Saindo de LoDebar (Ricardo Wagner, ap.)
(LEIA II Sm 9:1-13) Esta é uma das maiores histórias do Antigo Testamento sobre a graça. Nunca nesta vida compreenderemos plenamente a maravilhosa graça de Deus. É pela graça de Deus que fomos redimidos e perdoados. Todos nós éramos miseráveis, vis e poluídos por nossa própria pecaminosidade, mas Deus criou um caminho para sermos limpos de todas as nossas iniquidades.
Neste texto, o rei Davi faz uma pergunta simples “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” (II Sm 9:1)
Davi e Saul tiveram contendas entre eles. A partir do momento em que Davi conquistou a vitória sobre o gigante filisteu (Golias) Saul se pôs contra ele. Saul queria Davi morto porque sentia que ele era uma ameaça ao seu reinado e poder. Mas agora Saul estava morto. Saul morreu como um general derrotado no campo de batalha, tirando sua própria vida.Agora, Davi era o rei.
Quando um novo rei surgia depois de conquistar um reino, era normal ele destruir o remanescente da família do antigo rei, a fim de estabilizar seu trono e não ter ninguém com sangue real para reivindicar seu trono. Mas aqui neste texto, Davi pergunta: “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” (II Sm 9:1).
Lembre-se que Jônatas era o filho do rei Saul com quem Davi tinha uma amizade fortíssima. Na verdade, eles fizeram uma aliança de lealdade um com o outro. Mas Jônatas havia sido morto em batalha. E agora Davi lembrou-se da aliança que fizera com ele.
Então, pelo bem de Jônatas, ele queria mostrar bondade a qualquer um da casa de Saul, se houvesse alguém sobrevivido.
Então Davi chamou um antigo servo do rei Saul, um homem chamado Ziba, e ele pergunta: “Resta ainda alguém da casa de Saul?” Ziba, sem dúvida respondeu com relutância: “3 Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 4 E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.” (II Sm 9:3-4)
Ele estava escondido na obscuridade. O filho de um príncipe, escondido no exílio! Ele tinha sido esquecido! Sua herança foi tirada. Ali estava o neto do grande rei Saul, reduzido a um fugitivo, dependendo dos outros para sua sobrevivência. Mefibosete era o nome dele!
Mefibosete era o único descendente real direto, da casa de Saul, e Davi resolve o tirar de sua morada e fazê-lo morar consigo, no palácio, como um filho.
Mefibosete era manco, não podia se locomover com facilidade (precisava de alguém que o guiasse). O mesmo morava junto com Maquir em LoDebar. “Lo” em Hebraico significa “Não” e “Debar” vem da palavra “Dabar” que significa “palavra” ou “coisa”. Então a palavra LoDebar significa literalmente NADA.
Na história conclui-se que aquele era um lugar desértico, onde não havia água e nem pastagem. Hoje diria-se assim: “um lugar no meio do nada”. Em resumo, Mefibosete morava de favor na casa de um mendigo. Assim era mendigo duas vezes. Morava em LoDebar, terra miserável, terra desgraçada, terra que ninguém quer ir.
Era aleijado, e não poderia estar com o rei a mesa, porque não era permitido aos deficientes físicos (aleijados) estarem junto com os que não possuem deficiências físicas. Era um cachorro morto, e cachorro morto não se chuta, pois não oferece perigo algum.
Quando ele tinha apenas cinco anos de idade, sua cuidadora correu com ele para escapar dos inimigos que atacavam. Ela acidentalmente caiu causando ferimentos para o resto de sua vida. Agora, anos depois, ele é encontrado em LoDebar! (II Sm 4:4)
Mefibosete não pertencia àquele lugar! Ele era o filho de um príncipe, o neto de um rei! Mas circunstâncias além de seu controle colocaram um destino de incerteza em sua vida.
Davi disse ao servo Ziba: "Traga-o para mim". Você pode imaginar o que deve ter passado pela mente de Mefibosete quando ouviu as palavras de Ziba !"O rei quer ver você!" Mefibosete pensou que ninguém da realeza sabia onde ele estava! Ele achou que ninguém realmente se importava com ele! Resignado a uma vida de pobreza e exílio, ele não tinha esperança.
Mas agora o rei queria vê-lo! Acho que, possivelmente, Mefibosete temia o momento em que ele estaria diante do rei. O que ele diria? Ele falará duramente comigo? Ele me jogará na prisão? Ele vai tirar a minha vida? Chegou o momento em que ele foi introduzido na presença do rei. Humildemente e com medo, ele se apresentou.
Mas o rei Davi lhe disse: “7 Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.”
Estou te chamando de LoDebar, a terra do exílio! Estou te chamando de LoDebar, a terra da vergonha e da servidão. Eu vou lhe dar o privilégio de comer na minha mesa; e eu vou restaurar para você o seu lugar à mesa entre os príncipes! O último versículo desse capítulo diz: “Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.” (II Sm 9:13).
Que exemplo perfeito da maravilhosa graça de Deus!
PERGUNTAS:
Como podemos fazer um paralelo desta história com nossa realidade?
Neste comparativo, quem é Mefibosete?
Quem é o rei Davi?
Quem é Jônatas nesta comparação?
O que significa LoDebar neste comparativo?
Qual é nosso LoDebar particularmente?
Assim como Davi havia feito uma aliança com Jônatas, qual a aliança que foi feita que nos tira de nosso “LoDebar?
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo: Qual o melhor amigo que você já teve em sua vida?
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. Muitas vezes esquecemos daquilo que foi feito no passado, a nosso favor. Esquecemos de nosso LoDebar e voltamos as mesmas práticas do passado. Precisamos sempre nos relembrar do que Deus fez por nós em Jesus.
b. O objetivo desta ministração é nos fazer novamente relembrar o que Deus fez por nós por amor de Jesus.
4. Evangelismo
a. Ore para que todos membros de sua célula entenda e viva de acordo com a obra salvadora de Jesus que Deus fez por nós por intermédio de Jesus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.
Obs: Aproveite este tempo para estabelecer os objetivos de sua célula para o próximo ano. Envolva todos de sua célula que puder envolver para a definição destes objetivos.
Corrigido por Prfta Eneida Wagner