esperarmos grandes coisas de Deus.

a. Abraão - Deus deu uma visão profética para Abrão que deu início a construção de toda a história do grande projeto de Deus para Israel e a igreja.

Gn 12:1-2 – “1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!”

Gn 15:5 – “5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”

Gn 22:17 – “Que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos.”

b. José – Sendo desprezado pelos seus irmãos, José tem o sonho que todos eles se reverenciariam diante dele.

Gn 37:6-9 – “6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: 7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. 8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. 9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim.

c. Moisés – No meio das limitações da escravidão do Egito e da escassez do deserto, Deus dá uma visão para Moisés levar seu povo para uma terra que mana leite e mel!

Ex 3:8 – “Por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel.

d. Josué – Diante dos gigantes e dos poderosos povos de Canaã, Josué tem a visão que poderia vencê-los como se come um pedaço de pão.

Nm 14:9 – “Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.”

PERGUNTAS: Na história, como Deus começou os grandes avanços para o estabelecimento de seu povo e de seu Reino? Agora, a pergunta mais importante: quais seus grandes projetos para o futuro próximo?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Você já teve um sonho em sua vida e foi atrás e alcançou? Fale sobre

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é levar as pessoas a terem um sonho para suas vidas. Um grande projeto que vai projetar seu futuro. Um projeto para orarem, trabalharem, desenvolverem e construírem. Deus sempre começa algo grande com uma visão. Então todo povo precisa estar sonhando grandes sonhos para alcançarmos grandes propósitos.

b. O desânimo, a depressão, a desmotivação estão ligados diretamente a falta de uma visão para o futuro. O maior fator motivador que existe é um propósito claramente estabelecido. Cada pessoa da célula precisa sair desta reunião com seu sonho e visão para o futura desenhados em suas mentes.

4. Evangelismo

a. Ore juntamente com todas as pessoas para que os participantes da célula sejam pessoas altamente motivadas através da visão para o futuro que Deus colocou em seus corações!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: NUNCA conduza uma célula por muito tempo se não tiver perspectiva de uma multiplicação. Sem perspectiva de multiplicação a célula perde sua razão de existir. A célula existe para multiplicar. Se não tiver perspectiva de multiplicar, repense a condução desta célula.

08/11/2019

Veja Mais...

01/Nov/2019

SEMEAR E COLHER.

 
18/Out/2019

O QUE DEUS LEVA EM CONTA.

 
22/Out/2019

FÉ PARA TODOS.

 
02/Out/2019

OS HOMENS DE CORINTO.