Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > QUANDO O POUCO É MUITO

Estudos da Célula

QUANDO O POUCO É MUITO
 

Quando o Pouco é Muito (Ricardo Wagner, ap.)

A Bíblia nos mostra muitas vezes que a lógica humana não determina os resultados. Na Bíblia vemos o fraco vencendo o forte, o pouco que se torna muito, o pequeno que é maior que o grande, o simples que envergonhou o sábio e o humilde que foi exaltado. Por isto Paulo escreve:

I Co 1:26-29 NVI – “26 Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. 27 Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. 28 Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, 29 a fim de que ninguém se vanglorie diante dele.”

O apóstolo Paulo nos explica por que Deus usa os simples, fracos, humildes e insignificantes: o poder se aperfeiçoa na fraqueza! II Co 12:9-10 – “9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

PERGUNTAS: Por que Deus usa aquilo e aqueles que são fracos, limitados, humildes e insignificantes para sua obra?

Vamos ver alguns exemplos:

1. Quando Gideão venceu o exército dos midianitas e amalequitas com apenas 300 homens.

Israel estava sendo saqueada em suas colheitas por 7 anos consecutivos pelos midianitas e amalequitas. Deus usou a Gideão para libertar o povo. Gideão achava-se o homem mais insignificante em seu país (Jz 6:15). Mas Deus disse: “Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem”(Jz 6:16). “Os midianitas, os amalequitas e todos os povos do Oriente cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar” (Jz 7:12). Ao Gideão convocar algumas tribos para guerra, 32.000 homens apareceram para lutar.

Mas Deus disse a Gideão: “2 É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou. 3 Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.” (Jz 7:2-3) “4 Disse mais o SENHOR a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá. 5 Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o SENHOR lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. 6 Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água. 7 Então, disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar”(Jz 7:2-7). E com 300 homens Gideão venceu todos os midianitas, amalequitas e todos povos que haviam se ajuntado contra Israel (Jz 7:22). O pouco venceu o muito!

2. Quando uma botija de azeite se multiplica em uma grande quantidade. (Leia II Rs 4:1-7) 

Uma viúva dos discípulos do profeta Eliseu estava em situação financeira dificílima. Ela chegou a dizer ao profeta: “Não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”(II Rs 4:2b). Com esta botija de azeite foram cheias todas vasilhas que aquela mulher havia conseguido emprestado. Vendendo o azeite pagou suas dívidas e viveu com o restante. O insuficiente se tornou em abundância!

3. Quando um jovem inexperiente na guerra derrota um gigante experimentado.

Davi, jovem pastor de ovelhas, sem experiência na guerra, sem armas, sem proteção, apenas com uma funda (estilingue) vence o gigante Golias (filisteu) que estava fortemente protegido (com capacete, couraça e caneleira) e armado com grande espada e lança. Com apenas cinco pedrinhas que havia apanhado no ribeiro Davi venceu o filisteu. O fraco venceu o forte!

4. Quando 5 pães e 2 peixinhos alimentam mais de 15 mil pessoas. (Leia Jo 6:1-15)

Esta é a única história relatada nos quatro evangelhos. Nela, um menino que deu seus 5 pães e 2 peixinhos, alimentou uma multidão de quase 5.000 homens, fora mulheres e crianças. Aqui o muito pouco, colocado a disposição de Deus alimentou uma multidão faminta. O pouco se transformou em muito!

PERGUNTAS: O que você aprende com estas histórias e como aplicar em nossas vidas?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: O que para você significa ser uma pessoa humilde?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos vivendo num tempo de limitações. Justamente nestes tempos Deus vem para nos ensinar a confiar nele para termos as provisões necessárias. Quando o povo de Israel estava no deserto Deus deu o maná quando faltava alimento. Deus fez água sair da rocha quando estavam sedentos. Deus deu cura quando foram picados por cobras. Nestes momentos de dificuldade é o momento certo de confiarmos nas provisões de Deus.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar cada membro de nossa célula a confiar em Deus para solver nossa situação de necessidades. Ele é o Deus que faz forte o cansado, faz do pouco, muito, tira força da fraqueza.

4. Evangelismo

a. Ore por cada situação de necessidade para que milagres aconteçam. Milagres de multiplicação, milagres de força, milagres de abundância!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Nunca deixe que uma pessoa que de alguma forma mostrou-se interessada na célula sem ser imediatamente contatada. As vezes as pessoas ficam um pouco inseguras ou tímidas. Mas se uma pessoa de fora mostrou-se interessada na célula, não perca um só dia. Contate e envolva imediatamente esta pessoa na célula. A célula existe para crescer e multiplicar. Se a célula não cresce e não multiplica ela perdeu a razão de sua existência!

20/07/2020

Veja Mais...

03/Ago/2020

DESCANSAR EM DEUS.