A Ira de Deus contra Esaú (Ricardo Wagner, ap.)
É impressionante como a Palavra de Deus relata a ira de Deus contra Esaú e a decisão objetiva de Deus de eliminar sua descendência para sempre. Esta atitude de Deus demonstra que Esaú fez algo que desagradou muito a Ele, muito mesmo. (Observação: quando a bíblia fala de Edom está falando dos descendentes de Esaú.)
Ml 1:3-4 NVI – “3 (Declarou o SENHOR): rejeitei Esaú. Transformei suas montanhas em terra devastada e as terras de sua herança em morada de chacais do deserto. 4 Embora Edom afirme: ‘Fomos esmagados, mas reconstruiremos as ruínas’, assim diz o SENHOR dos Exércitos: ‘Podem construir, mas eu demolirei. Eles serão chamados Terra Perversa, povo contra quem o SENHOR está irado para sempre’.” (Ler também Ob 1:1-4,8-10 onde Deus diz sobre Edom: “e serás exterminado para sempre” (v.10).
Esaú era o primeiro filho de Isaque e neto da Abraão. Sobre ele estava toda promessa que Deus tinha dado a Abraão, pois ele era o primogênito de Isaque (Gn 25:24-26). Naquela época o primogênito de uma família era alguém muito especial.
- O filho mais velho era tido como um filho especial, pois era o filho do “vigor paterno” (Gn 49:3).
- Na ausência do pai (se este tivesse que fazer uma viagem, o filho mais velho se tornava a autoridade da casa.
- Por ocasião do falecimento do pai, o primogênito se tornava o cabeça da família (Gn 24:55,60).
- Na presença do pai, o primogênito era o segundo em autoridade.
- O primogênito possuía vários direitos de tratamento superior e de herança especial.
- O primogênito herdava o dobro que os demais irmãos (Dt 21:17).
- No caso dos reis, o primogênito ficava com a linhagem real.
- Até no caso das filhas mais velhas, estas tinham certos privilégios, como o direito de casar primeiro (Gn 29:26-27).
Mas, no caso de Esaú, ele rejeitou todos seus direitos de primogenitura, não apenas sua herança natural, mas também sua herança espiritual, por desejos e questões momentâneas, passageiras e carnais.
Gn 25:29-34 – “29 Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú 30 e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. 31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? 33 Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34 Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.”
Um escrito antigo (Targum) diz: “Ele (Esaú) cometeu idolatria, derramou sangue inocente, e deitou com uma virgem noiva, negou a vida do mundo vindouro (futuro) e desprezou o direito de primogenitura.”
- Esaú casou-se com duas mulheres canaanitas, hetéias, e amargurou muito seus pais (Gn 26:34).
- Esaú foi morar no Monte Seir, território de Edom, que literalmente significa vermelho, (Gn 32:3), desta forma, os descendentes de Esaú são chamados de edomitas ou idumeus.
- Em 587 a.C., os idumeus, descendentes de Esaú, ajudaram na tomada e destruição de Jerusalém (Ob 1:10-14).
Em suma, Esaú deu todo seu futuro em troca do prazer. Esaú vendeu seu direito de primogenitura porque não dava valor para realidades espirituais. O fato é que Esaú estava na linhagem de Abraão e sobre ele estava o direito a uma graça herdada diretamente de Abraão. Mas, apesar de sobre ele estar estabelecido tal herança e legado, ele desprezou isto completamente, por isto Esaú e seus descendentes tornaram-se uma verdadeira abominação para Deus. Não fosse seu irmão Jacó, todo projeto de Deus que havia iniciado em Abraão teria sido abortado.
Hb 12:16-17 – “16 Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.” A história de Esaú nos ensina algumas coisas:
- O valor que Deus dá para seu PROJETO MULTIGERACIONAL. Se Deus começou uma boa obra em sua vida ela deve ser multiplicada naqueles que vem depois de você (seus discípulos), se não tudo que começou em você ficará perdido.
- Com as coisas de Deus não se brinca. Jamais menospreze os projetos de Deus em sua vida e nunca os troque por coisa nenhuma. Há um pesado julgamento e ira de Deus sobre aqueles que destroem ou desprezam sua herança espiritual.
PERGUNTAS: Esaú iria interromper toda história que Deus estava construindo a partir de Abraão. Esaú sequer se importou com isto. Como você vê sua vida: a sua vida será a continuidade dos planos de Deus, ou tudo se encerra em você? Como darmos continuidade nos planos de Deus? Esaú trocou a herança de Deus por coisas passageiras/carnais/mundanas. Por que isto causou tanta ira de Deus contra Esaú? Como aplicar esta realidade em nossas vidas? Quem será nossa continuidade?
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo: Quantos irmãos você tem? Com qual irmão você tem a melhor relação? Porque?
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O PROJETO MULTIGERACIONAL de Deus e algo que Deus leva muito a sério. Muitas vezes não percebemos isto e automaticamente não damos a devida importância e atenção em multiplicar aquilo que Deus iniciou em nossas vidas. Jamais podemos pensar que o projeto de Deus é apenas para nós. NUNCA TERMINA EM NÓS!
b. O objetivo desta ministração é levar cada pessoa de nossa célula a entender a importância de se multiplicar e gerar filhos e filhas espirituais com o mesmo ardor que há em nós. Isto exige uma dedicação exclusiva e individual.
4. Evangelismo
a. Ore para que todos membros de sua célula tenha um compromisso de permanecer no projeto de Deus para suas vidas (não trocando por coisas passageiras sem valor) e para que o projeto de Deus tenha continuidade através dos discípulos que cada pessoa gerar!
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.
Obs: Gere no coração de cada pessoa em sua célula no desejo de se multiplicar na vida de seus discípulos. Mostre que isto não acontece por acaso. Precisa ser intencional e individual. Exige foco e dedicação.
Corrigido por Prfta Eneida Wagner