Rádio Online
 
 
pub

Estudos da Célula

UNGIDOS
 

UNGIDOS (Ricardo Wagner, ap.)

Quando o anjo visitou Maria para anunciar que ela seria mãe do salvador, Gabriel já lhe anunciou qual seria o nome da criança: Jesus (Lc 1:30-31)! A mesma revelação do nome foi dada pelo anjo a José:

Mt 1:20-21 – “20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”

Todavia, quando o Anjo fala com José, ele explica porque o nome de seu filho deveria ser Jesus: “porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Os nomes na época definiam o destino das pessoas. Jesus, mesmo antes de nascer, estava destinado a ser o salvador do mundo. Jesus é a forma grega do nome hebraico Yeshua, ou Josué, e significa “o Senhor salva”. O seu nome aponta para aquilo que Ele veio fazer: salvar o mundo dos seus pecados.

E qual era o sobrenome de Jesus? Jesus não tinha sobrenome. No tempo de Jesus, era normal só ter um nome próprio, sem sobrenome. Para diferenciar pessoas com o mesmo nome, identificavam com seu título (como “rei” ou “sacerdote”), sua profissão (como “carpinteiro” ou “coletor de impostos”), sua terra natal (como “gadareno” ou “de Nazaré”), sua família (como “filho de Zebedeu” ou “filho do carpinteiro”) ou suas caraterísticas físicas (como “o cego”).

Jesus era um nome muito popular e comum entre os judeus. Por isso, Jesus é identificado nos evangelhos como “o carpinteiro”, “o nazareno”, “filho do carpinteiro”, “filho de Maria” e “o Mestre”. Isso ajudava a distinguir Jesus de todos os outros homens com o mesmo nome.

Mas a forma principal para diferenciar de todos os outros, é que ele foi intitulado como "o Cristo". Esta palavra “Cristo” tem seu paralelismo no Hebraico do VT, como “o Messias”. Estas duas palavras “Cristo” (do grego “Christos”) e Messias (do hebraico “Mashiach”) significam literalmente o Ungido. Então, quando falamos em Jesus Cristo, estamos dizendo Jesus, o Ungido.

Jo 1:41 – “Ele (André) achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo).”

At 4:26 – “Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido (no grego Christos)”

Da palavra Cristo (no grego Christos significando Ungido), surgem o verbo ungir (no grego chrio) e o substantivo unção (no grego chrisma). Tanto no hebraico quanto no aramaico, o verbo “ungir” significa esfregar, derramar, untar ou saturar.

Quando a Bíblia diz que Jesus é o Cristo, o Ungido, diz que ele foi saturado do Espírito Santo e de poder para manifestar as obras de Deus:

At 10:37-38 – “37 Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, 38 como Deus ungiu (no grego chrio) a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”

Quando Jesus iniciou seu ministério em Nazaré Ele leu as Escrituras: “18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu (no grego chrio) para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lc 4:18-19)

Jesus foi saturado do Espírito Santo e poder e por isto pode fazer coisas que para um homem natural são impossíveis:

a. Evangelizar os pobres – Jesus foi capacitado para literalmente trazer esperança real aqueles que são destituídos de recursos em todos os sentidos.

b. Proclamar libertação aos cativos – Jesus foi capacitado a anunciar que aqueles que estavam presos agora tem sua liberdade decretada.

c. Restauração da vista aos cegos – Jesus foi capacitado tanto para curar como para dar novas perspectivas aqueles que não viam mais futuro.

d. Pôr em liberdade os oprimidos – Jesus foi capacitado tirar da prisão aqueles que estão destruídos.

e. Apregoar o ano aceitável do Senhor – Jesus foi capacitado para dizer que chegou o fim a desgraça.

A mesma unção que estava em Jesus, o Cristo, o Ungido, está agora em nós:

II Co 1:21-22 NVT – “É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu (no grego chrio) e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu.”

PERGUNTAS: Se Jesus foi ungido com o Espírito Santo e por isto curou a muitos e fez muitos outros milagres, e nós recebemos esta mesma unção, podemos também andar nos milagres sobrenaturais de Deus?

Como crescer nas experiências de milagres? Conte uma história de milagre em sua vida!

20/06/2023

Veja Mais...

05/jul/2023

O ESPÃRITO DE ORFANDADE.

 
18/jul/2023

A JUSTIÇA DE DEUS.

 
10/out/2023

SOZO.