Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos / Liderança > Encontrar com Deus X Andar com Deus

Estudos / Liderança

Encontrar com Deus X Andar com Deus
 

 

Texto Base

 “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” (Gn 5:24)   

Introdução

Não é difícil encontrar com Deus já que Ele está em todos os lugares e com a mão estendida para ajudar. Porém andar com Deus exige muitos atributos. Encontrar com Deus exige um momento, andar com Deus exige uma vida. Assim também como ter um encontro amoroso com alguém, ou até casar não é tão difícil, porém para manter um casamento exige uma vida de dedicação. Uma pesquisa publicada na revista Enfoque Gospel de Abril de 2008, mostra que mais da metade das pessoas que tiveram um encontro com Deus estão desviadas da presença do Senhor. Isto é, do grupo que se converteu ao Senhor legitimamente, há mais pessoas fora da igreja do que dentro. Cerca de 40 milhões de pessoas no Brasil já tiveram um encontro real com Deus, porém não estão mais andando com Ele. Por outro lado, 30 milhões de pessoas estão andando com Deus segundo o IBGE.

  1. 1.   O que significa andar com Deus?

No dicionário andar pode ser simplesmente mover-se dando passos. Porém na cultura atual andar significa mais do que isto. Pode significar: concordar, comungar, harmonizar, combinar, compartilhar, estar em sintonia. Uma passagem bíblica usa a expressão andar exatamente como é utilizada hoje ainda. “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. (I Jo 2:6) Nesta passagem é usada a palavra andar para definir um estilo de vida adotado por alguém. É comum dizermos que fulano está andando com uma turma suspeita, ou que cicrano anda meio estranho. Estas aplicações da palavra “andar” denotam que as pessoas citadas adotaram comportamentos ou companhias problemáticas. Desta maneira compreendemos que a palavra “andar” usada nos textos bíblicos abordados aqui tem um sentido mais amplo do que simplesmente mover-se dando passos. Andar com Deus significa ser influenciado por Ele. Andar com Deus significa ter um jeito de viver semelhante ao de Jesus. Andar com Deus é obedecer-lhe.

  1. 2.   Deus quer que andemos em Sua presença, que andemos com Ele.

Deus disse a Abraão: "ande na minha presença" (Gn. 17:1). Este é o clamor de Deus para nós hoje: “ande em minha presença”. Jamais duvide disto! Deus quer ver você andando perto dEle. Se você não tem se sentido perto de Deus compreenda uma coisa, a culpa não é de Deus. O profeta Isaías diz: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is 59:1-2) O povo na época de Isaías pensava que Deus estava muito longe deles, que Deus estava ocupado demais, não ligava para os problemas que eles estavam passando. Ou ainda, pensavam que Deus não tinha poder suficiente para mudar a vida deles. Então Deus falou através de Isaías naquele tempo como fala em nossos dias através da Bíblia e outros servos que o problema não está longe com Deus, mas aqui, conosco. O problema são nossos pecados, nossos erros.

  1. 3.   Para andar com Deus é preciso estar de acordo com Ele.

Andar com Deus significa andar na mesma direção de Deus. Amós (3:3) escreveu: “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Parece bastante fácil convidar Deus para andar comigo em todos os lugares que eu for. Porém se Deus me convidar para andar com ele pelos caminhos que ele quer como é que fica? Isto é andar com Deus! Não é Deus indo comigo por onde eu quero, e sim eu indo com Deus por onde ele quer. Um exemplo claro é Abraão que teve o testemunho da Bíblia de ter andado com Deus.”Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.” (Gn 12:1) Andar com Deus, no caso de Abraão, não foi convidar Deus para abençoar-lhe entre seus parentes em sua cidade. Foi sair dali e ir para onde Deus quis. Andar com Deus significa estar de acordo com Ele, aceitar a Sua vontade, concordar com o que Ele diz, admitindo que Ele está certo. Outros em lugar de Abraão diriam: “Deus, eu quero andar contigo, mas fica aqui na cidade dos meus pais. Quero andar contigo, mas do meu jeito.” Deste modo eu dou as cartas. Eu imponho as condições. Afinal quem é Deus na história da minha vida? O meu “eu” ou o próprio Deus! Se eu imponho condições para andar com Deus estou me colocando acima de Deus. Você precisa estar de acordo com Deus para andar com Ele, e não Ele de acordo contigo.

  1. 4.   Até onde você tem andado com Deus?

Você tem andado com Deus à semelhança de Barnabé com Paulo?  A Bíblia é fiel e por isto retrata tanto o lado heróico de seus personagens, como também seus pontos fracos. Um erro de Paulo e Barnabé que ela descreve se refere a um desacordo forte entre os dois sobre os componentes da equipe apostólica. “Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se.” (At 15:39)  Barnabé queria levar junto seu primo João Marcos, todavia este rapaz já havia abandonado anteriormente a equipe no meio de uma viagem e Paulo não confiava mais nele. Depois de algum tempo, aparentemente Paulo se arrepende e manda uma carta a Timóteo pedindo que João Marcos vá ajudá-lo no ministério. “Somente Lucas está aqui comigo. Procure Marcos e traga-o com você porque ele pode me ajudar no trabalho.” (II Tm 4:11) Muitos deixaram de andar com Deus porque deixaram de concordar com Ele. Talvez começaram uma caminhada maravilhosa até que acharam alguns probleminhas na igreja, discordaram de algum irmão e vieram a separar-se. Pode ser que não deixaram da igreja, mas já não andam com Deus isto e já não sentem a sua gloriosa presença.

  1. 5.   Resultado de quem anda com Deus.

Enoque andou com Deus e o resultado foi surpreendente. Ele foi levado para o céu sem passar pela morte (Gn 6:24). Todos que andaram com Deus experimentaram sua gloriosa presença e a sua incomparável força. Provaram sua fidelidade, sua santidade e o tamanho do seu amor. Abraão chegou até ser chamado de amigo de Deus (II Cr 20:7). Quem anda com Deus vê o cumprimento das promessas que Ele fez, assim como Isaque se tornou realidade a Abraão e a terra de Canaã se tornou realidade para Moisés e seus irmãos. O que Deus te prometeu se tornará realidade para ti.

Conclusão

Quanto mais concordarmos com Deus, mais perto dele estaremos, conseqüentemente, mais abençoados seremos e com toda a certeza nos sentiremos seguros em quaisquer circunstâncias podendo encarar de frente todos os problemas que nos alcançarem. Davi dizia "ainda que eu ande no vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque tu estás comigo." (Sl 23:4) Decida andar com Deus. Para chegar à presença de Deus você precisa de Jesus, Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não for por Mim.” (Jo. 14:6)

Vanderlei Cardoso, pastor

 

20/04/2008

Veja Mais...

15/Jun/2007

O Caminho da Vitória.

 
04/Jun/2007

Até Que....