Texto: Jn 2:10 - 3:6
Introdução
Não há uma única pessoa que não tenha experimentado o fracasso neste mundo. Às vezes, as falhas na vida podem deixar ferimentos graves que não são facilmente curados. No entanto, o fracasso é apenas um treinamento para um amanhã melhor. Na falha devemos nos humilhar e encontrar a vontade do Senhor. O Senhor sempre nos dará uma nova chance!
Nínive era uma metrópole da Assíria. Tinha 76 Km de perímetro, igual a três dias de caminhada. Foi fundada por Ninrode (aquele que deu início a Torre de Babel). Era a sede da deusa Ishtar, ou seja, uma cidade com um alto nível de idolatria. Provavelmente era a maior cidade do mundo naquela época. Cidade que reinava sobre os reis da terra.
Deus disse a Jonas para ir a Nínive e pregar a Palavra de Deus. No entanto, como Jonas não queria pregar a Palavra em Nínive, pois era seu país inimigo, ele desobedeceu a Deus e tomou um navio para Társis.
Todos os problemas começam com uma vida autocentrada, diferentemente duma vida centrada em Deus.
Depois que o apóstolo Paulo encontrou Jesus ele confessou: "Eu fui crucificado com Cristo e vivo pela fé no Filho de Deus" (Gl 2:20). Só Jesus deve ser o Senhor da nossa vida. Portanto, devemos sempre buscar primeiro a vontade do nosso Deus.
Jonas desobedeceu a vontade de Deus e embarcou em um navio para Társis e encontrou uma tempestade (Jn 1:5). Provações e problemas surgem quando tentamos viver de acordo com a nossa vontade. Ou, como aconteceu com Abraão, José e Moisés, o problema pode vir como um treinamento de Deus para nos tornar melhores e maiores.
Quando estamos nesta situação de apuros, precisamos saber que a vontade de Deus é que nos arrependemos, retornamos ao Senhor e firmamos nossa fé. Quando fizermos isso, Deus transforma nossas dificuldades em bênçãos.
Rm 5: 3-4 – “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”
Quando Jonas percebeu que a violenta tempestade havia chegado ao navio por causa de sua desobediência, ele disse aos passageiros para jogá-lo no mar (Jn 1:10-12). Depois que Jonas enfrentou a tempestade, ele começou a ser quebrado.
PERGUNTAS: Você já fez algo errado ou tomou uma decisão errada que trouxe consequências negativas em sua vida. Compartilhe!
Deus providenciou um grande peixe que engoliu Jonas quando foi jogado no mar (Jn 1:17). Durante três dias Jonas ficou na barriga do peixe e experimentou uma mudança notável. Jonas orou a Deus e creu que lhe responderia (Jn 2:2).
Você está tendo um problema? Clame a Deus em oração (Jr 33: 3). Peça a Deus para ajudá-lo.
Jonas, agora transformado, deu graças ao Senhor e confessou que cumpriria seu voto a Deus e que a salvação vinha do Senhor. Então o peixe vomitou Jonas em terra seca (Jn 2:10).
Quando saiu da barriga do peixe, Deus deu a Jonas mais uma vez uma missão (Jn 3:1-2), e através da pregação de Jonas (Jn 3:3) Nínive teve um grande avivamento (Jn 3:4-5).
Uma crise é um processo para um amanhã melhor. Use as crises para criar uma oportunidade para a fé. Quando nos arrependemos, podemos avançar e o Senhor certamente nos encherá de mais bons frutos, ainda melhor do que antes.
PERGUNTAS: Se você estiver em uma situação de dificuldades e voltar-se ao Senhor, Ele lhe atenderá. Você já experimentou a mão de Deus livrando você das consequências do pecado? Ou se você está andando num caminho errado é tempo de voltar-se a Deus. Compartilhe sua dificuldade e decida tomar um novo caminho.
Ricardo Wagner, ap.