Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A VISÃO DE DEUS

Estudos da Célula

A VISÃO DE DEUS
 

A Visão de Deus (Ricardo Wagner, ap.)

Na história do povo de Israel vemos muitos momentos de decadência espiritual. Um momento em especial nos chama atenção, pois atingiu o sacerdote e sua família. Era o tempo do sacerdote Eli e seus filhos Hofni e Finéias culminando com a derrota de Israel na guerra contra os filisteus e a perda da Arca para este povo. Eli e seus filhos morreram, e diante disto, a esposa de Finéias, que estava grávida deu a luz prematuramente ao seu filho, e ela lhe deu o nome de Icabode (que significa a glória do Senhor se foi) enquanto a mesma também morria no trabalho de parto:

I Sm 4:21-22 NVI – “21 Ela (a esposa de Finéias) deu ao menino o nome de Icabode, e disse: “A glória se foi de Israel”, porque a arca foi tomada e por causa da morte do sogro e do marido. 22 E ainda acrescentou: “A glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada”.

Foi uma época de muita decadência para o povo de Israel. Perda da guerra para os filisteus, perda do seu sacerdote e sucessores, e, sobretudo perda da Arca da Aliança que simbolizava a presença de Deus no meio de Israel. Antes de tudo isto acontecer vemos que os filhos de Eli, o sacerdote, viviam numa decadência moral muito grande: a. Eles tomavam para si das ofertas que eram para o Senhor:

I Sm 2:17 – “Era, pois, mui grande o pecado destes moços (Hofni e Finéias) perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR”.

b. Prostituiam-se com as mulheres que estavam trabalhando nos serviços religiosos da época:

I Sm 2:22 – “Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação.”

A Bíblia não nos fala especificamente dos erros de Eli (a não ser que não tomava uma atitude para que esta situação com seus filhos não continuasse mais acontecendo). Mas segundo as Crônicas Samaritanas Eli, com o livro de Balaão, passou a praticar bruxarias e encantamentos e a sacrificar aos ídolos sobre o monte Ebal, levando muitos ao caminho do erro.

No meio de toda esta situação de decadência, vemos uma expressão muito interessante:

I Sm 3:1 – “Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes.”

Como não haviam pessoas que buscavam de forma verdadeira a Deus, não haviam visões da parte de Deus. Esta palavra visão em outros lugares é traduzida como profecia. Esta palavra hebraica “chazown” procede do verbo “chazah” que significa ver, olhar, perceber. A profecia que aqui está se referindo vem através de uma visão daquilo que Deus está para realizar. Serve como um guia, uma direção, uma orientação para seguir e buscar. A visão estimula, anima, motiva e gera mobilização. Como não haviam pessoas que buscavam sinceramente a Deus, não havia visões proféticas e o povo se corrompia ainda mais. Se cumpria em Israel exatamente aquilo que Salomão escreveu:

Pv 29:18a – “Não havendo profecia/visão, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.”

PERGUNTAS: Você já percebeu que as pessoas que não tem uma visão e um sentido para suas vidas normalmente acabam se enveredando para caminhos errados. Você conhece pessoas assim? Sem citar nomes conte algum exemplo! Por outro lado, vemos uma história na Bíblia onde veio a visão profética de Deus e consequentemente a visão estimulou a fé que gerou milagres.

Gn 15:1-6 – “1 Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. 2 Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? 3 Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4 A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. 6 Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.”

A palavra do Senhor veio a Abrão em uma visão. Aqui, Deus apareceu a Abraão como um escudo. Esse é o tipo de visão que toca o coração e faz brotar a fé e faz o medo e o desespero desaparecerem. Quando Deus deu a Abraão essa visão, Abraão estava em um ponto de sua vida que estava altamente desanimado, pois ainda não possuía descendência. Mas a visão profética transformou o desânimo em fé e consequentemente gerou o milagre de sua esposa Sara com 90 anos e Abraão com 100 anos gerarem seu filho Isaque, herdeiro da promessa. Precisamos aprender a andar na visão profética de Deus para nossas vidas, para prosperarmos naquilo que fizemos. “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” (II Cr 20:20)

PERGUNTAS: Por que a visão profética de Deus é tão importante para nossas vidas, igrejas, cidades e organizações? Como podemos receber a visão profética para o avanço de 2021 em nossas vidas?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Você já recebeu uma profecia pessoal para sua vida? Conte esta experiência!

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O povo de Deus precisa aprender a andar debaixo da orientação de Deus. Tanto em seus conceitos e princípios, como em suas diretrizes para a vida diária. No início deste ano somos desafiados a entrarmos nesta direção.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a entenderem a importância da visão profética e as consequência de andar debaixo desta orientação.

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula vivam debaixo da inspiração profética para este tempo e avancem no estabelecimento de novas conquistas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Em nenhum momento podemos deixar nossas células esmorecerem. Por isto constantemente precisamos criar novas atividades, desafios e propósitos. A rotina e a falta de criatividade minam o ânimo da célula e desanima os participantes. Precisamos sempre estar inovando com coisas novas e com muita criatividade. (Corrigido Prfta Eneida Wagner)

17/01/2021

Veja Mais...

08/jan/2021

PRIMÃCIA.

 
01/jan/2021

O ANO DOS AVANÇOS!.

 
28/dez/2020

ESCOLHAS E DECISÕES.

 
21/dez/2020

O PARADOXO DE DEUS.

 
14/dez/2020

RENÚNCIA.