Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos / Liderança > A Arte de Saber Esperar

Estudos / Liderança

A Arte de Saber Esperar
 

Textos base.

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmo 42:11).

Introdução.

Há tempo para tudo. Eclesiastes 3:1-2 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou... Há momentos em que não podemos esperar por que a situação urge e é necessária a ação. Há tempo em que ficamos em dúvidas se devem,os agir ou esperar, porém há tempos em que a gente sabe que o melhor é esperar, mas a ansiedade não permite. E se seguirmos a ansiedade podemos colocar os pés pelas mãos, colocar a carroça na frente dos bois e alterar todo o nosso futuro.  

1- É difícil esperar.

Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é esperar por alguma coisa, ainda mais nestes tempos modernos de soluções instantâneas. É difícil esperar pelo resultado do exame médico; Pelo resultado da prova, para saber se passou ou não; Pela resposta da entrevista de emprego; Pelo tempo certo de negociar um aumento salarial; Pelas mudanças da empresa terminarem de acontecer para você descobrir se ainda tem emprego. Por não saber esperar muitas vezes acabamos por fazer o que não devemos: Compramos aquele bem precipitadamente e logo em seguida um negócio melhor aparece; Aceitamos uma oferta salarial inferior à nossa necessidade e no dia seguinte uma boa oferta se apresenta; Casamos com uma pessoa para rapidamente descobrir que ela não tem as qualidades que parecia ter. A ansiedade de agir quando algo está demorando pode ser desastroso. Veja o que aconteceu com um povo impaciente para esperar o desdobramento do plano de Deus e a direção do líder: Êxodo 32:1 O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram: Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que vão à nossa frente. A impaciência faz com que as pessoas sejam irracionais as vezes. Foi o que aconteceu aqui. Êxodo 32:35 Por isso o SENHOR Deus castigou os israelitas com uma doença, pois eles haviam obrigado Arão a fazer o bezerro de ouro. Muitas pessoas têm este ímpeto de agir sem analisar com sabedoria, muitos ao verem que o líder demora em tomar alguma decisão se antecipa começa a disseminar insatisfações entre o povo sem perceber que está plantando maldições. O fato de não esperarem resultou em doenças no meio do povo e por pouco, a morte de todos os envolvidos. Quando algo está sendo demorado você pode estar sendo provado quanto a paciência e a perseverança. Não seja desaprovado! Espere em Deus! Espere pelo seu líder!

2- Davi soube esperar.

Davi enfrentou tempos de espera.  Sabendo que estava ungido para ser rei de Israel, ainda assim não tomou atalhos para tomar posse da promessa que era sua. Isso não significa que ele não sofreu por causa da espera. Essa passagem demonstra justamente o tempo em que ele teve que convencer a si mesmo a permanecer firme apesar do desânimo provocado pela espera prolongada. O segredo de Davi está justamente expresso aqui: "Espera em Deus". Descanse em Deus. Confie em Deus. Não nos homens, não no sistema, não nas riquezas. Mas confie que Deus, que está no controle de todas as coisas, o levará para o lugar e o tempo de cumprir cada promessa dada a você. Davi soube aquietar seu coração, conter a ansiedade da demora e confiar descansando em Deus. Quem tem fé confia, quem confia descansa. Quem descansa espera sem ansiedade, quem espera recebe.

3- Quando devo esperar?

Preciso ser cauteloso antes de decidir agir ou esperar. Às vezes pode ser muito cômodo cruzar os braços e esperar, mas a situação pode estar exigindo ação. Por outro lado às vezes a ansiedade me leva a ação irracional, sem saber o que estou fazendo e qual o objetivo desta ação, neste caso seria melhor conter a ansiedade e esperar.  Ec 8:5 Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. A bíblia diz que quem é sábio sabe discernir o tempo e o modo, aplicando aqui significa saber se é hora de agir ou de esperar. Esta sabedoria deve ser buscada, pois muitas vezes podemos decidir esperar, não por confiar em Deus, e sim por egoísmo e desleixo como no caso citado em Ageu 1:2-14, onde o povo dizia que não tinha chegado o tempo de construir a casa de Deus, porém estavam construindo suas casas. O Egoísmo e a visão voltada para o próprio umbigo não permitiu a este povo perceber que tinha sim chegado o tempo de agir, porém estavam esperando. Esperar em Deus quando é tempo de esperar e agir quando é tempo de agir faz parte da arte de viver uma vida de vitória.                                                                                               

Vanderlei Cardoso, pastor.

05/09/2008

Veja Mais...

15/Jun/2007

O Caminho da Vitória.