Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos / Liderança > Lidando com as Baixas no Exército de Deus

Estudos / Liderança

Lidando com as Baixas no Exército de Deus
 

Introdução:

Geralmente ficamos muito confusos quando não vemos mais ao nosso lado dentro da igreja pessoas queridas, importantes as quais julgávamos que nunca cairiam. Então temos a tendência de reavaliarmos nossos caminhos, nossos valores, as pessoas, possíveis falhas. Inicialmente não aceitamos estas perdas e queremos saber o porquê, mas dificilmente encontramos respostas exatas que nos satisfaçam. Sendo assim, vamos avaliar alguns aspectos bíblicos e históricos sobre a queda de soldados.

A baixa de soldados é sinônimo de derrota do exército?

No total já morreram 3501 soldados americanos no Iraque desde o início da guerra em 2003 até hoje, 11/06/2007. http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296423&idCanal=undefined. Mais de 3500 soldados morreram nos confrontos do Iraque, mas o Exército americano continua o mais poderoso do mundo.

Baixas no exército de Deus é sinônimo de igreja derrotada?

No exército de Deus acontece algo semelhante ao que acontece no exército dos Estados Unidos. Todos os dias muitas pessoas se alistam para servir, cheios de ânimo e com desejo de prestar serviço a este exército vencedor pelo qual jura fidelidade até a morte. Por outro lado, seguidamente soldados insatisfeitos, cansados da guerra, soldados que mudaram de pensamento, soldados que não querem mais viver dentro dos limites militares regidos por princípios invioláveis, assim como o cristão em relação aos princípios bíblicos, pedem baixa do exército. Outros soldados dão baixa na enfermaria e precisam de cuidados médicos ou na igreja, cuidados pastorais. Outros ainda, literalmente morrem, caem, são atingidos por alguma emboscada do inimigo e vão ao óbito espiritual e não se vê mais eles no meio do exército do Senhor, não se vê mais eles na igreja.

Como evitar a baixa no exército de Deus?

1Coríntios 10:12  Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.

Há um lugar de proteção neste exército, há um “forte” de proteção onde o inimigo não nos atinge, há um lugar no serviço do exército do Senhor onde as mais poderosas armas do inimigo são neutralizadas, este lugar é o “centro da vontade de Deus”. As pessoas feridas e mortas no exército de Deus são aquelas que em momentos de confusão mental, emocional ou espiritual, saem do centro da vontade de Deus (saem do forte de proteção) para aventurarem-se em suas próprias vontades, então se tornam presas fáceis para o exército inimigo. Estes soldados passam a ser autônomos dentro de uma guerra. A orientação das autoridades é que eles continuem no forte, mas preferem aventurarem-se. Praticamente sempre que um soldado do exército de Deus, um cristão, se torna presa do inimigo é porque não agiu segundo as regras e foi contra a orientação dos superiores.

Como reagir diante da queda de soldados irmãos tão preciosos?

Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. (...) Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda” Sl 91:7, 10.

A queda de um soldado ao meu lado não significa a minha queda. Há pessoas que são como catalizadores de coisas ruins, por cair alguém a dois quilômetros de distãncia já pensa que cairá também, que vai morrer também, que a coisa está feia, então isto o desmotiva. Outros são catalizadores de coisas boas, podem cair mil ao seu lado e dez mil a sua direita, mas ele lembra que a dois quilômetros de distância um soldado confiou em Deus e não morreu tornando-se um vencedor, então isto o motiva.

2Timóteo 4:10 Pois Demas se apaixonou por este mundo, me abandonou e foi para a cidade de Tessalônica.

Paulo passava por estes mesmos problemas. Demas era parte de sua equipe apostólica. Possivelmente exercia uma função semelhante a de Timóteo que era estabelecer pastores nas cidades e gerenciar o exército de Deus, a igreja de Deus, a fim de que tudo andasse bem. Porém, ele caiu, mas isto não interferiu no projeto de Deus e nem nos projetos de Paulo, pois Deus proverá para si o que for necessário e quem for necessário para cumprir seus projetos. Costumo dizer que Deus fará seus projetos comigo ou sem “migo”. Em tese Deus não é limitado pelo homem, embora precise do homem para fazer a obra. O que acontece é que se alguém cai e não faz a obra, outro se levanta e a faz.

O que acontece com os caídos?

Se quiserem poderão se levantar. Tg 4:8-10 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

Este texto mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele”. O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem, logicamente com a ajuda de Deus.

O obreiro que caiu e levantou.

João Marcos, outro membro da equipe apostólica de Paulo caiu, abandonou o trabalho no meio de uma viagem e foi para casa. At 15:37-38 E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos. Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. Porém depois de alguns anos, João Marcos se levantou e foi útil para o ministério de Paulo novamente, 2Timóteo 4:11  Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério.

Qualquer pessoa pode cair, qualquer pessoa pode levantar, faz parte do livre arbítrio que Deus deu. Mas ninguém obrigatoriamente tem que cair e ninguém obrigatoriamente tem que se levantar. Por isto, a orientação bíblica é: aquele que está de pé cuide para não cair 1Co 10:12. Não importa se o primeiro soldado do nosso lado caiu, nem mesmo se um sargento ou um líder caiu, importa que eu não serei abalado em minha fé e no meu serviço ao Senhor. Os projetos de Deus não mudaram para mim pelo fato de alguém ter caído, nem mudaram em relação a missão que Deus tem para aquele exército, para aquela igreja. Continue prosseguindo para o alvo! Não gaste tempo e energia tentando investigar o porquê que certos soldados caíram. Deus não te contratou como detetive e sim te alistou como soldado que faz parte de um grande exército que tem uma missão divina, manifestar a glória, a vontade e o governo de Deus nesta terra. Amém! Habacuque 2:14  Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.

 Vanderlei Cardoso, pastor.

05/07/2007

Veja Mais...

15/jun/2007

O Caminho da Vitória.

 
04/jun/2007

Até Que....

 
03/mai/2007

A Igreja Que Deus Quer.