Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > OS PLANOS DE DEUS

Estudos da Célula

OS PLANOS DE DEUS
 

Os Planos de Deus (Ricardo Wagner, ap.)

Apesar da Bíblia falar inúmeras vezes sobre o tema dos planos e propósitos de Deus, pouca atenção é dada a este assunto. Vamos ver o que a Bíblia fala sobre esta questão:

a. Os planos e propósitos de Deus permanecem para sempre.

Sl 33:11 – “Mas os planos do SENHOR permanecem para sempre; seus propósitos jamais serão abalados.”

b. Nada pode impedir que os planos de Deus se cumpram.

Jó 42:2 – “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”

c. Toda criação conspira para que os planos de Deus se cumpram.

Sl 103:20 – “Louvem o SENHOR todos os anjos, os poderosos que executam seus planos, os que cumprem cada uma de suas ordens.”

d. No momento que Deus estabeleceu seus planos, não há nada que pode impedir que venham a existência

Is 14:27 – “O SENHOR dos Exércitos falou; quem pode mudar seus planos? Quando levanta sua mão, quem pode detê-la?

e. Todas as iniciativas para frustrar os planos de Deus serão inúteis, pois Deus concretizará o que planejou.

Pv 21:30 – “Não há sabedoria, nem discernimento, nem plano que possa ter sucesso contra o SENHOR.

f. Se existem planos humanos que vão contra os planos de Deus, Ele desfaz estes planos.

Sl 33:10-11 – “10 O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. 11 Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.”

g. Se houver oposição aos planos de Deus, Ele destrói seus inimigos.

I Sm 2:10 – “Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra.”

PERGUNTAS: Quando algo ruim acontece em nossas vidas, muitas vezes perdemos as forças e desanimamos, pensando que tudo está perdido. Mas sabendo que os planos de Deus nunca são frustrados, o que muda em nós?

Agora falando para nós, homens particularmente.

a. Os planos que Deus tem a nosso respeito são bons planos.

Jr 29:11 – “Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o SENHOR. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam”

b. Os planos que Deus tem para nós são grandes e incontáveis.

Sl 40:5 – “SENHOR, meu Deus, tu nos fizeste muitas maravilhas, e teus planos para nós são tantos que não se pode contá-los; não há ninguém igual a ti. Se eu tentasse relatar todos os teus feitos, jamais chegaria ao fim.”

c. Os planos de Deus sempre prevalecerão em contrapartida aos nossos planos.

Pv 19:21 – “É da natureza humana fazer planos, mas o propósito do SENHOR prevalecerá.”

Tudo nos leva a entender algumas coisas: seguir os planos de Deus para nossa vida é a melhor escolha. É tudo de bom! E ir contra os planos de Deus é tolice, pois aqueles que tentarem enfrentar a Deus serão destruídos. Vamos ver como funciona isto na prática de nossas vidas com o exemplo de José!

Deus revelou seu plano para José através de sonhos (José sonhou duas vezes que sua família se prostraria perante sua grandeza - Gn 37:6-11). Muitas coisas aconteceram para que os planos de Deus não se concretizassem, mas tudo conspirou para que os planos de Deus se cumprissem.

a. José é desprezado, quase morto e vendido a um povo mercador. Os irmãos de José por inveja colocaram José num poço (“coincidentemente” sem água naquele momento) e o venderam para os ismaelitas (Gn 37:12-28).

b. José perdeu a liberdade e a possibilidade de se tornar grande. Os ismaelitas levaram José para o Egito e o venderam como escravo a Potifar, general do Faraó do Egito (Gn 37:36).

c. José é lançado na prisão onde desapareceu do cenário. A esposa de Potifar acusou José injustamente e ele foi lançado na prisão sem chance de defesa (Gn 39:6b-20).

d. José foi esquecido até por aqueles a quem ele tinha ajudado (Gn 40:20-23).

e. Mas os planos que Deus tinha com José se cumpriram. José desvenda o sonho do Faraó e é colocado na posição de segundo homem mais poderoso do Egito, a quem toda sua família se prostrou! (Gn 41:39-43; 43:26-28)

Apesar de todas as tentativas de frustrar os planos de Deus, Deus levou a cabo os planos que Ele tinha para com José. Até o mal que intentaram fazer contra José, tornou-se em bem (Gn 50:20). Deus estabelece o querer, mas também o realizar (Fp 2:13). Por isto Deus afirma: “agindo eu, quem o impedirá?” (Is 43:13)

PERGUNTAS: Por que podemos viver em constante expectativa e podemos profetizar coisas boas sobre nossas vidas?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Você vai fazer férias neste verão? O que irá fazer nas férias?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O tema da célula desta semana são os Planos de Deus. Muita gente fala sobre este assunto, porém poucos o compreendem. Durante a ministração está desenvolvido algumas premissas que governam a questão dos planos de Deus. O objetivo é levar todas as pessoas a viverem seguramente e confiantemente, pois não precisam temer, o Senhor levará a cabo tudo o que planejou. Talvez alguma derrota ou perda no caminho pode levar alguma pessoa a desanimar, mas sabendo que mesmo os intentos malignos Deus usa para o nosso bem, nosso coração se aquieta.

b. Outra certeza que temos é que aquilo que Deus estabeleceu em suas promessas necessariamente serão cumpridas. Deus apenas espera alguém que creia para que seus planos venham a existência em seu tempo.

4. Evangelismo

a. Esta é a oportunidade que temos para orar e levar as pessoas a perseverarem na caminhada e perseverarem em crer naquilo que o Senhor prometeu. Então, se houver alguém desanimado, ore pelas pessoas que precisam de confiança que Deus não falhará com ela e seus inimigos serão derrotados.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Estamos chegando no final do ano. Sua célula deve confraternizar. Mas também estabelecer com clareza os objetivos para o próximo ano! Quando sua célula irá multiplicar. Quantas pessoas irão acrescentar em suas células cada mês? Quem será o próximo líder? Tudo isto precisa estar estabelecido e todos na célula devem saber e estar mobilizados juntamente para alcançarem estes objetivos.

13/12/2019

Veja Mais...

18/Dez/2019

PARA ONDE OLHAR?.

 
26/Dez/2019

CONFIAR NO EGITO?.

 
03/Dez/2019

A LINGUAGEM PROFÉTICA.

 
15/Nov/2019

O DEUS DO IMPOSSÍVEL.