Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > PORQUE DEUS FAZ MILAGRES?

Estudos da Célula

PORQUE DEUS FAZ MILAGRES?
 

Porque Deus faz Milagres? (Ricardo Wagner, ap.)

Quando o apóstolo Paulo fez suas viagens apostólicas para implantar igrejas, ele foi a primeira pessoa a falar, pregar e ensinar sobre Jesus na maioria das cidades onde ele passou. Nunca ninguém havia ouvido falar sobre Jesus naquelas cidades. Eles adoravam outros deuses. Não tinham a menor idéia quem era Jesus. Adoravam deuses que tinham templos e estátuas enormes. Esta era a norma naqueles lugares onde Paulo ia a pregar. Adoravam a Artemis, Zeus, Posseidon, Afrodite, Apollo e tantos outros deuses.

Quando Paulo chegava em uma cidade, pela lógica, dificilmente alguém creria nele, uma vez que pregava um Deus estranho, que jamais haviam ouvido falar. Sobretudo, Paulo pregava que Jesus havia morrido crucificado, morte esta determinada a pessoas que não se queria mais que estivessem na sociedade. Então surge a pergunta: Como Paulo e os primeiros cristãos tiveram tanto sucesso ao pregar sobre um Deus que foi humilhado com uma morte de cruz?

A resposta a esta pergunta está na carta que o apóstolo Paulo enviou aos Corintios:

I Co 2:4-5 – “4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.”

Paulo diz que ele não convenceu os habitantes de Corinto através de uma pregação rebuscada, com bons argumentos filosóficos e com uma boa oratória. Ele fala na sua segunda carta aos coríntios: “eu posso não ser um orador eloquente” (II Co 11:6a NVI) mostrando que ele não tinha esta capacidade de oratória muito desenvolvida.

Como foi que Paulo, então, levou o povo de Corinto a crer na sua palavra. No mesmo texto ele descreve que sua mensagem foi através da “demonstração do Espírito e de poder, para que a ... fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.” Paulo foi bem sucedido, pois não apenas pregou a palavra, mas porque manifestou o poder de Deus através dos milagres. Quando ele escreve aos tessalonicenses, ele afirma que a estratégia de sucesso que ele usou em Tessalônica, foi a mesma de Corinto:

I Ts 1:5 – “porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo.

Estas duas cidades, Corinto e Tessalônica, ficavam na Grécia e, na época, os gregos eram hábeis na oratória. Provavelmente se Paulo chegasse somente com um bom discurso não convenceria a muitos, pois o povo daquele tempo estava acostumado a escutar discursos rebuscados. Eles creram, pois viram os sinais que Paulo fazia.

PERGUNTAS: Algumas pessoas afirmam que Deus não faz mais milagres hoje! Você concorda?

A mesma estratégia Filipe usou quando foi evangelizar em Samaria. E novamente teve grandes resultados:

At 8:6 – “As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.”

Esta também foi a forma e a estratégia que o próprio Jesus usou:

 At 2:22 – “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis.”

E qual foi a consequência dos milagres? MUITOS CRERAM!

Jo 2:23 – “Estando Jesus em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos creram no seu nome quando viram os sinais que ele fazia.”

O próprio Jesus disse: “Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.” (Jo 4:48)

Quando Deus chamou a Moisés para tirar o povo de Israel do Egito, Moisés resistiu em ir fazer o que Deus estava lhe orientando. Ele sabia que haveria resistência, pois não creriam:

Ex 4:1 – “?Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz.”

Deus então mostrou a Moisés alguns sinais e disse: “8 Se eles te não crerem, nem atenderem à evidência do primeiro sinal, talvez crerão na evidência do segundo. 9 Se nem ainda crerem mediante estes dois sinais”, Deus mostrou ainda um terceiro sinal que Moisés deveria realizar (Ex 4:8-9a). A forma que Deus orientou a Moisés para fazer com que o povo cresse era através de sinais.

PERGUNTAS: Se Deus orientou que Moisés usasse a estratégia de milagres para que cressem, se Jesus usou esta estratégia, se os primeiros discípulos agiam também desta forma e, sobretudo, se o grande apóstolo Paulo usou esta estratégia na propagação massiva do evangelho, não deveria também ser este o modelo que nós deveríamos usar? Por que não usamos mais esta forma de levar as pessoas a crerem? Qual a dificuldade para vivermos nesta dimensão?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a.Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b.Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).]

c.Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d.Quebra Gelo. Pergunta: Você já experimentou um milagre em sua vida ou viu um milagre acontecer na vida de alguma pessoa? Conte esta experiência

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Deus deixou uma forma extremamente eficaz para levar as pessoas a crerem: a operação de milagres. Esta estratégia divina mostrou-se tremendamente eficaz sempre quando foi usada! Por muitos motivos a igreja tem se afastado deste modelo bíblico!

b. Esta ministração tem o objetivo de acender a chama para praticarmos os milagres de Deus de forma constante! Não tenha medo de orar e ver coisas grandes acontecerem através do poder do Espírito Santo que está em sua vida!

4.      Evangelismo

a. Agora é hora de colocar esta ministração em prática. Desafie cada pessoa que tem alguma necessidade a receber oração de alguma pessoa da célula para que os milagres aconteçam em qualquer área de suas vidas!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Nossas células precisam ser conhecidas como lugar de milagres! Quando alguém precisar de uma intervenção divina deve ter em mente que nas células os milagres acontecem! Assim, fomente constantemente a oração e o testemunho para que o ambiente da célula seja um ambiente de fé e milagres!

16/03/2020

Veja Mais...

05/mar/2020

A FALHA DOS DISCÃPULOS.

 
26/fev/2020

A ÃGUA DE LAODICÉIA.

 
13/fev/2020

O SERVO DA ORELHA FURADA.

 
05/fev/2020

OS CAVALOS DE ISRAEL.