Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O MOVER DE DEUS EM TORNO DE UM FILHO DO REINO - PARTE 2

Estudos da Célula

O MOVER DE DEUS EM TORNO DE UM FILHO DO REINO - PARTE 2
 

ENCONTRO (QUEBRA GELO) (15 min) Hoje vamos falar de protagonismo. Você se sente à vontade diante de público se apresentando, fazendo palestra ou representando? Você se sente envergonhado?

EDIFICAÇÃO (30-40 min).   O MOVER DE DEUS EM TORNO DE UM FILHO DO REINO 2

Texto base. João 14:12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

Introdução. Estamos falando sobre o desejo de Deus de que nós, os filhos do Reino, sejamos o centro do seu mover na terra. Nós consideramos os anjos criaturas fantásticas em força e poder e de fato o são, todavia a bíblia nos compara aos anjos e faz algumas observações interessantes; Hebreus 1: 7 Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;14  Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação? A bíblia diz que os anjos são nossos servidores. O mover não está em torno do anjo. Os anjos fazem parte do mover que está ao nosso redor. 1Pedro 1:12 Quando os profetas falaram a respeito das verdades que vocês têm ouvido agora, Deus revelou a eles que o trabalho que faziam não era para o benefício deles, mas para o bem de vocês. Os mensageiros do evangelho, que falaram pelo poder do Espírito Santo, mandado do céu, anunciaram a vocês essas verdades. Essas são coisas que até os anjos gostariam de entender. A bíblia também diz que o ministério que foi entregue a nós e as verdades reveladas a nós, os anjos gostariam de ter recebido. Deus quer que sejamos uma base de manifestação do poder de Deus na terra.

 4. O mover de Deus em lugares ao invés de estar sobre os filhos do Reino. Durante os últimos séculos aconteceram alguns moveres de Deus em alguns lugares na terra.

Evan Roberts foi usado por Deus em 1904 para desencadear um mover de Deus no país de Gales. O avivamento de Gales foi um dos mais impressionantes moveres de Deus de todos os tempos. Em poucos meses de avivamento, um país inteiro foi transformado, mais de cem mil pessoas aceitaram o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador, e a notícia foi espalhada ao redor do mundo. Evan Roberts foi um grande homem de Deus. Jamais podemos diminuir o que Deus fez na vida dele naquele lugar, naquele tempo. Porém, como o mover de Deus não descansou sobre seus discípulos, ele parou.

Mover de Deus em Pensacola. Estima-se que 4,5 milhões de pessoas visitaram BrownsVille durante os anos que o avivamento durou. Um mover começou na manhã do dia 18 de junho de 1995, quando o pastor John Kilpatrick, líder da igreja Brownsville Assembly of God, convidou o evangelista Steve Hill para pregar. Após a marcante mensagem, Steve Hill fez um apelo: “Se alguém quer realmente ser renovado e se aproximar de Deus, venha até o altar”. Centenas de pessoas foram até a frente para receber oração, Foi então que o Espírito Santo caiu poderosamente sobre aquela igreja, iniciando um avivamento que durou muitos anos; até 2003 mais precisamente Steve Hill, que chegou como evangelista itinerante ficou em Pensacola até junho do ano 2000. Estes moveres são conhecidos como os moveres de tal lugar. Glória a Deus por estes moveres, todavia, eles não continuaram. Não foram levados para outras localidades. Os moveres estavam em lugares e não sobre os Filhos do Reino.

5. Mover dos Santos, O Plano de Deus para os últimos dias. Efésios 4:12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. Este texto mostra que o projeto de Deus é preparar os santos, os filhos do Reino, para o desempenho do seu serviço a fim de construir a igreja de Cristo. Isto é chamado pelos estudiosos como o mover dos santos. Para que o mover dos santos aconteça é necessário o ofício dos 5 ministérios; Ef 4: 11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. O plano de Deus para a última grande colheita não é que haja um mover de Deus em alguns lugares e sim haja um mover de Deus na vida dos santos, na vida dos filhos do Reino para que onde eles estiverem ali esteja o mover de deus. Amém!  

6. Somos chamados a sermos protagonistas da história. Ezequiel 37:1 Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos. 2 e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. 3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. 4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos... Este é um de muitos textos que mostra a intenção de Deus de nos fazer protagonistas da história e não apenas expectadores ou coadjuvantes. Onde estivermos deve haver um mover no mundo espiritual.  Somos como um furacão de bênçãos e tudo tem que girar ao nosso redor. Temos que chamar esta responsabilidade para nós e não ficar assistindo filhos do maligno sendo o centro e nós girando ao redor deles. Davi girou em trono de Saul como coadjuvante por pouco tempo, logo se tornou protagonista. 

Teocentrismo e antropocentrismo mal entendido.

O teocentrismo medieval trazia a ideia de que tudo o que acontecia de bom ou ruim era da vontade de Deus. Os líderes políticos e religiosos fizeram uso desta mentalidade do povo para manipulá-los e deixá-los ignorantes.

O antropocentrismo moderno jogou fora o conceito Deus e valores do Reino para abraçar o humanismo. 

O conceito apostólico do Reino de Deus é que Deus está no centro, mas levou o homem para ser seu representante e fazer por Ele. Is 6: 8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Neste conceito, Deus é o centro da vida do filho do Reino mas o filho do Reino é o centro da vida que o circunda por mandato de domínio. Gênesis 1:28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Neste conceito não nos escondemos por trás de expressões como, “Deus quis assim” diante de catástrofes e problemas ao nosso redor. Se há alguém doente, temos que curar. Há alguém, ou uma cidade presa nas mãos do inimigo, vamos libertá-la. Este conceito chama o protagonismo para o homem e mulher de Deus. Chega de esperar, vamos agir. Fomos projetados para sermos o centro do mover de Deus na terra. Gênesis 12:2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Deus disse para Abraão; “De ti farei uma grande nação.” Não é de outro, é de ti! Êxodo 32:10  Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de ti farei uma grande nação. Para Moisés, Deus falou da mesma maneira, poderiam morrer 3 milhões de pessoas, mas Deus recomeçaria tudo com Moisés.O que percebemos é que tudo girava em torno de Moisés. Há um grande peso em nossos ombros. Mesmo que muitas coisas ao redor não estejam bem, Deus pode reconstruir através de nós.

Compartilhando. O que você aprendeu neste estudo? Evangelismo. Para sermos protagonista da nossa historia e na nossa geração precisamos de coragem e de conhecimento de Deus. Vamos orar aplicando esta palavra em nossa vida. Visite alguém nesta semana e convide para a célula ou igreja.

Vanderlei Cardoso, profeta e mestre

22/05/2017

Veja Mais...

18/Abr/2017

MAIS PERTO DE DEUS.