Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PARADOXO DE DEUS

Estudos da Célula

O PARADOXO DE DEUS
 

O Paradoxo de Deus (Ricardo Wagner, ap.)

I Co 1:27-29 – “27 Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.”

Quando lemos a Bíblia percebemos que Deus não segue a lógica humana para fazer as coisas. Por isto sempre podemos esperar coisas surpreendentes da parte de Deus. Não podemos limitar a Deus de acordo com nossa lógica ou pensando que não há uma saída para coisas que parecem impossíveis de acontecer. Deus quebra os paradigmas e faz coisas paradoxais que desfaz toda lógica humana e mostra que nada é impossível ou difícil demais para Ele.

Vamos ver alguns paradoxos de Deus relatados na Bíblia.

1. O Faraó manda matar todos recém nascidos israelitas do sexo masculino por medo de haver uma convulsão social e o grande líder da libertação do povo de Israel do Egito foi criado dentro de sua casa.

Ex 1:7-9 – “7 Mas os filhos de Israel foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles. 8 Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José. 9 Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós.”

Ex 1:15-16 – “15 O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá, 16 dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.”

Ex 2:1-10 – “1 Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Levi. 2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses. 3 Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio. 4 A irmã do menino ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder. 5 Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou. 6 Abrindo-o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Este é menino dos hebreus. 7 Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebréias que sirva de ama e te crie a criança? 8 Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino. 9 Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou. 10 Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei.”

2. Deus escolheu Paulo, talvez o maior perseguidor dos cristãos no primórdio da igreja para se tornar a pessoa mais importante na revelação e expansão da igreja.

At 9:1-2 – “1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote 2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.”

Depois de sua conversão, Paulo foi quem levou o evangelho aos gentios, foi quem introduziu o evangelho na Europa e escreveu ao menos 13 dos 27 livros do Novo Testamento. O maior perseguidor se tornou o maior expoente da teologia e expansão da igreja.

3. Davi, o menor e mais insignificante irmão (Jessé não se lembrou de Davi quando Samuel pediu para ele reunir seus filhos) e alguém que não tinha treinamento militar (comparado a seus irmãos) foi quem matou o gigante Golias e se tornou o grande general vitorioso nas grandes batalhas contra inimigos históricos de Israel.

I Sm 16:10-11 – “10 Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes. 11 Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas.”

4. Ninguém dá lugar para o nascimento de Jesus em Belém, a ponto de quando ter nascido foi colocado numa mangedora aludindo que tenha nascido em uma estrebaria. Mas este (Jesus) foi o homem mais importante e que mais influenciou o mundo.

Lc 2:4-7 – “4 José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, 5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, 7 e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”

PERGUNTAS: O que estes paradoxos de Deus representam para nós? Como podemos traduzir estas histórias para nossas vidas? Estas experiências passadas nos ajudam em nossa fé? Como?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Certamente você conhece muitas pessoas que ao se converterem tiveram uma grande transformação em sua vida. Quem é a pessoa que mais impressionou você sobre quão grande e impressionante foi sua transformação/mudança ao encontrar Jesus?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos às vésperas de entrar num ano de muitas perspectivas. Para isto não podemos ficar limitados pela nossa lógica sobre o que Deus quer e vai fazer. Precisamos ir além tendo apenas a visão final daquilo que Ele quer fazer, mas não estabelecendo o como isto acontecerá. Quando estabelecemos o como limitamos a Deus.

b. Então, esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a crerem que Ele pode fazer coisas do mais inesperado e podemos experimentar coisas extraordinárias neste novo ano.

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula estejam prontas para viverem com um coração voltado 100% para o Senhor. Que nada seja de mais valor ou de mais importância para eles que servirem a um Deus tão tremendo.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Não deixe que o período de final de ano esfrie sua célula. De alguma forma faça uma confraternização e faça sua célula nem que seja de forma virtual com as pessoas talvez separadas pela distância física, mas sendo fortalecidas pela comunhão.

21/12/2020

Veja Mais...

14/dez/2020

RENÚNCIA.

 
07/dez/2020

O AMOR QUE SE IMPORTA.

 
23/nov/2020

SERVIR 'A DEUS.

 
16/nov/2020

RESTA UM DESCANSO.