Diego Cunha, me.
MOMENTO DA VISÃO: Conferência de Líderes. A Conferência de Líderes é um momento essencial de alinhamento espiritual e estratégico para todos os líderes da nossa rede de igrejas. Participar dessa conferência significa estar em um ambiente de profunda unção, onde Deus ministra diretamente ao coração dos líderes e futuros líderes, renovando a visão e fortalecendo o chamado.
Além disso, é uma oportunidade única de comunhão, onde pessoas de diversas localidades se conectam e trocam experiências, formando uma rede de apoio e encorajamento mútuo. Este é um tempo de capacitação, em que a liderança é afinada e equipada com ferramentas práticas para impactar suas igrejas locais, sempre guiados pela direção e propósito de Deus para a nossa Rede Apostólica Cristã. Não fique de fora da próxima edição em 20/09/2025.
Quebra-Gelo: Quais problemas as pessoas inconstantes mais enfrentam em sua vida?
Introdução: Hoje iniciaremos uma série de mensagens na célula sob o tema “Princípios Imutáveis”, em continuidade ao que desenvolvemos na Conferência de Líderes da Rede Apostólica Cristã. Começaremos com uma introdução ao tema seguida semanalmente por cinco princípios muito importantes para o viver cristão: piedade, santidade, discipulado, corporatividade e serviço.
Os princípios de Deus são como âncoras que trazem estabilidade às nossas vidas. Eles são imutáveis, eternos e nos ajudam a viver de maneira firme, constantes e frutíferos. Hoje, vamos refletir sobre três verdades fundamentais que esses princípios estabelecem.
1. PRINCÍPIOS IMUTÁVEIS ESTABELECEM A CONSTÂNCIA DE DEUS
Tiago 1:16-17 (NVI): Meus amados irmãos, não se deixem enganar. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
Deus é constante. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). Suas promessas são verdadeiras e seus princípios são imutáveis. Quando nos baseamos no caráter de Deus, descobrimos que Ele nunca muda seu amor por nós, não altera seus princípios pelas circunstâncias e não altera seus planos por causa de dificuldades. Assim como as estrelas não variam suas posições no céu, Deus, o “Pai das luzes”, nos guia com constância.
PERGUNTA: O que podemos fazer para aumentar nossa confiança em Deus?
2. PRINCÍPIOS IMUTÁVEIS ESTABELECEM A NOSSA CONSTÂNCIA
Tiago 1:22-24 (NVI): Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. 23 Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho 24 e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
Os princípios de Deus não são apenas para serem ouvidos, mas vividos. Quando aplicamos os princípios imutáveis de Deus em nossas vidas, encontramos constância. Ser praticante da Palavra é o que nos ajuda a manter firmeza em nossa caminhada cristã. Tiago nos alerta sobre o perigo de sermos apenas ouvintes.
A Palavra é o espelho que reflete quem realmente somos em Cristo, e quando não a aplicamos, perdemos a chance de sermos transformados e quando saímos de um ambiente de busca a Deus nos tornamos pessoas inconstantes. Constância é resultado de praticar, diariamente, os princípios de Deus.
PERGUNTA: Quais áreas da sua vida precisam de mais constância no cumprimento dos princípios de Deus?
3. PRINCÍPIOS IMUTÁVEIS ESTABELECEM A CONSTÂNCIA DE NOSSOS FRUTOS
Tiago 1:25 (NVI): Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
Tiago nos ensina que quem observa atentamente a “lei perfeita”, ou seja, os princípios de Deus, verá frutos duradouros. Nossos frutos são o resultado de nossa obediência aos princípios imutáveis de Deus. Esses frutos surgem quando nos comprometemos a viver uma vida que reflete a Palavra de Deus.
A constância de nossos frutos depende diretamente de quão profundamente estamos enraizados nos princípios de Deus. Quando perseveramos na prática desses princípios, eles produzem frutos permanentes que glorificam o nome do Senhor e impactam aqueles ao nosso redor.
PERGUNTA: Quais novos frutos você busca colher num futuro breve em sua caminhada com Deus?
CONCLUSÃO: Os Princípios Imutáveis de Deus nos conduzem a uma vida constante em três áreas fundamentais: na nossa visão de Deus, na nossa vida pessoal e nos frutos que geramos. Quando entendemos e aplicamos esses princípios, nos tornamos mais firmes em nossa fé, mais consistentes em nosso comportamento e mais frutíferos em nossas ações.
A partir da próxima semana trabalharemos cinco princípios imutáveis para nossa vida cristã ser cada vez mais frutífera, eficaz e abundante: piedade, santidade, discipulado, corporatividade e serviço. Não perca!
DESAFIO: Comprometa-se em estar presente nas próximas 5 células para aprendermos esta série completa e convide alguém novo para maratonar esta série conosco.
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.