Rompendo a Incredulidade
Diego Cunha, me.
QUEBRA-GELO: Você já viveu algo sobrenatural de Deus marcante em sua vida? Poderia compartilhar um testemunho?
A incredulidade pode ser um grande limite para alguém viver as coisas de Deus, pois, como afirma Hebreus 11:6, “sem fé é impossível agradar a Deus”. Contudo, esta fé vai muito além de acreditar que Deus existe; é sobre também crer que Ele quer fazer algo específico em sua vida. Que o Senhor escuta e responde a sua oração e sua busca. Que Ele se importa com os detalhes de sua vida.
Leia Marcos 9:14-26. A partir do relato deste pai que levou seu filho a Jesus, vemos aspectos para romper a incredulidade:
Marcos 9:17 (NVI): Um homem, no meio da multidão, respondeu: “Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.
No caso deste pai, seu filho vinha sofrendo ataques espirituais e ele decidiu ir até Jesus para buscar a solução. Da mesma forma, muitas vezes mesmo frequentando as células e os cultos, não levamos a Jesus as nossas necessidades, pois não estamos crendo no milagre, na mudança ou na transformação. Vemos por muitos outros relatos bíblicos que o poder de Deus por meio de Cristo alcança tudo o que necessitamos, não somente problemas de mal-estar espiritual, mas também problemas de saúde, problemas familiares, problemas financeiros, problemas emocionais, etc.
Talvez muitas outras pessoas teriam problemas naquela multidão, mas somente aquele pai buscou Jesus como fonte para a sua necessidade. Jesus deseja nos salvar e liberar abundância de vida. Precisamos entregar tudo a Ele.
PARA REFLETIR: Qual é a sua maior necessidade hoje diante de Deus? Pode ser um problema ou também um projeto.
Marcos 9:17-18 (NVI): 17 Um homem, no meio da multidão, respondeu: “Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. 18 Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram”.
PERGUNTA: Mesmo estando rodeado de outras pessoas, aquele pai fez uma oração bem detalhada. Quais aspectos diferentes podem ser identificados na oração deste pai?
Nesta oração, aquele pai: foi corajoso em erguer sua voz publicamente (“no meio da multidão, respondeu”) | reconheceu a autoridade de Jesus (“Mestre”) | trouxe sua situação a Jesus (“eu te trouxe meu filho”) | discerniu o tipo de problema (“está com um espírito que o impede de falar”) | detalhou a situação a Jesus (v.18a) | expressou sua frustração (v.18b).
Quanto mais detalhadas e específicas forem as nossas orações, maior será a autoridade que damos a Jesus na situação de nossas vidas que requer um milagre, mais lidamos com fé, entrega, humildade, frustrações e perseverança, que faz romper a incredulidade tanto do nosso coração como no ambiente em que vivemos (veja e comente sobre o v.19).
Marcos 9:21-24 (NVI): 21 Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo ele está assim?” “Desde a infância”, respondeu ele.22 “Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.” 23 “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” 24 Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!”
Quanto mais grave a situação, mais a dúvida causa incredulidade. Aquele pai enfrentava uma situação muito forte (o filho quase morria frequentemente) e há muitos anos (desde a infância do menino). Apesar de buscar em Jesus e orar especificamente, seu coração estava cheio de dúvida e incredulidade. A crise e o tempo provam a nossa fé.
PERGUNTA: Você já teve alguma oração que levou tempo para ser respondida ou ainda não foi? Poderia compartilhar?
Perceba no v.22 que a fala “se podes fazer alguma coisa” chama a atenção de Jesus e o leva a ministrar com o pai sobre sua incredulidade e sobre o tamanho do poder de Deus liberado pela fé (v.23). Se você sabe que há promessa de Deus para o tipo de necessidade que você tem, elimine a palavra “SE”, orando com convicção. (leia 1 João 5:14-15)
DESAFIO: Faça um levantamento de necessidades de milagres no grupo e ore especificamente e fervorosamente no momento da célula e estimule continuar orando diariamente com o grupo até que haja resposta.
Reunião da Célula