Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > MUITOS, MAS APENAS UM

Estudos da Célula

MUITOS, MAS APENAS UM
 

Muitos, Mas Apenas Um (Ricardo Wagner, ap.)   

Jesus em seu último dia antes da crucificação fez uma oração muito significativa. Em meio a esta oração expressou algumas coisas surpreendentes:

Jo 17:11,20-23 – “11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós ... 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”

Parece que a oração de Jesus se cumpriu nos discípulos na igreja primitiva, pois o livro de Atos nos relata assim:

Atos 4:32a – “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma.”

Apesar que para nós da civilização ocidental termos um pouco de dificuldade de entendermos este conceito, para Jesus e para os hebreus daquela época era comum este entendimento: “como muitos podem ser apenas um?!” Enquanto que para nós há apenas uma palavra para “um”, no vocabulário hebraico há duas palavras para “um”, quais sejam: “yachid”“echad”. “Yachid” tem a idéia de unidade absoluta (um absoluto). É usada por exemplo nestes versos:

Ec 4:9 – “Melhor é serem dois do que um (yachid), porque têm melhor paga do seu trabalho.”

Jz 11:34 – “Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única (yachid); não tinha ele outro filho nem filha.”

Já a palavra hebraica “echad” que também é traduzido por “um” ou “único” tem um sentido de “um” como uma “unidade”. Deus sempre é descrito como “echad”, pois é Pai, Filho e Espírito Santo, mas é apenas “um” Deus.

Dt 6:4 – “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único (echad) SENHOR.”

Zc 14:9 – “O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um (echad) só será o SENHOR, e um (echad) só será o seu nome.”

Talvez este conceito possa ser melhor entendido quando vemos o que Deus fala sobre um casal: são dois, mas são um!

Gênesis 2:24 – “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma (echad) só carne.”

Em suma, o que entendemos pela oração de Jesus é que o mundo apenas crerá se, apesar de muitos, nós sejamos apenas um. Como Lucas escreveu em Atos, tenhamos um só coração e uma só alma! Mas como isto pode acontecer na prática? Paulo explica isto assim:

I Co 12:12 – “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.”

Somos muitos, mas apesar de sermos muitos, somos um só! Agora leia I Co 12:12-31 e deixe cada um se expressar como funciona isto na célula e na igreja! Veja a lógica do corpo aplicado a célula. Ser corpo, não é uma opção, é condição fundamental para o crescimento.

1. Como o corpo tem muitos membros, assim a célula tem muitos participantes.


2. Apesar de serem muitos membros, existe um só corpo. Assim na célula, temos muitos participantes, mas temos um só grupo.


3. Cada membro do corpo tem sua função e é importante (Ex. Não vemos muitos olhos grandes andando por aí vimos um corpo inteiro). Cada participante tem sua função e é muito importante.


4. Cada membro depende do outro: a mão depende do braço, o braço do coração, o coração dos pulmões e assim por diante. Assim na célula, cada pessoa depende da outra.


5. Um membro não pode viver isoladamente. Se isto acontece o membro morre. (Ex. Você pode imaginar um dedo cortado vivendo sozinho e andando por aí?) Nenhuma pessoa da célula pode viver sozinha. Se isto acontecer esta pessoa morre espiritualmente, sua fé apaga.


6. Mesmo os membros do corpo mais insuficientes têm sua função e o corpo precisa destes membros para ser sadio. (Ex. Até o dedo minguinho tem sua função.) Inclusive membros que não aparecem são de vital importância (Ex. Coração, pulmão, cérebro). Na célula o participante mais humilde e recatado é de vital importância, pois, com certeza, tem algum dom e habilidade especial para edificação da célula.


7. Quando um membro machuca outro intencionalmente ou sem querer, aquele membro machucado não deixa de exercer sua função apenas por ter sido ferido. (Ex. Quando o homem se barbeia e corta a orelha, esta não se revolta e deixa de escutar). Quando um participante da célula machuca outro com palavras ou ações, intencionalmente ou não, deve haver perdão e não espírito de revanche e vingança.


8. Quando um membro do corpo está em apuros e dificuldades, ele não rejeita ajuda de outro membro. (Ex. Quando o pé for cortado ele espera e aceita ajuda das mãos para fazer o curativo). Quando um participante da célula estiver com problemas e machucado, ele deve pedir e aceitar ajuda do grupo (célula) para que fique logo sarado.


9. Um membro do corpo que não exerce sua função, provavelmente está morto ou muito enfermo. (Ex. Uma mão que não se move pode estar muito machucada ou até ter secado e assim não pode fazer trabalho algum). Um participante de célula que não participa e não interage com os outros provavelmente está morto ou muito doente.


10. Todos membros do corpo lutam para proteger e fortalecer o corpo. Todos membros da célula devem lutar pra proteger, fortalecer e esforçar-se para alcançar os objetivos da célula.


11. Quando não há vida no corpo, mesmo os membros estando ali, nada funciona. A vida é a essência do corpo. Cristo é a vida da célula. Se ele não estiver no meio, de nada adiantará todo esforço.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Qual foi o grupo que você já participou em sua vida que você mais se encaixou? Explique!

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Como cristão temos que entender a essência de vivermos a igreja de forma muito efetiva. A unidade é fundamental. Somos um corpo. O inimigo constantemente tenta destruir esta unidade, pois sabe que a vida, vigor e resultado efetivo da igreja depende fundamentalmente de nossa união.

b. O objetivo desta ministração é gerar clareza em como deve ser o funcionamento da célula para que tenhamos sucesso em nosso trabalho e alcancemos nossos objetivos.

4. Evangelismo

a. Ore para que todos em sua célula estejam engajados no trabalho da célula, estando todos comprometidos com o sucesso e os objetivos da célula.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: O líder precisa constantemente focar no propósito da célula. O propósito (crescer e multiplicar) e os objetivos específicos é a razão da célula existir e é esta a base da união do grupo. Sem que haja clareza do propósito e dos objetivos da célula, dificilmente esta célula alcançará seu intento.

Corrigido por Prfta Eneida Wagner

08/11/2023

Veja Mais...

13/jun/2023

RELACIOMAMENTOS.

 
20/jun/2023

UNGIDOS.

 
05/jul/2023

O ESPÃRITO DE ORFANDADE.