Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > ORAR: SINAL DE HONRA OU DE FRAQUEZA

Estudos da Célula

ORAR: SINAL DE HONRA OU DE FRAQUEZA
 

Orar: Sinal de Honra ou de Fraqueza (Ricardo Wagner, ap.)

O apóstolo João escrevendo para um de seus discípulos cognominado Gaio, diz assim logo no início de sua carta:

III Jo 1:2 ARC – “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.”

III Jo 1:2 TB – “Amado, peço a Deus que prosperes em tudo e tenhas saúde, assim como tua alma prospera.”

Este texto foi escrito pelo apóstolo João, todavia hoje é a palavra de Deus. Sendo assim este não é apenas o desejo de João em relação a Gaio. Este é o desejo de Deus para com todas as pessoas. O desejo de Deus é que em TODAS AS COISAS prosperemos. Que TUDO nos vá bem!

Muitas vezes algumas coisas não nos vão bem e pensamos que é assim que Deus quer! Muitos dizem quando estão passando por problemas: se esta é a vontade de Deus vou carregar este fardo!

Não! Deus quer que em tudo prosperemos. Em tudo!

PERGUNTAS: O que podemos pedir a Deus para nossas vidas? Apenas nossas necessidades urgentes e ajuda de socorro?

Uma história de quem fica contente com poucas coisas. (Leia Nm 32:1-9)

Nm 32:1-9 – “1 Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e viram a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado. 2 Vieram, pois, os filhos de Gade e os filhos de Rúben e falaram a Moisés, e ao sacerdote Eleazar, e aos príncipes da congregação, dizendo: 3 Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleale, Sebã, Nebo e Beom, 4 a terra que o SENHOR feriu diante da congregação de Israel é terra de gado; e os teus servos têm gado. 5 Disseram mais: Se achamos mercê aos teus olhos, dê-se esta terra em possessão aos teus servos; e não nos faças passar o Jordão. 6 Porém Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui? 7 Por que, pois, desanimais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o SENHOR lhes deu? 8 Assim fizeram vossos pais, quando os enviei de Cades-Barnéia a ver esta terra. 9 Chegando eles até ao vale de Escol e vendo a terra, desencorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não viessem à terra que o SENHOR lhes tinha dado.”

Quando os israelitas vindo do Egito, e se aproximando de Canaã para conquistá-la, duas e meia tribos (a tribo de Gade, Rubem e meia tribo de Manassés) viram a terra de Gileade e Jazer, daquém Jordão, fora da terra prometida, e decidiram ficar com aquela terra, pois eram criadores de gado e as terras pareciam boas para tal atividade, pois era terra verdejante. Eles disseram a Moisés: “não nos faças passar o Jordão” (Nm 32:5b). Pensando que sabiam o que era melhor para eles, rejeitaram a terra que Deus os havia prometido.

Além de rejeitarem a terra que Deus lhes havia prometido, também desanimariam o restante das tribos, pois agora as tribos, as outras nove e meia tribos teriam que enfrentar os inimigos com menor contingente, na terra de Canaã. Assim, as tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés disseram que lutariam pela Terra Prometida, mas depois retornariam ao lado oriental do Jordão (ver Nm 32:16-23). Moisés por fim falou: “Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar.” (Nm 32:23)

Essas tribos que decidiram abrir mão da Terra Prometida são hoje uma imagem dos cristãos que se acomodam com a situação em que vivem e não têm coração pela herança de Deus. São crentes que não percebem que a herança de Deus é muito mais do que aquilo que o mundo pode oferecer.

PERGUNTAS: As tribos de Gade, Rubem e meia tribo de Manassés abriram mão das promessas de Deus. Você percebe que há pessoas que estão abrindo mão das promessas de Deus para sua vida e vivem em mediocridade? E você?

A História de Jabez

I Cr 4:9-10 – “9 Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. 10 Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”

Apesar de Jabez ter recebido este nome (que significa dor, tristeza), ele não se acomodou com a sua situação. Pediu para Deus alargar sua fronteira (que significa aumentar sua esfera de influência, posses, ganhos, etc.) e que fosse protegido do mal. Deus o concedeu e ele foi chamado de homem ilustre. Esta palavra significa originalmente homem honrado. A busca da abundância de Deus foi considerada um ato honroso para Deus, e não uma fuga ou fracasso!

PERGUNTAS: Em sua vida, você já teve alguma coisa que o possa ter impedido de pedir algo a Deus? Algo como medo, vergonha, sentimento de não merecer, achar um fracasso, ou qualquer coisa neste sentido! Como você vê agora, com estes exemplos, a posição que devemos ter diante de Deus em função daquilo que intentamos alcançar?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Se você pudesse mudar algo em sua vida, o que mudaria?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Em situações de penúria e dificuldades as pessoas se acomodam e se contentam com pouco. Este é o momento de levantarmos nossas cabeças e vermos além das dificuldades momentâneas.

b. Esta ministração tem como objetivo de levar cada membro de nossas células a sair de sua condição confortável e de comodismo e almejar e lutar pelo melhor de Deus em sua vida!

4. Evangelismo

a. Desafie cada pessoa da célula a orar com mais intrepidez e por coisas maiores. Desafie cada um a sair do seu comodismo e orar por coisas grandes. Peça para cada um orar como Jabez orou!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

06/07/2020

Veja Mais...

03/Ago/2020

DESCANSAR EM DEUS.