Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > QUANDO DEUS INTERVÉM

Estudos da Célula

QUANDO DEUS INTERVÉM
 

Quando Deus Intervém (Ricardo Wagner, ap.)

No oitavo século a.C., o Rei Ezequias de Judá, aos 39 anos de idade, soube que tinha uma doença terminal:

Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.” (II Rs 20:1)

Diante desta palavra, “2 virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: 3 Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.” (II Rs 20:2-3).

Interessantemente que a resposta de Deus foi praticamente imediata, a ponto de que “4 antes que Isaías tivesse saído da parte central da cidade, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do SENHOR. 6 Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo.” (II Rs 20:4-6)

Ezequias não satisfeito apenas com a palavra de Isaías, pediu uma prova da veracidade de sua afirmação:

II Rs 20:8-11 – “8 Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o SENHOR me curará e de que, ao terceiro dia, subirei à Casa do SENHOR? 9 Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do SENHOR como sinal de que ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus ou os retrocederá? 10 Então, disse Ezequias: É fácil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça; antes, retroceda dez graus. 11 Então, o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz.”

Diante deste evento nos vem a pergunta: por que interveio Deus nessa ocasião específica de forma tão rápida e pontual, a ponto de fazer um sinal tão significativo que o sol retrocedesse como sinal que o havia respondido?

Ezequias foi um dos mais notáveis reis de Judá. Promoveu uma grande reforma religiosa. Lutou para eliminar a idolatria dentre o povo. Também reabriu e purificou o Templo em Jerusalém, e tratou de fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida.

Durante seu reinado a celebração da Páscoa foi a maior desde o tempo de Salomão quando o reino ainda estava unificado. Inclusive, muitos israelitas se envolveram na celebração da Páscoa em Jerusalém. E, no aspecto militar, Ezequias também foi um rei muito bem sucedido. Ele fortificou Jerusalém e fez uma grande obra de engenharia para garantir o abastecimento de água na cidade, o que se tornou o Tanque de Siloé.

Mas toda esta linda bibliografia de Ezequias, não justifica uma resposta tão contundente e imediata. Vamos analisar um pouco mais profundamente esta questão:

Séculos antes de Ezequias ter vivenciado tudo isto, Deus prometera ao Rei Davi: “... tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.” (II Sm 7:16)

Deus também revelou que o Messias nasceria na linhagem de Davi: “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.” (Is 11:1. Leia também Sl 89:20,26-29)

Quando Ezequias adoeceu, ele ainda não tinha filhos. Como sabemos disso? Naquela época o costume era que o filho primogênito dava continuidade ao trono quando da morte de seu pai. Quem deu continuidade ao trono de Ezequias quando ele morreu após os 15 anos que Deus acrescentou a sua vida foi Manassés.

II Rs 20:21 – “Descansou Ezequias com seus pais; e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.” Mas quando Manassés subiu ao trono ele tinha apenas 12 anos: “Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar.” (II Rs 21:1).

Desta forma entendemos que se Deus não tivesse adicionado os 15 anos na vida de Ezequias a profecia dada a Davi não se cumpriria, pois Ezequias ainda não tinha filhos na época de sua enfermidade mortal. De modo que a linhagem de Davi estava em perigo de ser interrompida.

A intervenção divina no caso de Ezequias teve o propósito específico de preservar a linhagem que levaria ao Messias.

PERGUNTAS: Deus reponde nosso clamor e intervém na história para que seus planos sejam completamente estabelecidos. “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”, Jó disse a respeito de Deus (Jó 42:2). Deus diz a Isaias: “Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te.” (Is 43:26).

Sendo assim, como podemos nos posicionar diante de Deus para que Ele intervenha em nossa vida, igreja, cidade e nação neste ano?

Qual argumento que temos diante do tribunal celestial para que Deus intervenha e faça seus portentos este ano?

Moisés argumentou diante de Deus e Deus agiu conforme a argumentação de Moisés, pois tinha base legal (Ex 32:11-14).

Deus intervirá este ano quando apresentarmos argumentos diante dele que justifiquem sua intervenção!

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Você já teve alguma doença que Deus o curou? Se não, você conhece alguém que foi curado por Deus? Conte esta experiência.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Este é o ANO DA INTERVENÇÃO DIVINA. Precisamos causar esta intervenção de Deus em nosso meio. Precisamos ter argumentos diante do tribunal celestial mostrando que o plano de Deus está em risco e que os seus inimigos estão zombando de Deus e do seu povo, menosprezando seu poder colocando os cristãos em situação de vergonha. É tempo de Deus INTERVIR NA HISTÓRIA.

b. O objetivo desta ministração é desenvolver a argumentação de nosso clamor diante do tribunal celestial para experimentarmos a intervenção de Deus neste ano em todas áreas de nossa vida.

4. Evangelismo

a. Ore para que todos membros de sua célula experimentem a intervenção de Deus naquilo que necessitarem e suas histórias sejam marcadas por eventos sobrenaturais.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: As grandes manifestações de Deus são especialmente percebidas quando nossas atitudes estão alinhadas com a vontade de Deus. Sempre quando estamos voltados para fora, para alcançar os perdidos, podemos saber que vamos experimentar os milagres. Faça que a paixão de sua célula seja alcançar os perdidos e configure TUDO em sua célula para que isto seja perceptível por todos e que os perdidos sejam a prioridade total de todos os membros de sua célula.

09/01/2024

Veja Mais...

27/dez/2023

SAINDO DE LODEBAR.

 
19/dez/2023

COMO VEMOS JESUS?.

 
12/dez/2023

O HIPERINDIVIDUALISMO.

 
27/nov/2023

PORQUE DEUS ERA COM ELE.