Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > LEVANTANDO ALTARES

Estudos da Célula

LEVANTANDO ALTARES
 

LEVANTANDO ALTARES – Estevão S. Wagner, ap.

Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês.

Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo. (Romanos 12:1, NVT)

No último domingo (02/10/22), antes das eleições começarem, tivemos um tempo de intercessão. Neste momento Deus me disse que indiferente do resultado das eleições deveríamos continuar levantando altares de adoração a Ele.

Altar é lugar de sacrifício, símbolo de adoração e consagração, de uma vida com Deus. Os altares não são edificados para nós mesmos, e sim para Adorar a Deus, oferecer sacrifícios a Ele e invocar o seu Nome.

O pai da fé, Abraão, levantou 4 altares ao Senhor. Cada um deles tinha um significado importante, era um marco do que Deus havia realizado na vida de Abraão.

ALTAR EM SIQUÉM“Abrão atravessou a terra até Siquém, onde acampou junto ao carvalho de Moré. Naquele tempo, os cananeus habitavam a região. Então o Senhor apareceu a Abrão e disse: "Darei esta terra a seus descendentes". Abrão construiu um altar ali e o dedicou ao Senhor , que lhe havia aparecido”. (Gênesis 12:6,7, NVT)

Siquém significa “OMBRO”. É incrível ver que é Deus quem se manifesta a Abraão. Muitas vezes pensamos que somos nós quem buscamos ao SENHOR, quando na verdade Ele é quem nos encontra.

Naquele momento Deus revela o projeto que tinha para o patriarca. Como resposta, Abraão levantou um altar para marcar aquele encontro com Deus.

ALTAR EM BETEL - “Dali, Abrão viajou para o sul e acampou na região montanhosa, entre Betel, a oeste, e Ai, a leste. Construiu ali mais um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor”. (Gn 12:8, NVT)

Este é o altar que demonstra a mudança. Pois Ai significa “montão ou ruína”. Abraão deixa aquele lugar de derrota e avança para Betel, que significa “Casa de Deus”.

Muitos têm um encontro com Deus, mas não seguem para a Casa de Deus, para levantarem altares ao Senhor.

ALTAR EM HEBROM“Então Abrão mudou seu acampamento para Hebrom e se estabeleceu junto ao bosque de carvalhos que pertencia a Manre. Ali, construiu mais um altar ao Senhor”. (Gn 13:18, NVT)

Hebrom significa “lugar de associação ou terra de alinhamento”. Este terceiro altar representa o alinhamento do patriarca com a vontade de Deus. Foi logo após ele deixar Ló seguir seu caminho.

ALTAR EM MORIÁ - Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão construiu um altar e arrumou a lenha sobre ele. Em seguida, amarrou seu filho Isaque e o colocou no altar, sobre a lenha. Então, pegou a faca para sacrificar o filho. Nesse momento, o anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão!". "Aqui estou!", respondeu Abraão. "Não toque no rapaz", disse o anjo. "Não lhe faça mal algum. Agora sei que você teme a Deus de fato. Não me negou nem mesmo seu filho, seu único filho!" Então Abraão levantou os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Pegou o carneiro e o ofereceu como holocausto em lugar do filho. Abraão chamou aquele lugar de Javé-Jiré. Até hoje, as pessoas usam esse nome como provérbio: "No monte do Senhor se providenciará". Então o anjo do S enhor chamou Abraão novamente do céu: "Assim diz o Senhor : Uma vez que você me obedeceu e não me negou nem mesmo seu filho, seu único filho, juro pelo meu nome que certamente o abençoarei. Multiplicarei grandemente seus descendentes, e eles serão como as estrelas no céu e a areia na beira do mar. Seus descendentes conquistarão as cidades de seus inimigos e, por meio deles, todas as nações da terra serão abençoadas. Tudo isso porque você me obedeceu". (Gn 22:9-18, NVT)

Moriá significa “ordenado ou escolhido por Deus”. A Palavra nos ensina que muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos (Mt 22:14). O que faz de uma pessoa chamada ser escolhida é a resposta que é dada a Deus diante do chamado. Abraão foi escolhido porque neste altar em Moriá ele se entregou totalmente a Deus. Foi ali que Deus pediu uma prova de amor e fidelidade a Abraão, quando pediu que entregasse seu filho Isaque em sacrifício.

Se levantamos altares ao Senhor de todo nosso coração, Ele responde com provisão, sobrenatural. Foi isso que ele fez com Abraão, o Eterno proveu um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque. 

PERGUNTAS: Você precisa que Deus venha intervir em sua vida de forma sobrenatural? Qual altar você precisa levantar?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual é a canção de adoração que mais ministra a tua vida?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobre tudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Devemos aprender a vivermos uma vida marcada por altares que levantamos ao Senhor. Pois, quando aprendemos a levantar altares com um coração sincero, Deus responde com o Seu sobrenatural, com provisão, milagres fogo dos céus. 

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a entenderem que Deus sempre responde aos altares que são levantados de todo coração a Ele. 

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula tenha a Jesus como centro e prioridade absoluta em tudo, em todas atividades e em todos os lugares na sua vida.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Um grande líder é um vendedor de sonhos. Um gerador de esperança. Um líder mobiliza seu povo pela sua proposta de um futuro melhor! Por isto é necessário que todo líder SEMPRE incentive os membros de sua célula mostrando que Deus SEMPRE tem algo melhor preparado para seu povo.

04/10/2022

Veja Mais...

20/set/2022

SETE MONTES (2).

 
13/set/2022

SETE MONTES.

 
06/set/2022

O QUE TENS?.