Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > DESCANSAR EM DEUS

Estudos da Célula

DESCANSAR EM DEUS
 

Descansar em Deus (Ricardo Wagner, ap.)

Sl 37:5-7a – “5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. 6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. 7 Descansa no SENHOR e espera nele.”

A Bíblia nos ensina que podemos descansar em Deus! Mas o que isto significa?

Em Hebreus 4:3a diz: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito.”

Quando o autor de Hebreus fala sobre este tema ele compara com o descanso sabático dos judeus. Ele diz que eles devem fazer seu trabalha, mas existem momentos de descanso. O que significa isto? Pelos exemplos das Escrituras vemos que justamente os momentos de trabalho mais duro, de desafio mais difíceis, de situações impossíveis de serem resolvidas pelo homem é que devemos descansar. Naturalmente que quando descansamos, não trabalhamos. Nós não trabalhamos, mas justamente nestes momentos sabemos que alguém trabalha por nós.

A Bíblia diz que Deus trabalha:

Jo 5:17 – “Mas ele (Jesus) lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”

Vemos que Deus está trabalhando. Mas a Bíblia vai mais adiante. Veja o que ela fala! Por quem Deus está trabalhando?

Is 64:4 – “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.”

Deus trabalha por aqueles que creem e esperam nele. À primeira vista pode parecer arrogante da nossa parte, e diminuir Deus, dizer que ele trabalha por nós. Mas é apenas por causa da conotação de que eu sou um empregador e Deus precisa de um emprego. Esta não é a conotação quando a Bíblia fala sobre Deus trabalhar por nós.

A conotação apropriada do dito “Deus trabalha por mim” é que eu sou falido e preciso de um resgate. Eu sou fraco e preciso de alguém forte. Eu ando em perigo e preciso de um protetor. Eu sou tolo e preciso de alguém sábio. Eu sou perdido e preciso de um Salvador. Quando se diz “Deus trabalha para mim” significa que eu não posso fazer o trabalho. E isto glorifica a Ele e não a mim. Ele, então, recebe a glória. O que fez o trabalho recebe o louvor.

PERGUNTAS: Você consegue imaginar Deus trabalhando em seu favor. Como isto poder acontecer na prática?

Diante do perigo, não é da natureza humana estar em repouso. Mas justamente nestes momentos é que Ele nos ensina a descansar nele! Vejamos alguns exemplos bíblicos:

1. Vemos como Deus trabalha quando o homem repousa na história de Deus dividindo o Mar Vermelho.

Moisés e os filhos de Israel tinham o Mar Vermelho diante deles e os exércitos do Egito os perseguiam por trás. Enquanto estavam entre as montanhas rochosas e o grande exército do Faraó, uma situação literalmente impossível de ser solucionada pela força do homem, Deus disse ao povo, através de Moisés, que ficassem parados que veriam a salvação do Senhor. Deus abriu o mar, os hebreus passaram com os pés secos, mas o mar se fechou quando Faraó e seu exército passaram.

Ex 14:13-14 ARA – “13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.”

Exodus 14:13-14 NTLH – “13 Porém Moisés respondeu: Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. 14 Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês.”

2. Outro exemplo de Deus trabalhando quando o homem descansa é encontrado em II Crônicas 20 (leia este capítulo na Bíblia). Quando vários exércitos vieram contra o rei Josafá, Deus disse-lhe para “ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará” (2 Cr. 20:17), e então, em vez de lutar, o rei Jeosafá enviou adoradores no lugar de soldados para cantar as misericórdias de Deus, e Deus lhes deu a vitória sem sequer fazerem nada.

II Cr 20:15-17 – “15 Ele disse: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. .... 17 Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições, permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ ”.

PERGUNTAS: Você tem algum exemplo em sua vida ou na vida de alguma pessoa que viu deus trabalhando em seu favor?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual o emprego/trabalho que você tem ou já fez que mais gostou?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Em meio esta pandemia precisamos ver além daquilo que percebemos com nossos olhos naturais. Deus está trabalhando por detrás das cenas. Mesmo que aos olhos naturais tudo parece estar indo de mal a pior, Deus está arquitetando um plano nos bastidores que nos deixará abismados. Precisamos aprender a esperar em Deus e ver como ele trabalha para aqueles que nele esperam.

b. Esta ministração tem o objetivo de fazer com que cada membro de nossas células aprendam a esperar em Deus e ver o seu trabalho em favor daqueles que nele esperam.

4. Evangelismo

a. Ore para que Deus venha a mostrar seu trabalho para aqueles que estão verdadeiramente necessitados de uma intervenção divina!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Tenha convicção que você e sua célula podem sair desta pandemia melhor que começaram. As pessoas de uma forma geral estão muito sensíveis e estão tomando decisões mais inusitadas. Aproveite este momento de sensibilidade das pessoas para encher a sua célula de novas pessoas.

03/08/2020

Veja Mais...

29/Jun/2020

SEJA FORTE E CORAJOSO.