Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > CAMINHO DE SANTIDADE

Estudos da Célula

CAMINHO DE SANTIDADE
 

Caminho de Santidade
Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: A bênção de ser anfitrião.  Ser anfitrião de uma célula é um grande privilégio, pois significa abrir a casa para que o Reino de Deus cresça e seja estabelecido. Ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade que envolve dedicação e zelo. Há um relato na bíblia sobre a casa de Obede-Edom, que recebeu a arca da aliança (representando a presença de Deus) enquanto todos estavam com medo de recebê-la (1Crônicas 13:13). Em 1 Crônicas 13:14, a Bíblia afirma que “A arca de Deus ficou na casa dele por três meses, e o Senhor abençoou sua família e tudo o que possuía.” Há uma bênção extraordinária para aqueles que decidem fazer de suas casas um canal para que o Reino de Deus cresça.  Enquanto muitos se prendem ao medo de receber uma célula em sua casa e se privam de viver essas bênçãos, aqueles que fazem como Obede-Edom, abrem suas casas para a célula e liberam bênção sobre suas famílias e tudo o que possuem

QUEBRA-GELO: Qual o principal ponto de referência para chegar na sua casa?      

Santidade é um importante tema para a vida cristã. O caminho para o Reino de Deus é caracterizado pela santidade:

Isaías 35:8 (NVI): E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.

Podemos entender “santidade” como a busca pela pureza de tudo que contamine nosso ser, com base no temor a Deus:

2 Coríntios 7:1 (NVI): Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

1. O CAMINHO DE SANTIDADE POSSUI UMA REFERÊNCIA

O que é a verdade? O que é o certo e o errado? A resposta é que DEPENDE DE QUAL É A SUA REFERÊNCIA. Até um ladrão tem coisas que acha errado fazer. Por isso, precisamos ter humildade de tomar a Palavra de Deus como medida de referência para nossas vidas. Assim como até nosso endereço tem uma referência, assim é nossa santidade.

João 17:17 (NVI): Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

INTERAÇÃO: Cite algo comum em nossa cultura que as pessoas fazem achando correto, mas a Bíblia fala o contrário.

2. O CAMINHO DE SANTIDADE REQUER UMA PRÁTICA RACIONAL

A vida com Deus não é vivida apenas na célula ou no culto. Não praticamos o cristianismo somente em alguns momentos. Quando vivemos o evangelho nós somos cristãos 24h por dia. Por isso, muitas princípios bíblicos se tornam um “culto racional”, coisas que praticamos com nossos sentidos humanos, de propósito. Manter-se no caminho santo é uma delas.

Romanos 12:1 (NVI): Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

TESTEMUNHO: Um ou dois compartilhamentos de experiência de mudança de algo que estava contaminado e que Deus transformou. (exemplo: linguagem, temperamento, finanças, vícios, idolatria etc.) Líder: leve um exemplo seu.

3. O CAMINHO DE SANTIDADE É PROGRESSIVO

Algo muito importante é o aspecto de progresso do caminho. Se a santidade é um caminho, há o início, o meio e a chegada. Enquanto vivermos esta vida, estaremos no caminho. Deus deseja que venhamos viver em santificação, mas a Bíblia também fala em “progredir cada vez mais”. Por isso, não se contente com o que você já venceu de impureza, mas também não se condene por aquilo que ainda está vencendo. Viva de forma a agradar a Deus na medida que é possível hoje.

1Tessalonicenses 4:1-3 (NAA) ?1 Finalmente, irmãos, pedimos a vocês e os exortamos no Senhor Jesus que, assim como aprenderam de nós a maneira como devem viver e agradar a Deus, e efetivamente o estão fazendo, vocês continuem progredindo cada vez mais. 2 Porque vocês sabem quantas instruções demos a vocês da parte do Senhor Jesus. 3 Pois a vontade de Deus é a santificação de vocês [....]

REFLEXÃO: Você está vivendo a santidade que é possível hoje no seu caminho? Ou está sendo conivente com o pecado por opção ou por negligência? 

CONCLUSÃO: Jesus está sempre disposto a liberar perdão mediante a confissão de nossos pecados. Santidade requer atenção constante para que venhamos estar firmes. Não use este atributo bíblico para condenar seu irmão, mas sim para vigiar o seu próprio caminho. Quanto mais vivermos em santidade, menos brechas teremos para ataques das trevas (1Pe 5:8) e maior serão os propósitos que Deus irá nos confiar. “Aquele que é fiel no pouco é fiel no muito” (Lucas 16:10).

1 João 1:9 (NVI): Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

DESAFIO: Faça uma lista de 3 situações da sua vida que precisam avançar em santidade. (líder pode levar pedaços de papel, ¼ de folha, e canetas). Juntos orem pelos papéis em suas mãos. Quem quiser pode compartilhar algum dos motivos.

 

Reunião da Célula

 1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

06/02/2025

Veja Mais...

01/mar/2025

VENCENDO A ANSIEDADE.

 
17/mar/2025

UMA VIDA LEVE.

 
19/dez/2024

ROMPENDO A INCREDULIDADE.