Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O MANà DOS CEUS

Estudos da Célula

O MANÃ DOS CEUS
 

O Maná dos Céus(Ricardo Wagner, ap.)

Fizemos erroneamente distinção entre o sagrado e o secular, entre o material e o espiritual. Para a mente hebraica, tudo é teológico, isto é, os hebreus não fazem distinção entre sagrado e secular nas áreas da vida. Eles veem todas dimensões da vida como uma unidade. Eles entendem que tudo vem de Deus.
Quando Deus levou o povo ao deserto em direção a Canaã, ele sustentou o povo em todas suas necessidades, quer sejam materiais ou espirituais. 
Maná é a substância provida milagrosamente por Deus que serviu como principal alimento dos israelitas durante a peregrinação no deserto.
Em Ex 16:15 lemos sobre o momento em que o povo de Israel descobriu o maná. Quando os 
israelitas viram aquela substância na superfície do deserto, eles perguntaram “Que é isto?”. Assim, a expressão “que é isto”, do hebraico “man”, parece ser a tradução literal desse termo.
Ex 16:15 – “Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o SENHOR vos dá para vosso alimento.” 
O texto bíblico nos diz que o maná era pequeno e arredondado, com coloração esbranquiçada, e parecia semente de coentro e bdélio (Nm 11:7). Quando exposto ao sol, o maná derretia. Seu gosto era adocicado semelhante a “bolos de mel” (Ex 16:31), mas também lembrava, de alguma forma, “bolos amassados com azeite” (Nm 11:8).
A Bíblia diz que o maná foi enviado por Deus quando o povo de Israel começou a reclamar da falta de alimento. A Bíblia descreve o maná como sendo o “cereal do céu” (Ex 16:4; Sl 78:23,24), provido pelo Senhor para sustentar o Seu povo.
Algumas pessoas equivocadamente imaginam que o maná era enviado do céu como um tipo de “chuva”, ou seja, de uma forma que literalmente caísse do céu. Todavia, o que a Bíblia nos diz é que o maná aparecia a cada manhã na superfície do deserto após o orvalho evaporar, semelhante a “escamas finas como a geada sobre a terra” (Ex 16:14).
O maná aparecia todos os dias pela manhã, com exceção do sábado. Os israelitas eram autorizados a colherem um ômer (equivalente a aproximadamente 2 litros) dessa substância por pessoa. Não adiantava tentar pegar mais do que a quantidade autorizada, pois o maná estragava quando guardado para o outro dia.
Apenas às sextas-feiras os israelitas eram autorizados a pegar o dobro da porção de maná, para que houvesse mantimento no sábado, o único dia em que nenhum maná aparecia. A porção de maná que era guardado para o sábado deveria ser armazenada já preparada, ou seja, assada ou cozida (Ex 16:4,5,16-30).
A provisão do maná continuou durante toda a peregrinação dos israelitas pelo deserto, 
e só cessou quando eles entraram na terra de Canaã, já que ali teriam outros meios de sustento (Js 5:12).
Sem dúvida o maná foi um milagre, apesar de algumas explicações cientificas sugerirem hipóteses interessantes sobre sua natureza. A hipótese mais provável é que o maná seria uma excreção fabricada por insetos semelhante ao mel. Tais insetos eram muito comuns nas tamareiras daquela região, e ainda nos dias de hoje podem ser encontrados em algumas regiões do Sinai.
Então, as gotículas dessa substância produzida pelos insetos caem das árvores no chão, e por conta das baixas temperaturas características na madrugada do deserto, a substância se solidifica. No entanto, só é possível encontrar essa substância bem cedo pela manhã, pois quando o sol esquenta a substância derrete ou as formigas a carregam. Os árabes 
chamam essa substância de manna.
Não há qualquer problema se realmente essa hipótese estiver correta, ou seja, a provisão do maná não deixa de ser um milagre porque existe uma explicação razoável para o evento. Na verdade, se for este o caso, o milagre não está exatamente na natureza do maná, mas no controle da quantidade realizado por Deus, ou seja, prover uma quantidade suficiente para alimentar milhões de pessoas durante 40 anos e controlar sua dosagem e frequência, de modo que no sábado tal substância não poderia ser encontrada e depois de 40 anos inusitadamente, quando o povo colocou os pés em Canaã deixou de aparecer.
Assim, essa explicação sobre o maná pode apontar para a base física usada por Deus na 
provisão miraculosa, além de revelar que o Senhor controla como quer a natureza que Ele mesmo criou.
Isso seria algo semelhante ao que ocorreu com as codornizes também enviadas por Deus para os israelitas. As codornizes não eram “aves sobrenaturais”, mas aves comuns, as quais foram enviadas pelo Senhor através do controle que ele exerce 
sobre Sua criação.
Além de sustentar fisicamente os israelitas, Deus enviou o maná para ensinar lições espirituais para aquele povo. Primeiro, foi permitido que o povo tivesse fome, mas depois o Senhor enviou o maná, para fazê-los entender que “não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor, disso viverá o homem” (Dt 8:3).
Assim, com a provisão do maná Deus humilhou, provou e fez bem àquele povo, ensinando-lhes que deveriam confiar em Sua Palavra (Leia Dt 8:16).
PERGUNTAS: Leia SL 16:8, Pv 3:6, I Co 10:31, Cl 3:17. Vemos que para os israelitas O Senhor estava SEMPRE e em TODOS os caminhos perante eles. Como isto confronta com nossa realidade? Fizemos distinção entre sagrado e secular? Como podemos levar a presença de Deus para todo tempo e para todos caminhos de nossa vida?
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual sua comida predileta?
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. Para experimentarmos a intervenção de Deus em todos momentos de nossa vida e temos uma vida no sobrenatural, precisamos ter a presença de Deus em nossas vidas e termos a expectativa da intervenção de Deus conosco.
b. O objetivo desta ministração é levar os nossos membros experimentarem a intervenção de Deus em cada momento de suas vidas, não apenas esperarem para que estejam num “ambiente espiritual” para que Deus venha a agir.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula viva constantemente experimentando a presença de Deus em seu dia a dia e consequentemente a intervenção dEle em todas as coisas que fizerem. Assim viverão o ANO DO SOBRENATURAL
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.
Obs: O líder de célula precisa ter clareza que o primeiro e principal objetivo seu e preparar um novo líder (discípulo). Não há nada mais importante que isto na caminhada de um líder de célula.
Corrigido por Pfta Eneida Wagner
14/03/2023

Veja Mais...

21/mar/2023

SER DISCÃPULO.

 
04/out/2022

LEVANTANDO ALTARES.

 
20/set/2022

SETE MONTES (2).

 
13/set/2022

SETE MONTES.