Rdio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > VENCENDO A ANSIEDADE

Estudos da Célula

VENCENDO A ANSIEDADE
 

Vencendo a Ansiedade
Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: O Fruto do Espírito.  O fruto do Espírito é a manifestação do caráter transformado que brota na vida de quem vive em comunhão com Deus. Conforme descrito em Gálatas 5:22-23, ele se revela por meio de qualidades como amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, atributos que não surgem por esforço humano, mas pela ação do Espírito Santo. Ao cultivarmos este fruto, nossas atitudes se alinham com os ensinamentos de Cristo, refletindo Seu amor e criando um ambiente do Reino de Deus em nossas relações interpessoais. Busque gerar em sua vida o fruto do Espírito diariamente. De qual parte você mais precisa?

QUEBRA-GELO: 1. Você se considera uma pessoa ansiosa? 2. Quais sinais caracterizam alguém ansioso?  

INTRODUÇÃO: A ansiedade é uma inquietação angustiante que se tornou característica marcante da nossa era, evidenciada pelo diagnóstico em 301 milhões de pessoas em 2019 – número que cresceu 25% após a pandemia – e por muitos outros que enfrentam esse desafio sem acompanhamento médico. Apesar de ser um traço humano presente ao longo das gerações, a ansiedade se manifesta como angústia cotidiana, e os ensinamentos bíblicos, exemplificados pela vitória de Jesus sobre a aflição, nos oferecem esperança para superá-la, como aprenderemos na célula de hoje:

João 16:33b (NVI): “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Leia Mateus 6:19-34.

1. DEVOLVA A SUA FÉ

Mt 6:30 (NVI): Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?

Neste texto, Jesus relacionou a ansiedade à incredulidade. A preocupação se torna pecaminosa quando duvida do cuidado de Deus para consigo. Não devemos duvidar do poder provedor de Deus quando somos fieis a Ele. Ao invés de desenvolver ansiedade, precisamos desenvolver fé em Deus, numa perspectiva de esperança e confiança no Senhor ao vivermos em obediência à Sua Palavra, afinal, “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). George Miller certa vez afirmou: “onde a fé começa, a ansiedade termina; onde a ansiedade começa, a fé acaba”.

PERGUNTA: O que podemos fazer para desenvolver a nossa fé e confiança em Deus?

2. COMBATA A MURMURAÇÃO

Mt 6:31 (NVI): Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’

Comida, bebida e vestimenta são angústias primárias do ser humano que, de acordo com a realidade de cada um, vão sendo transferidas para outras situações. Ao invés de “reclamar”, precisamos escolher “clamar” para vencer nossas angústias (veja Filipenses 4:6). Poucos versículos antes, Jesus nos ensina a incluir na oração a necessidade do “pão nosso de cada dia” (Mt 6:11) e aqui repreende que venhamos murmurar sobre isto numa preocupação aflita. Uma das portas de entrada da ansiedade é a falta de oração que acaba substituída por murmuração, algo normal neste mundo (v.32).

PERGUNTA: A oração que vence a ansiedade apresenta as preocupações a Deus de forma confiante. Quais as maiores dificuldades em sua rotina para ter um tempo maior de oração e conversas detalhadas em sua vida com Deus?

3. DESFRUTE DO HOJE

A ansiedade bagunça as nossas prioridades, pois vive o “mal de amanhã”, refletindo-se “hoje” em tristeza, sofrimento, dores no corpo, asfixia, desespero e coisas semelhantes, que podem levar ao estresse, fobias, insônia e enfermidades.

Mt 6:33-34 (NVI): Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. 34 Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Desfrutar os momentos do presente com foco no Reino de Deus é mais um dos remédios bíblicos para vencer a ansiedade. No contexto de Mateus 6:19-34, Jesus ensinou que toda preocupação que brota de um coração dividido é uma preocupação maligna, que dá vazão à ansiedade destruidora e, portanto, precisa ser combatida. Jesus ensina dois remédios práticos para isto: diante dos bens materiais, desapego (v.24); diante da providência divina, confiança (v.25-26). A ansiedade não resolve o problema de amanhã e ainda destrói nossas forças de hoje.

PERGUNTA: Quais situações mais tendem a causar preocupação em sua rotina pessoal?

CONCLUSÃO: Viver ansioso é assumir a ilusão de que podemos controlar coisas que de fato não estão ao nosso alcance. A ansiedade vai tirando de nós o prazer das pequenas coisas do presente e rouba a esperança de coisas boas no futuro. Por outro lado, não podemos negligenciar nossas responsabilidades em nome de confiar em Deus. Para vencer a ansiedade ao mesmo tempo em que construímos os propósitos do Senhor, precisamos desenvolver cada dia mais nossa fé, combater a murmuração com oração e aprender a desfrutar do hoje com confiança em Deus para o amanhã.

DESAFIO: Separe ao menos 10min/dia para oração, entregando suas preocupações ao Senhor de forma detalhada.

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

01/03/2025

Veja Mais...

17/mar/2025

UMA VIDA LEVE.

 
19/dez/2024

ROMPENDO A INCREDULIDADE.

 
07/jan/2025

O SERVO DE ABRAÃO.