Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > PRIMÍCIA

Estudos da Célula

PRIMÍCIA
 

Primícia (Ricardo Wagner, ap.)

Desde o começo da criação do homem, Deus estabeleceu certos princípios que regem a humanidade. Em função de vivermos numa sociedade altamente influenciada pela cultura grega, muitos destes princípios foram esquecidos e abolidos de nossa sociedade. Apesar de serem princípios essenciais para vida do homem, muitos, inclusive cristãos, nem sequer os conhecem. Mas, no passado, estes princípios eram conhecidos e praticados, pois os povos sabiam qual sua eficácia e poder. Um destes princípios é o conhecido como o princípio das primícias.

Já com os primeiros homens pode-se ver este princípio na prática:

Gn 4:3-5 – “3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; 5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.”

Caim trouxe “no fim de uns tempos” o fruto de sua terra para ofertar ao Senhor. De Caim e desta oferta o Senhor “não se agradou.” Por outo lado, Abel “trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta"

Primícias tem o significado de ser o primeiro, o começo, o melhor, o principal, o princípio, uma parte selecionada. Primícia é aquilo que ofereço no início, é o melhor, o mais almejado, a primeira, melhor e principal parte. Este conceito é reiteradas vezes mencionado na Bíblia. Quando a bíblia fala em amarmos a Deus de todo nosso coração, ela está dizendo que ele quer ver a primícia em nossas vidas, tanto dentro de nosso coração quanto na prática decorrente do que está dentro do homem.

Mc 12:30 diz: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.”

Honrando ao Senhor com as primícias de todas as coisas demonstramos de forma prática que o amamos e o colocamos em primeiro lugar.

Primícias não é simplesmente um tipo de oferta, mas um estilo de vida. As primícias demonstram quem e o que verdadeiramente está em primeiro lugar em nossas vidas. Se colocarmos o Senhor em primeiro lugar, ele cuidará de tudo. Se as primícias de todas as coisas forem dedicadas ao Senhor, isto faz com que o que vier depois seja abençoado, guardado, cuidado e protegido por Ele: “E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.” (Rm 11:16)

PERGUNTAS: O que você pode considerar uma primícia em sua vida? Como você pode dedicar esta primícia a Deus?

O princípio das primícias era conhecido não apenas pelo povo de Israel, mas também pelos povos pagãos. Vemos isto na história do Rei moabita chamado Mesa. Ele estava sendo derrotado na guerra contra Israel, Judá e Edom. Por isto juntou setecentos homens que eram destros com a espada e foi lutar especificamente contra Edom. Mesmo assim não prevaleceu.

II Rs 3:26 – “26 Vendo o rei de Moabe que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que arrancavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam.”

Após esta situação vemos um dos versículos mais contundentes da Bíblia, quando este rei de Moabe ofereceu seu filho primogênito (aquele que o sucederia no trono) em sacrifício aos seus deuses (Quemos, Baal, Ashtar)!

II Rs 3:27 – “27 Então, tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande ira contra Israel; por isso, se retiraram dali e voltaram para a sua própria terra.”

O Rei moabita chamado Mesa sabia o que significava primícias. Ele sacrificou aquilo que é de mais importante para um homem, seu filho. Na época o filho mais velho era o sucessor e herdeiro do reinado. Desta forma era o que o Rei Mesa tinha de mais importante e valioso.

Ele sabia que o sacrifício da sua principal primícia era demasiadamente significativo para mover o poder dos seus deuses a seu favor. Israel e Judá por indignação se afastaram desta guerra neste momento e voltaram para suas terras sem uma vitória determinada, apesar de serem infinitamente mais poderosos.

Sabe-se pela Pedra de Mesa (uma relíquia arqueológica encontrada que conta a história do Rei Mesa que hoje se encontra no Museu do Louvre em Paris) que o Reino de Moabe cresceu e se expandiu depois deste evento sendo vencido pelo império Assírio.

Este mesmo princípio aconteceu quando o único e poderoso Deus entregou seu único Filho Jesus! Neste momento aquilo que era de mais precioso para Deus foi entregue e consequentemente conquistou a salvação do mundo inteiro.

PERGUNTAS: Pv 3:9-10 diz: “9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” O que isto significa para você? quais as consequências de entregarmos nossas primícias a Deus?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: O que você considera a coisa mais importante de sua vida?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos no início de 2021. Ano dos avanços! Para termos a graça de Deus sobre todas as conquistas que estamos para realizar, precisamos fazer tudo o que for necessário para tornar este ano um ano de verdadeiros avanços.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a entenderem o princípio das primícias e praticarem em suas vidas. Isto destrava sobre eles algo sobrenatural e uma graça tremenda necessária para este ano dos avanços.

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula vivam o princípio das primícias para experimentarem o melhor daquilo que Deus tem para suas vidas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Estamos num novo ano. Coloque metas claras a serem atingidas por sua célula neste novo ano. Estabeleça estas metas com sua célula e mobilize a todos para agirem nesta direção.

08/01/2021

Veja Mais...

01/Jan/2021

O ANO DOS AVANÇOS!.

 
28/Dez/2020

ESCOLHAS E DECISÕES.

 
21/Dez/2020

O PARADOXO DE DEUS.

 
14/Dez/2020

RENÚNCIA.

 
07/Dez/2020

O AMOR QUE SE IMPORTA.