Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > SETE MONTES

Estudos da Célula

SETE MONTES
 

SETE MONTES! – Estevão S. Wagner, ap.

“Quando o Senhor, o seu Deus, os fizer entrar na terra, para a qual vocês estão indo para dela tomar posse, ele expulsará de diante de vocês muitas nações: os hititas, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. São sete nações maiores e mais fortes do que vocês; e quando o Senhor seu Deus as tiver entregue a vocês, e vocês as tiverem derrotado, então vocês as destruirão totalmente. Não façam com elas tratado algum, e não tenham piedade delas”. (Deuteronômio 7:1,2, NVI) (Leia também Isaías 2:2,3)

Após 430 anos de escravidão, o povo de Israel saiu do Egito, passou quarenta anos no deserto e estava prestes a entrar na terra prometida. Então o Senhor disse a eles que teriam que vencer sete inimigos mais fortes e mais poderosos do que eles. Os descentes de Canaã que viviam na terra que era a promessa de Deus para eles. Cabia a eles expulsarem estes povos e conquistarem a terra que era sua por herança. 

Segundo Johnny Enlow estes sete inimigos representam hoje os sete principados que temos que enfrentar para estabelecer o Reino de Deus nas sete esferas de influência da sociedade, chamados também de SETE MONTES, são eles: GOVERNO, RELIGIÃO, FAMÍLIA, ARTES E ENTRETENIMENTO, NEGÓCIOS, EDUCAÇÃO E MÍDIA

O primeiro inimigo da Terra Prometida que iremos estudar são os Girgaseus.

Gergashi em hebraico significa: "vivendo em solo arenoso". Moradores do barro, lama ou pântano. Faz referência aos desejos, motivações e ambições terrenas. Representa a corrupção provocada pelo “orgulho da vida” (1 João 2:16). Este é o principado que atua no monte do governo. 

Deus nos deu um mandato de domínio, que passa pelo governar a terra. “Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra’". (Gênesis 1:28, NVI)

Subjuguem – kabash – sujeitar, dominar por uso da força, manter dominado, aprisionar e pisotear; conquistarmos territórios. 

Dominem – radah – governar, manter domínio; exercer autoridade mantendo o território governado.

TEMOS AUTORIDADE DADA POR DEUS. “O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés". (Salmos 110:1) “Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus”. (Efésios 2:6,7)

PRIMEIRO DEVEMOS GOVERNAR SOBRE A PRÓPRIA VIDA E NOSSA CASA. “Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?” (1 Timóteo 3:4,5, NVI). “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. (Provérbios 16:32, NVI)

GOVERNO NAS CIDADES E NAÇÃO. Da palavra grega é POLIS, derivam as palavras cidade e política. Política significa originalmente, a arte de governar, o conhecimento, a participação, a defesa e a gestão dos negócios da polis. A Igreja está inserida na Polis. Somos chamados para implantar o governo de Deus na “POLIS”, instaurando os princípios contidos na PALAVRA DE DEUS. 

O ANTÍDOTO PARA A CORRUPÇÃO DOS GIRGASEUS. “Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Mateus 20:26-28, NVI)

Essa atitude deve ser o ponto de partida de um revolucionário do REINO no monte do governo e política. Humildade e autoridade espiritual são necessárias para tomar esta montanha. Esse é o tipo de pessoa que Deus usará para deslocar os demônios e seus fantoches humanos na arena do governo. 

PERGUNTAS: Em quais das sete montanhas você foi chamado para trabalhar? Como você pode aumentar sua influência nessa esfera? Cite algumas características de uma pessoa humilde. 

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual pessoa que você tem como exemplo de humildade?

 2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobre tudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Deus nos deu um mandato de domínio que é subjugar a terra aos princípios e valores do SENHOR. “Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem”. (Salmos 115:16)

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a entenderem nosso papel de governo sobre a terra, confrontando espíritos territoriais através da guerra espiritual, para que o Reino de Deus seja estabelecido em cada área de influência da sociedade. 

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula tenha a Jesus como centro e prioridade absoluta em tudo, em todas atividades e em todos os lugares na sua vida.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Um grande líder é um vendedor de sonhos. Um gerador de esperança. Um líder mobiliza seu povo pela sua proposta de um futuro melhor! Por isto é necessário que todo líder SEMPRE incentive os membros de sua célula mostrando que Deus SEMPRE tem algo melhor preparado para seu povo.

13/09/2022

Veja Mais...

06/set/2022

O QUE TENS?.

 
23/ago/2022

CHAMADOS POR DEUS .

 
16/ago/2022

BOM ÂNIMO .

 
08/ago/2022

ANDANDO ALTANEIRAMENTE!.