Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > O HIPERINDIVIDUALISMO

Estudos da Célula

O HIPERINDIVIDUALISMO
 

O Hiperindividualismo (Ricardo Wagner, ap.)   

O filósofo francês Gilles Lipovetsky que escreveu o livro “A Era do Vazio”, além de muitos outros livros nesta direção, cunhou um termo que descreve as características do homem na atualidade: “o hiperindividualismo”. Gilles escreve: “Estamos em uma nova era da modernidade que institui o hiperindividualismo.

Lá no início, o individualismo era limitado pelas ideologias, pelas diferenças sexuais, pelo papel da igreja, pelo papel do estado na economia. Hoje, na sociedade de consumo, esses limites foram abolidos, e isso tornou os indivíduos cada vez mais senhores de sua própria existência em todas as categorias da população.”

Desta forma o indivíduo “tem menos proteção coletiva, das instituições. Ele está mais entregue a si mesmo, o que implica ter de se buscar a si e se auto-inventar. Portanto, ... ele está mais frágil ... Essa fragilidade tem uma medida que é o índice de suicídios, de depressão, de ansiedade, de consumo de medicamentos.

Isso se mostra por toda parte: o indivíduo que é mais legislador de sua própria existência é também mais frágil do que antigamente.”

 Lipovetsky explica que o hiperindividualismo aparece quando a sociedade nega as instituições da coletividade: “a religião, a comunidade, a política. Os deuses são os homens. O indivíduo é um agente autônomo que deve gerenciar a própria existência.”

As novas tecnologias (especialmente os celulares e a internet com todas suas facilidades) “levam o indivíduo a gastarem seu tempo de forma diferente, inclusive contribuindo para a dispersão dentro da própria família.

Antigamente se tinha apenas um telefone e um aparelho de TV em uma residência, o que atualmente é bem diferente. As pessoas têm o uso do seu tempo com práticas muito mais individualizadas. A internet permite estabelecer contato com pessoas no momento em que se quiser.”

Se por um lado a tecnologia nos levou a esta nova realidade, a pandemia levou as pessoas a não terem relacionamentos próximos, pois isoladas em suas casas, se privavam de encontrar com  outros em suas instituições coletivas, acelerando este processo de hiperindividualização, consolidando e apressando esta realidade.

Com isto, o indivíduo acabou centrando-se em si mesmo e dando valor apenas para seus desejos, sentimentos e necessidades.

A resultante que percebemos atualmente são pessoas apáticas, egocêntricas, individualistas, gananciosas, superficiais, desprovidas de compaixão, excêntricas e hedonistas. Estas são características de uma sociedade completamente decadente.

Como o próprio Lipovetsky diz, esta característica tem levado o homem a uma vida no sentido oposto a felicidade, fazendo com que os índices de suicídio, depressão e ansiedade estejam em seus picos.

De forma contrária, Jesus ensina que a verdadeira felicidade se encontra na direção oposta daquilo que hoje é, e tem se tornado o padrão da sociedade.

Jesus disse: “Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15:11).

As palavras, ensinamentos e direcionamentos que Jesus nos deixou são um paradoxo para a atual sociedade “hiperindividualizada”. Vejamos alguns paradoxos da Palavra de Deus que confrontam a nossa lógica:

1. Os últimos serão os primeiros – Mt 20:16a – “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.”

2. O maior deve ser o menor – Lc 22:26 – “Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.”

3. Os loucos são os sábios – I Co 1:27 – “... Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.”

4. O fraco é forte – Jl 3:10 – “Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.”

5. O que chora é feliz – Mt 5:4 NVT – “Felizes os que choram, pois serão consolados.”

6. O invisível é visível – Hb 11:1 NVI – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”

7. O perseguido é abençoado – Mt 5:10 NVT – “Felizes os perseguidos por causa da justiça, pois o reino dos céus lhes pertence.”

8. O rejeitado é amado – 1 Sm 16:7 NVT – “O SENHOR, porém, disse a Samuel: ‘Não o julgue pela aparência nem pela altura, pois eu o rejeitei. O SENHOR não vê as coisas como o ser humano as vê. As pessoas julgam pela aparência exterior, mas o SENHOR olha para o coração’.

9. Dar é melhor que receber – At 20:35 – “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.”

10. Primeiro crer, depois se vê – Jo 20:29 – “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.”

PERGUNTAS: O hiperindividualismo tem nos afastado da comunhão com nossos irmãos. Como isto acontece em nosso meio? Como podemos nos preservar das características que estão se desenvolvendo na sociedade hiperindividualizada?

 

Reunião da Célula

 1. Encontro

 a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Qual o lugar ou a coisa que você mais gosta de ir e/ou fazer aonde encontra pessoas/amigos?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos vivendo mudanças muito significativas e rápidas em nossa sociedade, fazendo com que cada geração seja muito diferente uma da outra. Temos atualmente 5 gerações vivas convivendo simultaneamente.

BABY BOOMERS / 59-77 anos (1946-1964) - Essa geração é disciplinada e valoriza a estabilidade.

GERAÇÃO X / 43-58 anos (1965-1980) – Tem uma identidade indefinida, querendo buscar seu lugar no mundo e ter liberdade. Esse grupo acompanhou de perto a evolução tecnológica e dos meios de comunicação, vendo a chegada dos videogames e computadores.

GERAÇÃO Y OU MILLENNIALS / 27-42 anos (1981-1996) - Essa geração está mais adaptada e flexível a mudanças do que as anteriores, principalmente porque cresceu em um momento de transformações e viu o mundo migrar do analógico para o digital.

GERAÇÃO Z / 13-26 anos (1997-2010) – Primeira tribo de nativos digitais. Estão dispostos a dedicar seu tempo para alguma causa.

GERAÇÃO ALPHA /  0-12 anos (2011-2025) – Geração totalmente digital.

A diferença entre a geração Baby Boomers para a Geração Alpha é simplesmente gigantesca. Por isto precisamos entender a realidade da sociedade atual para podermos nos relacionar e alcançar a todos.

b. O objetivo desta ministração é conscientizar, alertar e prevenir para não cairmos nas tendências e caminhos que a sociedade está andando e não nos afastar gradativamente da graça de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que todos membros de sua célula não caiam na cilada do tempo presente e possam se fortalecer na comunhão uns com os outros todas as semanas, nas células, nos cultos, no discipulado e nos encontros informais com os irmãos

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Um dos principais fatores de crescimento e multiplicação de uma célula é com que haja encontros informais dos participantes da célula fora dos encontros formais (reunião da Célula e Cultos). Organize programações para se encontrarem fora da Célula para terem comunhão um com os outros e fortalecerem os relacionamentos.

Corrigido por Prfta Eneida Wagner

12/12/2023

Veja Mais...

27/nov/2023

PORQUE DEUS ERA COM ELE.

 
15/nov/2023

OVELHAS.

 
08/nov/2023

MUITOS, MAS APENAS UM.