Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O TIPO DE FÉ QUE PRODUZ MILAGRES

Estudos da Célula

O TIPO DE FÉ QUE PRODUZ MILAGRES
 

O Tipo de Fé que Produz Milagres (Ricardo Wagner, ap.)

Jesus estando nesta terra fez milagres extraordinários. Ajudou milagrosamente toda espécie de pessoas. O único padrão que segue as curas era o que produzia os milagres: a fé. Este é o denominador comum de todos os milagres de Jesus.

Vejamos alguns exemplos:

a. A mulher hemorrágica (Mt 9:19-22) – Havia uma mulher que durante 12 anos tinha um fluxo de sangue. Ao curá-la Jesus disse: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã” (Mt 9:22).

b. O cego Bartimeu (Mc 10:46-52) – Em Jericó havia um cego desde nascença chamado Bartimeu. Ele era mendigo. Ao curá-lo Jesus disse: “Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora” (Mc 10:52)

c. Os 10 leprosos (Lc 17:11-19) – vieram 10 leprosos ao encontro de Jesus que foram curados. Quando um deles voltou para se apresentar a Jesus Ele disse: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou” (Lc 17:19).

Percebemos em todos estes exemplos que uma única coisa produzia os milagres relatados na Palavra de Deus: a fé. No livro de Hebreus capítulo 11 vimos que as histórias milagrosas relatadas na Palavra de Deus desde os primeiros feitos milagrosos formam produzidos por uma só coisa: a fé. Por isto todo aquele que quer experimentar uma vida de milagres contínuos precisa ser um especialista na questão de fé. Há um grande espectro do entendimento do que é fé:

PERGUNTA: O que é fé para você?

a. Alguns pensam que fé é pensar positivamente que as coisas vão dar certo.

b. Alguns pensam que fé é acreditar e recitar uma quantidade de palavras como do credo apostólico: “Creio em Deus pai, todo poderoso...”

c. Alguns pensam que fé é acreditar que Deus existe. Etc....

Todas estas coisas podem até em determinado momento fazer parte daquilo que é fé. Mas quando estamos falando na fé em Deus segundo sua Palavra estamos falando de coisas diferentes destas.

Fé segundo a Palavra de Deus é acreditar/crer naquilo que Deus disse em sua Palavra e agir de acordo. Alguns pregadores têm proclamado que fé é um pensamento enquanto a Palavra de Deus ensina que quando não existe ação prática em relação àquilo que eu acredito de nada adianta. Este problema já havia na antiguidade, por isto Tiago, escreveu o seguinte:

Tg 2:17-18 – “17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.

Precisamos agir de acordo com aquilo que acreditamos. A ação demonstra que realmente acreditamos. Através da ação a fé é ativada e neste momento o milagre se torna realidade. Vejamos alguns exemplos.

a. O caso de Moisés. Moisés e todo o povo estavam diante do Mar Vermelho perseguidos pelo Faraó e seu exército. Moisés cria que Deus iria libertá-los pois disse: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis” (Ex 14:13-14). E diante desta confiança orava a Deus. Mas em determinado momento o Senhor disse: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem (Ex 14:15). Deus estava ensinando a eles o que era fé. Além da confiança mental que Deus iria livrá-los, Ele queria uma ação prática que demonstrasse esta fé. E quando marcharam: “o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda” (Ex 14:21-22).

b. O caso de Josué. Quando os Israelitas conduzidos por Josué estavam para entrar na terra prometida, o Rio Jordão estava tão cheio que saia pelas ribanceiras. Não havia forma de passar pelo rio. O povo estava pronto para entrar na terra. Criam que Deus estava lhes dando Canaã, mas agora Deus queria uma ação prática. Ele pediu para levarem a Arca na frente do povo então “tendo partido o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levando os sacerdotes a arca da Aliança diante do povo; e, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega), pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão” (Js 3:14-16). Apenas quando eles agiram em direção a terra, pondo os pés na água elas cessaram “e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão” (Js 3:17).

Conclusão: Se dissermos que temos fé temos que mostrar com nossas ações práticas que esta fé é verdadeira. Esta ação prática consolida a fé e traz `a realidade os milagres. PERGUNTAS: O que você faz na prática que demonstra que tem fé? O que pode fazer para gerar ainda mais milagres?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Tente sempre arrumar uma forma criativa e amorosa para causar a primeira impressão para os visitantes.

b. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Qual a pessoa que você conhece que lhe impressiona pela sua fé? Explique o que você vê nesta pessoa que demonstra que ela tem fé!

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Para que este ano seja o ano do rompimento e frutificação, motive as pessoas a viverem pela fé e não pelo que veem.

c. A oração da célula não pode ser “chata”. Orem de forma bem dinâmica para que Deus se manifeste poderosamente na reunião.

3. Edificação

a. Para experimentar o rompimento deste ano as pessoas precisam desenvolver sua fé. Este é o objetivo desta lição. Pedro demonstrou sua fé quando agiu contra a lógica e natureza depois de ter pescado toda noite e não ter pego nada. Mostrou na prática que sua fé não era mental, mas prática. Isto fez com que experimentasse a pesca milagrosa.

b. As perguntas são de extrema importância na ministração. Elas é que fazem com que a Palavra se torne realidade na vida das pessoas.

4. Evangelismo

a. Desafie as pessoas a mostrarem que creem pela ação prática de suas vidas. Orem para que milagres sejam liberados de forma natural na vida das pessoas.

b. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

c. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

d. Dê os avisos necessários.

e. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

Observação:

a. Não perca a oportunidade neste início de ano de estabelecer objetivos e mobilizar toda célula em torno deles.

b. Uma igreja em célula não se fundamenta em eventos, mas em relacionamentos. Se os membros da célula se encontram apenas nas reuniões da célula, esta será uma célula fraca. Quanto maior os relacionamentos fora da reunião da célula maior serão os resultados. Por isto organize momentos que vocês possam se encontrar fora da reunião da célula.

21/01/2019

Veja Mais...

04/Jun/2018

A SEGUNDA CHANCE.

 
11/Jun/2018

O DESCANSO DE DEUS.

 
18/Jun/2018

OS MEDOS DE MOISÉS.

 
27/Fev/2018

O TIPO DE AMOR DE DEUS.

 
27/Fev/2018

NÃO LIMITE DEUS.