Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O HOMEM MAIS HUMILDE DA TERRA

Estudos da Célula

O HOMEM MAIS HUMILDE DA TERRA
 

 O Homem mais Humilde da Terra (Ricardo Wagner, ap.)

A Bíblia nos ensina que a humildade traz resultados extraordinários na vida de uma pessoa. Por outro lado, a soberba e orgulho gera a destruição.

Tg 4:6 – “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

Jó 5:11 – “Os humildes, ele os exalta, e traz os que pranteiam a um lugar de segurança.”

Pv 15:33 – “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.”

Pv 16:18 – “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.”

Lc 14:11 – “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.”

Pv 22:4 – “A recompensa da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida.”

Pv 29:23 – “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.”

Um exemplo clássico deste princípio é Moisés. Apesar de ele ter vivido por 40 anos nos palácios do Faraó do Egito, como filho da princesa, e ter sido “educado em toda a ciência dos egípcios” (At 7:22), a melhor ciência daqueles tempos, a Bíblia diz que Moisés era o homem mais humilde da face da terra:

Nm 12:3 TB – “Ora, o homem Moisés era mui humilde, mais humilde do que todos os homens que havia sobre a face da terra.” (Em algumas traduções esta palavra é traduzida como “manso” e em outras como “paciente”).

Talvez ele tenha sido treinado na humildade sendo pastor de ovelhas por 40 anos no deserto (Ex 3:1). Naquela época ser pastor de ovelhas era uma profissão desprezível para os egípcios. Na verdade, era uma abominação. Os egípcios sequer sentavam na mesa para comer com alguém que era pastor de rebanhos (Gn 43:32, 46:32-34). Dos palácios mais formosos do Egito, Moisés foi ao trabalho mais desprezível da época. Depois desta experiência, Moisés estava preparado para ser exaltado, e foi colocado como um dos grandes líderes da história, confirmando os princípios de Deus. Um pastor de ovelhas, desprezível aos olhos dos egípcios, liderou a libertação dos escravos israelitas do cativeiro, sem o uso de uma arma sequer! O homem mais humilde foi exaltado ao “hall da fama” dos grandes líderes da história da humanidade.

PERGUNTAS: Pelo que você tem visto, você percebe que Deus tem exaltado os humildes? Exemplifique!

No texto que Deus exalta Moisés como sendo o homem mais humilde da terra, nos é contada a história da rebelião de Miriã e Arão (leia Nm 12). Os 3 irmãos haviam sido chamados juntos por Deus com equipe para libertarem o povo de Israel do Egito e conduzirem para terra de Canaã, como o profeta Miquéias (6:4) nos informa: “Pois te fiz sair da terra do Egito e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti Moisés, Arão e Miriã. Mas Moisés seria o líder entre eles (Ex 3:10).

Em Nm 12, a irmã de Moisés, Miriã, repentinamente queria se colocar no lugar de Moisés como a líder dos filhos de Israel. Ela recrutou Arão e tentou um golpe. Moisés, todavia, enfrentou a situação e suportou os ataques e críticas com dignidade e integridade. O caso foi tão sério que moveu Deus a intervir pessoalmente na questão. Ele falou diretamente para Miriã e Arão que Moisés era a pessoa que Ele havia apontado para ser o líder. Miriã exaltou-se a si mesma, e Deus, respondeu a ela de acordo com seus princípios, humilhando-a. Ele puniu Miriã, aparentemente a cabeça da rebelião, com uma lepra imediata. Moisés novamente mostrou a grandeza de seu caráter, orando para Miriã ser curada. E, pelo que se entende, o Senhor a curou. Todavia, apesar de Miriã ter sido curada, ela nunca mais foi a mesma. O único escrito sobre Miriã após este evento, é o relato de sua morte e sepultamento (Nm 20:1).

Na Bíblia, humildade não significa fraqueza. A palavra humilde em hebraico é “anav” que vem da raiz que significa “curvar-se”. Refere-se à capacidade de derrubar o ego, aceitar dificuldades, conter a raiva e tomar decisões razoáveis em tempos de crise. Humilhar-se significa abrimos mão de nós mesmos e olhamos para o propósito de Deus.

O Rei Josias é outro bom exemplo em como a humildade nos capacita a alcançarmos nosso potencial. Quando Josias tornou-se rei de Judá, a idolatria estava incrustrada em toda sociedade. Josias fez a coisa certa ao buscar a Deus. Ele descobriu através da profeta Hulda que Deus havia decidido trazer “males sobre este lugar e sobre os seus moradores” (II Rs 22:16) porque eles estavam adorando falsos deuses. Mas o Senhor também falou a Josias que ele teria paz durante seu reinado. O Senhor disse “os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar” (II Rs 22:20). Agora nos surge a pergunta, por que Deus fez esta exceção? A Bíblia nos relata: “Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, ... e, depois dele, nunca se levantou outro igual.” (II Rs 23:25). A grandeza com que Deus trata com Josias mostra quão longe podemos ir quando nos humilhamos.

PERGUNTAS: Como na prática podemos mostrar que somos humildes? E como alguém mostra que é soberbo?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Você conhece alguém humilde? Quais as características desta pessoa?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Toda pessoa que quiser crescer em Deus precisa decidir viver em humildade. Humildade não é pobreza. Nem humilhação. Nem fraqueza. Humildade é abrir mão de si mesmo para o propósito de Deus. É quebrar o ego e decidir pela vontade de Deus.

b. O objetivo desta ministração é levar cada membro de nossa célula a crescer em humildade e se afastar completamente de todo orgulho e soberba. A humildade produz honra. A soberba destrói o homem.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da célula venha a ser humilde. Estimule a cada pessoa a se arrepender de seu orgulho e a buscar perdão e humildemente se colocar diante de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: A célula não pode ser um lugar de monotonia. Sempre pense em fazer alguma coisa diferente. De forma diferente. Em um ambiente diferente. Quando caímos na monotonia e rotina apagamos o espírito de mobilização da célula. Células ativas são células produtivas que se multiplicam.

21/02/2020

Veja Mais...

13/fev/2020

O SERVO DA ORELHA FURADA.

 
05/fev/2020

OS CAVALOS DE ISRAEL.

 
30/jan/2020

JESURUM.

 
27/jan/2020

O SANTO SACERDÓCIO.

 
16/jan/2020

TEMPESTADE!.