Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > ROMPENDO LIMITES

Estudos da Célula

ROMPENDO LIMITES
 

ROMPENDO LIMITES! – (Estevão S. Wagner, ap)

Quando Jesus rompe com uma tempestade, (Leia Mc 4:35-40) os discípulos se admiram desta nova realidade. Eles ficaram apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? "(Mc 4:41). Podemos tirar algumas lições importantíssimas deste texto de Marcos: 

1. Jesus deu um destino – passem para o outro lado. 

Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado". (Mc 4:35)

Nosso relacionamento com o Senhor nos leva a entender o chamado que Ele tem para nossas vidas. Ao caminhar ao Seu lado que teremos clareza do propósito para o qual fomos chamados. 

Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. (1 Co 2:9,10)

2. Até alcançarmos nosso destino enfrentaremos tempestades para fortalecer nossa fé. 

Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?" (Mc 4:37,38)

Enquanto velejavam, fortes ventos contrários se levantaram. Isso ensina que não é porque estamos indo em direção a nosso destino que situações contrárias não acontecerão. As tempestades violentas são um elemento chave para o crescimento de nossa fé. 

Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé. (Mt 8:26). Jesus não disse que eles não tinham fé, mas que a fé deles era pequena para alcançarem um rompimento, irem para um novo nível.

Devemos nos lembrar que: “A tempestade é grande, quando nossa fé é pequena!” 

3. Prossiga até chegar lá. 

Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se!" O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. (Mc 4:39)

Com a intervenção milagrosa do Senhor, os discípulos alcançaram o destino, atravessaram o mar chegando ao outro lado. 

Em sincronia com esse contexto, temos a história de Abraão. O pai da fé Abraão, deu origem ao povo Hebreu. Hebreu significa alguém que atravessa. Ou seja, Deus fez aliança com um homem que prosseguia, atravessava. 

Prosseguir no hebraico é “YATSA”, que significa: “seguir em frente, sair, andar, avante, fazer acontecer, surgir”. Esse verbo é usado mais de 1000 vezes na bíblia. 

Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu (Yatsa) de Harã. Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram (Yatsa) para a terra de Canaã e lá chegaram. (Gn 12:4,5)

4. No meio do caminho podemos receber mais instruções do Senhor.

Outro exemplo bíblico de travessia é a do Mar Vermelho. Os filhos de Israel tinham prosseguido desde o Egito, mas estavam apenas na metade do caminho da sua liberdade. 

Disse o Senhor a Moisés: "Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. (Êx 14:1,2). 

Pi-Hairote estava na metade do caminho entre o Egito e a travessia do Mar Vermelho. 

No desenrolar do processo, podemos receber novas instruções sobre como prosseguir. De qualquer forma dedique-se a não ficar na metade do caminho. Viva o novo de Deus em tua vida! Atravesse! 

PERGUNTAS: Quais limites que você precisa romper? Quais os novos patamares que queres alcançar? Quais as tempestades que precisam ser acalmadas em tua vida?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual é a pessoa mais perseverante que você conhece? Fale a respeito.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobre tudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Todo cristão precisa ter clareza do propósito de Deus para Sua vida. A intimidade com Deus é a melhor forma de descobrir esse propósito e caminhar em direção a ele, não importando os reveses que se levantem. 

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a compreenderem que fomos chamados a alcançarmos os sonhos que o Senhor tem colocado em nossos corações, não importando o tipo de tempestade que estejamos enfrentando. 

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula tenha a Jesus como centro e prioridade absoluta em tudo, em todas atividades e em todos os lugares na sua vida.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Um grande líder é um vendedor de sonhos. Um gerador de esperança. Um líder mobiliza seu povo pela sua proposta de um futuro melhor! Por isto é necessário que todo líder SEMPRE incentive os membros de sua célula mostrando que Deus SEMPRE tem algo melhor preparado para seu povo.

01/08/2022

Veja Mais...

18/Jul/2022

FIQUE DE PÉ.

 
04/Jul/2022

O PODER DA PAIXÃO .