Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A VONTADE DE DEUS

Estudos da Célula

A VONTADE DE DEUS
 

A Vontade de Deus

Diego Cunha, me.

QUEBRA-GELO: Diga duas coisas importantes que o dinheiro não pode comprar. (líder: lembre-se da salvação da alma)

Hoje vamos falar de um tema muito importante: a Vontade de Deus.

Muitos de nós costumamos dizer “se Deus quiser” tal coisa acontecerá. Contudo, existem muitas vontades de Deus que já estão reveladas em Sua Palavra e que servem para todas as pessoas. Como quem deseja viver com Deus, precisamos conhecer e praticar estas vontades fundamentais do Senhor.

Efésios 5:15-17 (NVI): "Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. 17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor." (Líder: pode fazer uma introdução maior, explicando melhor este texto)

A maneira como temos vivido revela se temos nos preocupado em conhecer e praticar a vontade de Deus. O versículo 17 afirma que para que não sejamos insensatos esta é uma busca que devemos ter. Vejamos 3 grandes vontades de Deus:

1. DEUS QUER TE SALVAR

1Timóteo 2:4a (NTLH): Ele quer que todos sejam salvos [...]. | Se tem algo que Deus deseja intensamente é que todos nós sejamos salvos da condenação à morte eterna (veja João 3:16-18).

Esta deve ser nossa primeira busca, independente de outros problemas que tenhamos. A certeza da salvação é a maior dádiva de Deus para a nossa vida. Contudo, a salvação é apenas o início, a porta de entrada para o Reino de Deus e para a vida eterna, a respeito dos quais temos muitos outros propósitos de Deus que se revelam para que vivamos abundantemente nesta terra.

PERGUNTA: Além de sermos absolvidos da condenação à morte espiritual, o que mais significa ser salvo? (Líder: a salvação bíblica engloba vida eterna, cura, libertação... a restauração no ser de tudo o que o afastamento da presença de Deus causa)

2. DEUS QUER QUE VOCÊ CONHEÇA A VERDADE

1Timóteo 2:4 (NTLH): Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. A vida cristã se torna muito vazia e superficial se pararmos nossa fé no conhecimento da salvação, pois desperdiçaremos muitas oportunidades que Deus nos dá nesta vida para que Ele seja conhecido e glorificado e para que nós vivamos o melhor que o Senhor tem para nós. Por isso outra grande vontade de Deus é que você conheça a verdade. E o que é a verdade? (leia João 17:17)

A verdade é a Palavra de Deus. (Leia e comente Amós 8:11).

PERGUNTA: Como saber a vontade de alguém? (líder: ouvindo o que a pessoa pensa e deseja – assim também é com Deus) Lembre-se de que a revelação de Deus em Sua Palavra é gradual. Por isso, a leitura da Bíblia se renova conforme o momento que estamos vivendo, sendo sempre válido meditarmos novamente nos mesmos textos, por exemplo, lendo anualmente toda a Bíblia como prática de vida. A própria Bíblia também nos orienta a que sejamos instruídos em conhecer a verdade (Provérbios 9:9). Por isso é tão importante vivermos em contato com células, cultos, treinamentos e relações de discipulado.

3. DEUS QUER QUE TE ADOTAR COMO FILHO(A)

Ef 1:5 (NVI) Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade. Deus deseja te adotar como filho! Logicamente que nascemos como filhos de Deus por meio do batismo, mas a Bíblia traz esta expressão de “adoção” justamente para entendermos que precisamos reaprender nossa maneira de viver, pois pertencemos a uma nova família, a Família de Deus (Efésios 1:18)

Neste processo de adoção, precisamos ser transformados e aprender a cultura do Reino e o pensamento do nosso Pai Celestial. Como esta transformação acontece? Romanos 12:2. (líder enalteça ambos: o não amoldar e a renovação da mente)

REFLEXÃO: Compartilhe algum hábito único e curioso de sua família. (Líder: leve um exemplo seu preparado e ensine que existe também uma cultura única na Família de Deus)

CONCLUSÃO: Como diz a Bíblia, como cristãos, temos o propósito de agradar a Deus (2 Coríntios 5:9). Contudo, não podemos começar a casa pelo telhado, querendo saber vontades específicas de Deus sem a certeza de viver o que é essencial. Tenha convicção de SER SALVO, CONHECER A VERDADE e SER ADOTADO COMO FILHO. Estes são pilares para toda a vida cristã.

DESAFIO: Leve os visitantes à conversão pela leitura de Rm 10:9-10 e oração de entrega. Aos demais participantes, desafie a algum propósito coletivo de consagração (oração/jejum/leitura bíblica) para a edificação espiritual de todos.

29/01/2024

Veja Mais...

09/jan/2024

QUANDO DEUS INTERVÉM.

 
27/dez/2023

SAINDO DE LODEBAR.

 
19/dez/2023

COMO VEMOS JESUS?.