Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O QUE TENS?

Estudos da Célula

O QUE TENS?
 

O QUE TENS? – Estevão S. Wagner, ap.

E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. (2 Reis 4:1-7)

A palavra hebraica usada para “TENS” é “YESH”, que significa: ser, existência, substância, aquilo que há ou existe. 

“Ora a fé é a substância das coisas esperadas, a prova das coisas não vistas”. (Hebreus 11:1 –Sociedade Bíblica Britânica). A palavra grega usada para “SUBSTÂNCIA” é “HUPOSTASIS” que pode ser traduzida também como: base, fundação, aquilo que tem um fundamento, substância. Ou seja, Deus usa uma base, algo que já temos, uma substância para gerar os seus milagres. 

Vejamos o exemplo da multiplicação dos pães e dos peixes: “... Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer? E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes ... E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram, e ficaram fartos; E levantaram doze alcofas cheias de pedaços de pão e de peixe”. (Marcos 6:32-43)

Jesus realizou o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, a partir dos cinco pães e dois peixes que o menino tinha. Usou o lanche daquele garoto como substância para o milagre. 

O profeta Elias também usou como base para o milagre da multiplicação o que a viúva tinha em casa. “Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias”. (1 Reis 17:8-16). 

O que você tem? Abraão tinha a fé, cria contra a esperança; Jacó tinha a luta, a indignação, a insatisfação; Moisés tinha um cajado; Davi uma funda; Daniel a fidelidade, o jejum, a oração; José tinha um sonho, a lealdade; Paulo tinha o conhecimento, a disposição; Pedro tinha a presença de Deus; João tinha a revelação – “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”. (1 João 1:3). A mulher do fluxo de sangue tinha determinação, a fé; A mulher pecadora tinha suas lágrimas, seu perfume. 

PERGUNTAS: Você precisa de um milagre? Qual? O que você tem para que Deus use como base para operar o milagre? 

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual milagre descrito na Bíblia que mais te chama atenção?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobre tudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. A fé não é algo solto, etéreo, mas está fundamentada em algo concreto. A criação dá base para a fé (veja Salmos 19:1,2). Deus opera a partir de um fundamento. Por isso é tão importante conhecer a Palavra de Deus para dar base ao que Deus quer fazer.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a entenderem que nosso relacionamento com o Senhor gera uma base de onde Ele pode operar em nossas vidas. 

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula tenha a Jesus como centro e prioridade absoluta em tudo, em todas atividades e em todos os lugares na sua vida.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Um grande líder é um vendedor de sonhos. Um gerador de esperança. Um líder mobiliza seu povo pela sua proposta de um futuro melhor! Por isto é necessário que todo líder SEMPRE incentive os membros de sua célula mostrando que Deus SEMPRE tem algo melhor preparado para seu povo.

06/09/2022

Veja Mais...

23/ago/2022

CHAMADOS POR DEUS .

 
16/ago/2022

BOM ÂNIMO .

 
08/ago/2022

ANDANDO ALTANEIRAMENTE!.

 
01/ago/2022

ROMPENDO LIMITES.