Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > DISCIPULADO PROFÉTICO

Estudos da Célula

DISCIPULADO PROFÉTICO
 

Discipulado Profético (Ricardo Wagner, ap.)

Quando uma pessoa vem ao encontro de Jesus, muitas coisas mudam na vida desta pessoa. Praticamente não existe ninguém que tenha um encontro com Deus e que não tenha sua vida transformada. Para que o comportamento de uma pessoa mude, primeiramente é necessário que sua mentalidade seja transformada. Quando o interior do homem é transformado, também as práticas exteriores consequentemente são transformadas.

O homem é dirigido por seu interior. Muitas vezes as experiências que a pessoa teve em seu passado, o ambiente onde cresceu, as palavras que ouviu, ficam marcadas no seu interior, e isto, por fim, define a forma que a pessoa pensa e consequentemente vive.

Para haver mudanças na vida, precisamos aprender a tirar o foco daquilo que o passado marcou em nós, e colocar o foco naquilo que Deus tem para nós e quer que sejamos. Isto significa que precisamos criar novos pensamentos, novas imagens e novas experiências interiores para colocarmos nosso foco não naquilo que foi nosso passado, mas naquilo que Deus quer que sejamos no futuro.

Jesus foi um exemplo em como fazer isto. No discipulado que Jesus fez com seus discípulos, ele os ajudou a transformar os seus interiores o que posteriormente transformou suas vidas. Mas como Jesus fez isto? Quando analisamos a forma que Jesus lidou com Pedro (que era um homem “durão”), percebemos a poderosa estratégia para transformar o coração de uma pessoa: através da palavra profética.

A primeira abordagem profética que aconteceu na relação entre Jesus e Pedro foi quando André, irmão de Pedro (que até então se chamava Simão), o apresentou a Jesus. Logo que Jesus viu a Simão, liberou uma palavra mudando o seu nome para Pedro, dando a ele uma nova identidade, significando que ele seria firme como uma rocha!

Jo 1:41-42 – “41Ele (André) achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).”

Posteriormente, quando encontrou Simão em sua lida como profissional, pescando junto ao mar da Galiléia (e na oportunidade Jesus realizou o milagre da pesca maravilhosa – Lc 5:1-11), Jesus liberou uma palavra sobre Pedro estabelecendo seu destino profético como um “pescador de homens”!

Mt 4:18-19 – “18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”

Quando Pedro afirma que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus Vivo” (Mt 16:16) diante dos templos dos maiores poderes idólatras da época em Cesaréia de Filipe, Jesus reforça a afirmação de Pedro dizendo que sobre esta pedra (fundamento) ele estabeleceria sua igreja e coloca Pedro numa posição de proeminência para o futuro do seu Reino na terra.

Mt 16:18-19 – “18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”

Em determinado tempo, na caminhada do discipulado de Pedro, Jesus o alertou que ele entraria numa estação de tentações e que iria falhar, mas Jesus estava orando por ele para que diante das suas fraquezas ele não desanimasse e desfalecesse, para no futuro ser aquilo que estava predestinado que ele fosse.

Lc 22:31-34 – “31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. 33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. 34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.”

Por fim, depois da ressurreição, prestes a sua ascensão aos céus, Jesus profeticamente revela a Pedro como seria seu fim. Sabemos pela tradição da história que Pedro estava para ser crucificado pelo imperador Nero, em Roma, exatamente como Jesus foi, mas ele disse não ser digno de morrer como seu Senhor, e assim o crucificaram de cabeça para baixo.

Jo 21:18-19a – “18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. 19 Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus.”

PERGUNTAS: As declarações proféticas tiram nosso foco daquilo que foi para aquilo que deve ser e nos animam a avançar ao futuro.

Qual a expectativa de sua vida em relação a seu futuro?

Você tem vivido com base no passado ou com base naquilo que Deus quer para seu futuro?

Aproveite para profetizar sobre a vida de seus irmãos!

 

 Reunião da Célula

 1. Encontro

 a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Qual o sonho de profissão que tinhas quando eras pequeno (menino/a)? Você está vivendo este sonho? Se não, o que o impediu?

2. Exaltação

 a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

 a. Estamos vivendo num tempo onde estamos sendo bombardeados de informações. Muito disto que estamos escutando são notícias negativas, uma vez que sabemos que a imprensa vive e tem audiência quando publica o caos. Estas informações chegam ininterruptamente em nossos celulares (redes sociais) e moldam nossos pensamentos e ações. Precisamos ser movidos pela palavra profética mesmo em meio ao caos. Não somos como o mundo. Nossa bússola não é o mundo, mas a Palavra de Deus.

b. O objetivo desta ministração é mostrar como Jesus gerou a transformação em seus discípulos e consequentemente estimular cada pessoa a viver na dimensão profética e motivar os líderes a formar discípulos da mesma forma que Jesus formou.

4. Evangelismo

a. Ore para que todos em sua célula coloquem seu foco naquilo que Deus estabeleceu para suas vidas, e não no seu passado e muito menos naquilo que o mundo vive!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Diante da Palavra de célula desta semana, aprenda a viver profeticamente em sua célula e com seus discípulos. Profetize sobre cada pessoa de sua célula e os estimule a viverem com base no projeto de Deus para suas vidas e não naquilo que viveram no passado.

Corrigido por Prfta Eneida Wagner

21/11/2023

Veja Mais...

15/nov/2023

OVELHAS.

 
08/nov/2023

MUITOS, MAS APENAS UM.

 
13/jun/2023

RELACIOMAMENTOS.

 
20/jun/2023

UNGIDOS.