Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Estudos da Célula

A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
 

A Imagem e Semelhança de Deus (Ricardo Wagner, ap.)

Estamos vivendo numa sociedade em que muitos conceitos tradicionais estão sendo substituídos por novos conceitos que não possuem fundamento nem moral, nem científico. Um dos principais conceitos que tem sido ensinados é que o homem é um animal igual a todos outros, com a única diferença que o homem é racional. Quando este conceito é aceito pela sociedade, incorremos em uma distorção enorme da verdade, e consequentemente, nas ações que incorrem deste conceito. A “teoria de evolução” (que não passa de uma teoria sem comprovação científica) contribuiu muito para propagação deste conceito dizendo que o homem descende do macaco. Quando aceitamos esta aberração, estamos não apenas dando abertura para um novo conceito, mas para uma destruição de toda sociedade. Vejamos duas principais consequências quando este conceito é aceito:

a. A supervalorização dos animais comparando-os de igual para igual com o homem. Isto tem acontecido com movimentos de superproteção animal que levantam a bandeira que os animais devem ter direitos semelhantes ao dos homens.

b. A redução da significância do homem, tratando aqueles menos favorecidos como se fossem iguais a animais. Isto acontece em sociedades onde as pessoas são tratadas muitas vezes como animais, sem direitos, sem dignidade e valor. Muitas vezes animais são tratados melhor que os homens.

PERGUNTAS: Você tem percebido que eventualmente animais são supervalorizados e pessoas são tratadas pior que animais. Conte alguma experiência.

A Bíblia nos ensina que quando Deus criou todas as coisas ele o fez pela sua Palavra: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” (Hb 11:3). Vejamos alguns exemplos:

Gn 1:3 – “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”

Gn 1:6 – “E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.”

Gn 1:9 – “Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.”

Deus falava e as coisas vieram a existir! (Leia também Gn 1:11, 14, 20, 24).

Todavia, na criação do homem toda metodologia foi diferente. Deus não simplesmente falou e o homem veio a existir. Na realidade Deus gerou o homem de forma completamente diferente. Vejamos:

a. O homem foi gerado a imagem e semelhança de Deus.

Gn 1:26-27 – “26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

b. Deus não criou o homem pela palavra, mas gerou o homem soprando o gene de sua natureza na escultura de barro que havia formado.

 

Gn 2:7 – “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

c. Em função disso Adão não foi uma simples criação de Deus. Adão foi gerado de Deus, como um pai gera um filho. Por isto Adão é tido como “filho de Deus”.

Lc 3:38 – “Cainã, filho de Enos, Enos, filho de Sete, e este, filho de Adão, filho de Deus.”

d. Sendo Adão filho de Deus e não apenas criação de Deus, todos que vieram depois dele são igualmente descendência de Deus.

At 17:28 – “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dos poetas de vocês: Também somos descendência dele.”

Uma vez que o homem é por natureza descendência de Deus ele não é um simples animal diferenciado por ser racional, mas é descendente de Deus e isto faz do homem um ser especial que precisa ser tratado diferentemente do restante de toda criação. Esta é a base que dá sustentação a “Declaração dos Direitos Humanos”, uma vez que o homem é exclusivo em toda criação e não mais um no meio da evolução das espécies.

PERGUNTAS: O que implica em uma sociedade entendermos que somos criados a imagem e semelhança de Deus e consequentemente descendência de Deus ao invés de sermos simplesmente animais como qualquer outro animal, simplesmente com a diferença que somos racionais? Animais podem ter relacionamento com Deus?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Você tem ou já teve um animal de estimação? Gosta de ter um “bichinho”para cuidar?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. No meio dos acontecimentos atuais a sociedade está como que perdida em seus valores. A infinidade de propostas e de conceitos de vida nos deixam como que “tontos” para sabermos qual a verdade. A Bíblia diz que a palavra de Deus é a verdade. Jesus disse em sua oração ao Pai: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17). Então precisamos nos alinhanharmos com a verdade que é a Palavra de Deus.

b. Esta ministração é destinada para mostrar as pessoas que são especiais e que em função disto tem uma atenção especial de Deus sobre suas vidas. É uma ministração para gerar identidade e elevar a auto estima das pessoas como descendentes e filhos de Deus.

4. Evangelismo

a. Este é o momento de levar as pessoas a crescerem eu sua aceitação e valor. Aproveita para orar para que as pessoas tenham cresçam em valor próprio e auto estima, entendendo que o Pai Celeste está cuidando de seus filhos de forma especial.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Sua célula precisa ter um foco no evangelismo. Então crie oportunidades para contatar as pessoas e levá-las a Jesus.

01/06/2020

Veja Mais...

29/jun/2020

SEJA FORTE E CORAJOSO.

 
27/abr/2020

SHALOM, SHALOM!.

 
04/mai/2020

O DESAFIO DOS VALES.