Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > NOSSA IDENTIDADE ESTà EM DEUS

Estudos da Célula

NOSSA IDENTIDADE ESTÃ EM DEUS
 

NOSSA IDENTIDADE ESTÁ EM DEUS (Ricardo Wagner, ap.)

Quando falamos sobre o apostólico o início de todos os temas a serem abordados é sobre identidade. O tema identidade precisa ser altamente conhecido. Uma pessoa apostólica precisa ter clareza de sua identidade. A identidade é que define nossa missão e nosso propósito de vida. Quem não tem clareza de sua identidade, jamais cumprira seu destino. Nosso destino inicia no conhecimento de nossa identidade.

Com o conceito pós-moderno que o homem é essencialmente um ser imanente (que acredita e vive baseado nas coisas materiais e perceptíveis com os 5 sentidos), a filosofia atual é que a pessoa é aquilo que sente que é, diferentemente do cristianismo que crê que somos seres transcendentes (que acredita e vive com base que existem coisas além daquilo que podemos perceber com nossos 5 sentidos) e cremos que Deus nos pensou e nos criou com uma identidade definida.

Quando alguém é um ser apenas imanente esta pessoa está constantemente buscando sua identidade. Não sabe quem é, não sabe por que existe e consequentemente sua vida não tem sentido. Por outro lado, nós sabemos que não viemos a existir por mero acaso, mas fomos criados por Deus com uma identidade e propósito pessoal e individual, o que dá sentido a nossa vida.

Ef 1:4-11 – “4 Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. 5 Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. 6 Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado. 7 Ele é tão rico em graça que comprou nossa liberdade com o sangue de seu Filho e perdoou nossos pecados. 8 Generosamente, derramou sua graça sobre nós e, com ela, toda sabedoria e todo entendimento.9 Agora Deus nos revelou sua vontade secreta a respeito de Cristo, isto é, o cumprimento de seu bom propósito. 10 E o plano é este: no devido tempo, ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra. 11 Além disso, em Cristo nós nos tornamos herdeiros de Deus, pois ele nos predestinou conforme seu plano e faz que tudo ocorra de acordo com sua vontade.”

Podemos ver isto na vida de Jeremias e Joao Batista:

Jr 1:4-5 – “4 A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”

Lc 1:13-17 – “13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. 14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. 15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.”

Na Bíblia temos vários exemplos que as circunstancias e inimigos tentaram perverter a verdadeira identidade que Deus havia dado a vários homens, mas eles não se dobraram ao que viam, mas seguiram firmes para serem aquilo que Deus os chamou para ser. Também nestes exemplos vemos várias formas como Deus revela a nossa verdadeira identidade.

1. Neemias – Seu destino foi revelado pela paixão que Deus colocou em seu coração. As circunstâncias fizeram dele um copeiro, mas sua determinação o transformou no Reconstrutor de Jerusalém. (Leia Neemias 1:1-5)

2. José – Seu destino foi revelado através de sonhos. As circunstâncias o fizeram servo de Potifar e prisioneiro no Egito. Mas sua fidelidade fez com que se tornasse o segundo homem mais importante no Egito. (Leia Gênesis 37:6-10)

3. Ana - Seu destino e revelado através de seu nome que significa agraciada. As circunstâncias a fizeram estéril, mas a sua perseverança a fez cumprir com seu destino. Teve o seu primeiro filho (o profeta Samuel) e depois muitos outros. (Leia 1 Samuel 1:5-8)

4. Davi – Seu destino foi revelado pela palavra profética. As circunstâncias o transformaram em um rejeitado. Mas Davi não desistiu daquilo que Deus havia determinado para sua vida e se transformou no grande Rei de Israel. (Leia 1 Samuel 16:7-13, 28)

PERGUNTAS: Você percebe que há uma idéia no mundo que nossa identidade é apenas uma construção social e o resultado de nossos sentimentos e circunstâncias? Explique!

Como podemos saber nossa verdadeira identidade?

As circunstâncias tentaram destruir a verdadeira identidade destes homens! Como eles venceram?

07/06/2023

Veja Mais...

13/jun/2023

RELACIOMAMENTOS.

 
20/jun/2023

UNGIDOS.

 
05/jul/2023

O ESPÃRITO DE ORFANDADE.