Série: Tempo da Oportunidade
O Tempo é Agora
Ricardo Wagner, ap.
MOMENTO DA VISÃO: A grandeza de um líder está na visão que ele carrega. A visão e os sonhos do líder precisam estar no coração de toda sua equipe para sonharem e trabalharem juntos na mesma direção. Compartilhe com a sua célula qual o sonho que você tem com sua célula para que todos possam participar conjuntamente deste sonho.
Quebra-gelo: conte uma experiência de algo que você esperava que não aconteceu e decidiu se levantar e agir?
Introdução: O povo de Israel tinha certas diretrizes em seu calendário hebraico, que faz parte da sua cultura, que são completamente diferentes daquilo que nós temos em nosso calendário gregoriano na sociedade atual. Uma destas diretrizes era o “Ano do Jubileu” que acontecia a cada 50 anos. Neste ano, todas as dívidas eram perdoadas, todos os escravos eram livres, as terras voltavam aos seus proprietários originais e de uma forma geral havia a oportunidade de todos recomeçarem novamente. Os Israelitas ficavam esperando por anos para que chegasse este dia para que pudessem recomeçar e ter nova vida. Quando Jesus veio ele proclamou que espiritualmente este tempo havia chegado: “18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para ... 19 apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lc 4:18-19).
1. Ano Aceitável (Ano do Jubileu) é a mesma coisa que o Tempo da Oportunidade
A expressão “Ano Aceitável” é a mesma palavra grega para tempo oportuno ou tempo favorável em outros versículos.
II Co 6:1-2 – “1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, AGORA, o tempo sobremodo oportuno, eis, AGORA, o dia da salvação).” O que acontecia a cada 50 anos para Israel, o apóstolo Paulo fala que este tempo é agora, hoje. Ele chama atenção que devemos receber este tempo da graça, não deixando passar em vão, pois chegou e é para hoje.
PERGUNTAS: Se em nossa cultura houvesse o Ano do Jubileu e fosse este ano sua celebração como seria para você?
Muitas vezes ficamos presos nas coisas que fizemos ou não fizemos no passado, que se passaram conosco ou não aconteceram e não prosperamos. Quero chamar isto de fé no passado que de fato não existe. Também muitas vezes estamos apenas focados num futuro tão distante que perdemos a oportunidade do presente. Isto chamo de fé no futuro, que também não existe, pois isto é esperança. A fé é para o presente, é para agora, para este tempo de oportunidade.
2. Marta e o lamento do passado
Quando Jesus andou sobre a terra ele conhecia uma família de três irmãos que eram seus bons amigos. Apesar de morarem em Betânia, fora do caminho rotineiro, Jesus seguidamente aumentava sua viagem apenas para passar na casa deles. Certa feita, um dos irmãos, Lázaro, adoeceu e acabou morrendo. Marta e Maria, as irmãs, mandaram chamar Jesus, mas Jesus ainda ficou dois dias onde estava ministrando. Quando Jesus chegou em Betânia, Lázaro já havia morrido a quatro dias. Ao chegar Marta lamentou a morte de seu irmão, dizendo: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.” (Jo 11:21). Ela reconheceu o poder de cura de nosso Senhor, mas estava presa no que Ele poderia ter feito no passado. A fé de Marta estava no passado.
PERGUNTAS: Compartilhe se há coisas no passado que já te prenderam ou ainda te prendem que impedem teu avanço!
3. A fé de Marta no futuro
Jesus não permitiu que Marta ficasse focada no passado, pensando que se alguma coisa diferente tivesse acontecido no passado a situação atual poderia ser diferente. Muitas vezes ficamos presos no passado e nas coisas que aconteceram ou não aconteceram no passado e por isto não conseguimos viver sua fé no presente. Diante da afirmação de Marta, “disse-lhe Jesus: O seu irmão vai ressuscitar”. (Jo 11:23). A esta afirmação de Jesus “Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia” (Jo 11:24), mudando sua fé para o que nosso Senhor faria no futuro. A fé não é sobre o futuro. A fé é sobre as coisas do presente. Neste momento Marta apresentou aquilo que chamo de fé no futuro, uma fé que não produz nenhum resultado.
PERGUNTAS: Você fica pensando que um dia algo vai acontecer no futuro que fará com que tudo vai mudar em sua vida?
4. Jesus traz a fé para o presente, para o AGORA. Este é o “TEMPO DA OPORTUNIDADE”!
Todos nós podemos nos comparar com Marta até certo ponto, sentindo-nos impotentes sobre o presente, olhando para o passado ou para o futuro. Alguns estão presos em arrependimentos do passado, revivendo erros e oportunidades perdidas, enquanto outros olham para o futuro com medo e ansiedade, imaginando os piores cenários. Ambos roubam a alegria e a paz que vêm de viver o agora. A graça de Deus é encontrada no presente, onde Sua presença está. Ouvindo as lamentações de Marta, o Senhor gentilmente redirecionou seu foco para o presente, declarando: “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11:25). Nosso Senhor está sempre no agora. Ele é o grande EU SOU, não o "Eu era" ou o "Eu serei". E Jesus foi e ressuscitou a Lázaro!
PERGUNTAS: Como podemos colocar nossa fé em ação hoje para colhermos resultado neste TEMPO DA OPORTUNIDADE?
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.