Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > EXPERIMENTE A VONTADE DE DEUS

Estudos da Célula

EXPERIMENTE A VONTADE DE DEUS
 

Experimente a Vontade de Deus

Diego Cunha, me. 

DINÂMICA: Qual a comida mais diferente ou mais saborosa que você já experimentou?

Introdução: É comum em nossa cultura o dito popular “que seja feita a vontade de Deus”. Será que se apenas deixarmos as coisas acontecerem de qualquer forma e ficarmos somente observando, a vontade de Deus será certamente feita? Há algo que possamos fazer para que venhamos de fato experimentar a vontade de Deus em nossas vidas? Há algo que possamos fazer que impeça a vontade de Deus em nossas vidas? Este é o tema que vamos aprender biblicamente hoje.

Muitos são os textos bíblicos que revelam atributos de Deus e nossa relação com a manifestação de Sua presença e seu agir nesta terra. Dois versículos em especial nos ensinam o que fazer para que o resultado seja a capacidade de experimentar e comprovar a vontade de Deus. Vejamos o texto bíblico de Romanos 12:1-2:

Rm 12:1-2 (NVI): Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

PERGUNTA: Como líder da igreja, Paulo diz “rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que...”. Por que você acha que ele fala desta forma com a igreja? (líder: porque é algo que ele não podia fazer por eles, mas que era muito importante)

A partir deste texto bíblico, hoje falaremos sobre três posturas que precisamos ter para experimentar a vontade de Deus:

1. ENTREGA

Rm 12:1-2 (NVI): Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

PERGUNTA: O que você entende por um culto racional?

Nosso culto racional é o que fazemos para Deus com absoluta consciência e que se manifesta em sentidos naturais. Milagres de cura, dons espirituais, sonhos sobrenaturais, toques do Espírito Santo, etc., não são parte do culto racional, mas sim sobrenatural. O culto racional envolve atitudes humanas que depois irão resultar em experiências sobrenaturais.

A primeira postura para experimentar a vontade de Deus é a ENTREGA: nos oferecermos completamente a Deus, como uma oferta sacrificial, santa e agradável a Ele com cada dia de nossas vidas. Isto sim é um culto racional. Quando nos entregamos apenas parcialmente, estamos também sob risco de experimentar a vontade de Deus parcialmente.

PERGUNTA: O que você acha mais difícil entregar a Deus? Emoções, família, finanças, sonhos, futuro, ou o quê?

2. RENÚNCIA

A segunda postura para que experimentemos a vontade de Deus é a renúncia. Enquanto a entrega é sobre nossa relação com Deus, a RENÚNCIA é sobre padrões do mundo que devemos rejeitar por nos afastarem de Deus.

Rm 12:2a (NVI): Não se amoldem ao padrão deste mundo [...]

Como cristãos, fomos salvos do mundo mas seguimos no mundo (João 17:15). Somos agora enviados ao mundo para estabelecer o Reino de Deus (João 17:18) e fazer brilhar a luz do Senhor diante dos homens através de nós (Mt 5:16).

Será que conseguimos renunciar os padrões do mundo antes da entrega a Deus? O que você aprende com Tiago 4:7?

Tiago 4:7 (NVI): Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

PERGUNTA: Nos dias de hoje, quais são os padrões do mundo mais difíceis de renunciar? (exemplos: sensualidade, decência, promiscuidade sexual, vocabulário impuro, rebeldia, corrupção, mentira, vida de aparências, etc.)

3. RENOVAÇÃO

A terceira postura para experimentarmos a vontade de Deus é a renovação, especialmente da nossa mentalidade, dentro do culto racional. É isso que nos transforma, que muda nossos hábitos, nossas crenças e até mesmo nossas relações. A renovação espiritual é uma obra do Espírito Santo em nossas vidas, mas a renovação da mente precisa de nossa iniciativa.

Rm 12:2b (NVI): [...] mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

PERGUNTA: Por que é necessário renovar a forma de pensar para sermos capazes de experimentar a vontade de Deus?

CONCLUSÃO: A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável. Quem não quer isto em sua vida? Contudo, mais do que querer, precisamos de entrega, renúncia e renovação. Este é o caminho para experimentar a vontade de Deus.

DESAFIO: Identifique algo em sua vida que ainda necessita renúncia. Entregue isto a Deus, decida-se e busque renovação.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual a brincadeira que você mais gostava de brincar quando era criança?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. No mundo competitivo que vivemos, no meio de uma grande multidão de pessoas, olhamos para o lado e muitas vezes nos sentimos quase que insignificantes diante dos grandes desafios e frente a tantas pessoas “melhor qualificadas” que nós. Diante desta realidade, a palavra de Deus nos deixa ensinamentos valiosos para não nos desanimarmos e continuar nos desenvolvendo para alcançarmos a visão que Deus nos tem dado.

b. O objetivo desta ministração é mostrar para cada membro de nossas células que não importa quem somos, se focarmos naquilo que Deus nos tem destinado, o impossível vai acontecer, não importa o quanto insignificante nos sentimos ou percebemos.

4. Evangelismo

a.  Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco n propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

06/02/2024

Veja Mais...

29/jan/2024

A VONTADE DE DEUS.

 
09/jan/2024

QUANDO DEUS INTERVÉM.

 
27/dez/2023

SAINDO DE LODEBAR.