Rdio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > ONDE ESTÃO AS SUAS RAÍZES

Estudos da Célula

ONDE ESTÃO AS SUAS RAÍZES
 

Onde estão as suas raízes?
Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: O compromisso de congregar. Este compromisso é essencial para o fortalecimento da fé e do crescimento espiritual, pois a comunhão com outros irmãos traz encorajamento, aprendizado e apoio mútuo. A igreja não é apenas um local de culto, mas um ambiente onde se compartilha vida, se exercita os dons e se recebe ensino bíblico sólido. Quando nos reunimos regularmente, fortalecemos nosso relacionamento com Deus e com a comunidade, vivendo a fé de forma prática; quando fazemos isto esporadicamente, temos menor solidez espiritual. Além disso, o congregar é uma expressão de obediência a Deus, que nos chama a não abandonarmos a nossa congregação (Hb 10:25). Dessa forma, permanecemos firmes, edificados e prontos para cumprir nossa parte no propósito divino em nossa geração.

DINÂMICA: Instruções na página 2.  

INTRODUÇÃO: A Bíblia revela realidades espirituais que nos ensinam muito sobre como as coisas são influenciadas por esferas não visíveis ao nosso redor. Assim como o Reino de Deus é invisível mas real (Lc 17:20), também é o Reino das Trevas (Lc 11:18a). Esta realidade espiritual ocorre num ambiente que a Bíblia chama de regiões celestiais (Ef 6:12). Entretanto, as coisas espirituais que são geradas de forma invisível são expressas e produzem frutos na realidade visível. O que fazemos humanamente produz conexão com a realidade espiritual (Mt 16:19). O Salmo 1 revela como as práticas que cultivamos e repetimos tornam-se raízes espirituais que produzem frutos em nosso viver: leia todo o Salmo 1.

1. RAÍZES NO REINO DAS TREVAS (SALMO 1:1)

A Bíblia distingue três principais práticas que levam à impiedade, se vivermos contrários à vontade de Deus para nós, gerando raízes espirituais de trevas: seguir conselhos ímpios, condutas pecaminosas e rodas de zombaria.

  • Seguir o conselho dos ímpios: este versículo não está dizendo que não podemos conviver, trabalhar ou conversar com pessoas que não tenham uma fé bíblica, mas sim que não devemos seguir conselhos de quem não tem sua vida pautada na Palavra de Deus e, por isso, vive princípios de impiedade, contrários à vida de Deus.
  • Imitar a conduta dos pecadores: da mesma forma, Jesus nos ensina que é possível conviver com pessoas que ainda não tenham uma aliança com Deus (Mc 2:15-17), desde que não tenhamos conivência com condutas pecaminosas. Precisamos ter nossa conduta firme enquanto influenciamos outros ao redor com nossas palavras e ações (Cl 3:17).
  • Assentar-se na roda dos zombadores: por fim, os assuntos nos quais nos envolvemos e concordamos em oposição ao Reino de Deus causam raízes de mal em nossa realidade. Quando estivermos frente a situações como esta, precisamos ter discernimento se nos ausentamos ou se declaramos nossa posição ao grupo, dependendo da situação.

PERGUNTA: Qual destas 3 situações é mais comum ao seu redor: conselhos de impiedade, influência de condutas erradas ou rodas de zombaria quanto às coisas de Deus?

2. RAÍZES NO REINO DE DEUS (SALMO 1:2)

Para estarmos enraizados no Reino de Deus, não basta termos o cuidado com o que faz mal, mas também cultivar o que é bom: encontrar prazer em meditar na Palavra de Deus (lei do Senhor) constantemente. Isto reflete ao mesmo tempo uma alegria e um compromisso com a vontade do Senhor. Essa prática diária não é um fardo, mas um deleite, pois a lei do Senhor não apenas instrui, mas também fortalece e sustenta aqueles que nela confiam.

PERGUNTA: O que significa na prática meditar na Palavra de Deus dia e noite? Por que isto influencia em nossas ações?

Em contraponto ao v.1, precisamos seguir conselhos bíblicos, imitar condutas bíblicas, e assentarmo-nos em rodas que edifiquem as pessoas com o que é bom e glorifiquem a Deus com os assuntos abordados (1Co 10:31).

3. FRUTOS CONFORME AS RAÍZES ( SALMO 1:3-6)

Quando cremos em Jesus, somos justificados de nossas raízes pecaminosas, tendo uma nova oportunidade para produzir frutos desta justiça (Fp 1:11). Existem 3 promessas muito especiais para aqueles que se mantêm enraizados juntos às águas do Senhor (Jo 7:38), por meio da fé em Jesus (esfera invisível) e das ações condizentes com essa fé (esfera visível): dar fruto no tempo certo, as folhas não murcharem e prosperar em tudo o que fizer. Em contraponto, aos que escolhem a impiedade, resta uma vida rasa e volúvel acompanhada da separação de Deus após a morte (Salmos 1:4-5).

PERGUNTA: O que significa cada uma das três bênçãos de quem tem raízes no Reino de Deus?

CONCLUSÃO: A nossa vida espiritual é profundamente influenciada pelas raízes que escolhemos nutrir. Se estivermos conectados ao Reino das Trevas, colheremos frutos de instabilidade e distanciamento de Deus. Mas, se cultivarmos raízes profundas no Reino de Deus, seremos como árvores plantadas junto a ribeiros de águas, dando frutos no tempo certo, sem perder o vigor e prosperando em tudo o que fizermos. A decisão de onde fincamos nossas raízes determinará os frutos que colheremos no futuro. Portanto, que nossa escolha diária seja permanecer firmes na Palavra, meditando nela e praticando seus princípios, para que possamos desfrutar das bênçãos prometidas aos justos. (1 Pe 3:12).

DESAFIO: Escolha algo para nutrir no Reino de Deus e desnutrir das trevas em sua realidade durante os próximos dias.

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

e. Dinâmica: Distribua dois pedaços de papel para cada participante (aproximadamente ¼ de folha). Peça que escrevam um título em cada papel: “Reino de Deus” e “Reino das Trevas”. Em seguida, oriente-os a listar pelo menos cinco práticas que caracterizam cada um desses reinos espirituais. Após três minutos de reflexão e escrita, forme duplas para que compartilhem suas anotações. Peça que cada dupla escolha as duas principais práticas que tenham listado em cada reino. Conclua explicando que esses papéis representam solos espirituais onde nossas ações e escolhas nos plantam. Com o tempo, criamos raízes nesse terreno que determinam nossos frutos, o que aprofundaremos no estudo da Palavra de hoje.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

08/03/2025

Veja Mais...

17/mar/2025

UMA VIDA LEVE.

 
19/dez/2024

ROMPENDO A INCREDULIDADE.

 
07/jan/2025

O SERVO DE ABRAÃO.

 
13/jan/2025

A ARCA DE NOÉ.