Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > PORQUE DEUS ERA COM ELE

Estudos da Célula

PORQUE DEUS ERA COM ELE
 

Porque Deus Era com Ele! (Ricardo Wagner, ap.)

A arte e a cultura fizeram com que tivéssemos uma idéia errada dos personagens da Bíblia. Nas pinturas antigas, muitas vezes aparecem os personagens bíblicos com uma auréola sobre suas cabeças ou com uma luz alada circundando estes homens. Muitas vezes, inclusive, pensamos que eram pessoas de uma espécie diferente que nós somos hoje. Crescemos vendo estas imagens e por isto muitas vezes temos um conceito errado de quem os homens da bíblia realmente eram.

Quando analisamos detalhadamente, vemos que os personagens da Bíblia eram homens extremamente comuns, e como qualquer outro ser humano, tinham falhas e fraquezas (como Tiago fala a respeito de Elias – Tg 5:17).

Moisés, apesar de todas suas falhas e limitações, foi um homem único na história da humanidade, pois Deus tratava com ele face a face, e também por ter feito tantos sinais e maravilhas.

Dt 34:10-12 – “10 Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face, 11 no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra; 12 e no tocante a todas as obras de sua poderosa mão e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés à vista de todo o Israel.”

Certa feita Moisés teve um embate com Deus onde ele afirmou assim:

Ex 33:15-16 – “15 Então, lhe disse Moisés (ao SENHOR): Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. 16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?”

Moisés não se moveria para levar o povo a terra prometida de Canaã, se Deus não estivesse com ele. O segredo das grandezas sobrenaturais que Moisés fazia era a presença de Deus. Moisés não tinha nenhuma qualidade sobrenatural em si mesmo. O que Moisés tinha era a garantia que Deus estaria com ele e por isto ele fez todas as maravilhas que operou.

Ex 33:14 – “Respondeu-lhe (o SENHOR): A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.”

Pela nossa experiência do dia a dia, entendemos bem que por nossas qualidades humanas jamais conseguiremos realizar qualquer atividade sobrenatural. Todos nós, sem exceção, inclusive todos os personagens bíblicos, jamais realizaram qualquer milagre por qualquer habilidade humana que seja.

Os milagres que vemos na Bíblia foram feitos unicamente pela presença de Deus. Jamais por alguma habilidade humana. Nem mesmo Jesus fez qualquer milagre por ele mesmo. Foi necessário que o Espírito Santo viesse sobre ele, só então ele pode fazer os milagres que fez. Antes do Espírito Santo vir sobre Jesus, nenhum milagre foi registrado em sua história.

At 10:38 – “... como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”

At 2:22 – “...  Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele (de Jesus) entre vós, como vós mesmos sabeis.”

Este conceito era bem claro para os judeus na época de Jesus. Eles sabiam que o homem, por ele mesmo, não pode fazer qualquer milagre. Mas em Deus, podemos fazer proezas (Sl 60:12). Nicodemos expressou isto quando foi ter com Jesus:

Jo 3:2 – “Este (Nicodemos), de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.”

Vemos este mesmo princípio operando na vida de muitos outros personagens bíblicos:

- Na vida de José: “2 O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. 3 Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos.” (Gn 39:2-3) (Ver também Gn 39:21,23)

- Na vida de Josué – “Assim, era o SENHOR com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.” (Js 6:27)
Na vida de Davi – “Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.” (II Sm 5:10) (Ver também I Sm 18:14)

- Na vida de Salomão – “Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino, e o SENHOR, seu Deus, era com ele e o engrandeceu sobremaneira.” (II Cr 1:1)

PERGUNTAS: O ap. Paulo tinha clareza que os milagres que operava era Deus que fazia. Ele escreve em Rm 15:18b-19a: “não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras, 19 por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo”. A presença de Deus é o que faz toda diferença na vida de uma pessoa. Como você percebe a presença de Deus em sua vida. Como cultivar a presença de Deus em nossas vidas. Como aumentar a presença dEle para sermos exitosos no que realizarmos?

 

Reunião da Célula

 1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Qual o milagre que você viu ou experimentou que mais lhe impressionou em sua vida?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos ainda no ANO DO SOBRENATURAL. Não podemos deixar passar a unção que está sobre este tempo sem que experimentemos coisas milagrosas de forma abundante em nossas vidas. Por isto, precisamos entender claramente como o sobrenatural acontece e se manifesta. Em nós não há nada de especial. Se algo acontece, é pelo poder exclusivo de Deus. Por isto, jamais devemos nos ensoberbecer pensando que há algo em nós que faz com que milagres aconteçam A GLÓRIA É TODA DE DEUS!

b. O objetivo desta ministração é levar cada pessoa de nossa célula a cultivar a presença de Deus em suas vidas para experimentarem a intervenção contínua de Deus em tudo que fizerem.

4. Evangelismo

a. Ore para que todos membros de sua célula tenha experiências profundas com a presença de Deus em suas vidas e os milagres que acompanham e confirmam esta presença!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Sua célula precisa ser conhecida como um lugar de milagres. Esta idéia precisa ser cultivada através das palavras e ações no dia a dia da célula. Cultive a presença de Deus e os milagres consequentes. Sempre esteja focado em colocar o poder de Deus em todas as circunstâncias que necessitam ser mudadas e deixe que o Espírito Santo produza os milagres.

Corrigido por Prfta Eneida Wagner

27/11/2023

Veja Mais...

15/nov/2023

OVELHAS.

 
08/nov/2023

MUITOS, MAS APENAS UM.

 
13/jun/2023

RELACIOMAMENTOS.