2025 - Tempo da Oportunidade (Ricardo Wagner, ap.)
II Co 6:1-2- “1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação).”
Estamos entrando num tempo de grande liberação da graça de Deus. A manifestação de Deus como Pai liberando grande favor a seu povo é a marca deste tempo. Estamos diante de uma janela aberta de oportunidades para avançar e prosperar. Isto significa que será um ano de muitas mudanças para todos. Um tempo de “nadar em mar aberto”, tantas as oportunidades e liberação de Deus que viveremos. As experiências da revelação de Deus, seus planos e propósitos será notadamente aumentada. Estamos num contínuo crescente da liberação de poder sobre a igreja para manifestar as revelações, sinais e maravilhas, numa dimensão profética e apostólica cada vez mais visível!
PERGUNTA: O que você entende como um “tempo de liberação da graça de Deus”?
Na Palavra de Deus há uma expressão que explica o tempo em que estamos entrando: “Trouxe-me para um lugar espaçoso (merchab); livrou-me, porque ele se agradou de mim.” (II Sm 22:20, Sl 18:19). Para entendermos esta palavra hebraica “rachab” e sua variante “merchab” (lugar espaçoso e amplo), precisamos compreender o contexto em que esta expressão é usada e a palavra que é o antônimo desta.
Antes de Davi expressar que o Senhor o levou a um “lugar espaçoso”, ele contextualiza todo um enredo de sofrimento, perseguição, tribulação, apertos e muitas outras condições:
II Sm 22:5-7 – “5 Porque ondas de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror; 6 cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. 7 Na minha angústia, invoquei o SENHOR, clamei a meu Deus; ele, do seu templo, ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.” (Nos Salmos 18:4-6 há uma passagem bem semelhante a esta).
Todos estes ataques inimigos levaram Davi a uma situação de angústia, como ele mesmo diz. Esta palavra “angústia” é a palavra hebraica “tsar”. Esta palavra tem os seguintes significados: estreito, apertado; dificuldades, aflição, angústia; adversário, inimigo, opressor; pedra dura, pederneira
No texto que lemos acima, “tsar” foi traduzida como angústia, mas em Pv 23:27, II Rs 6:1 e Nm 22:26 esta mesma palavra é traduzida como “estreito” ou “lugar estreito” e em várias outras passagens foi traduzida como adversário, opressor ou inimigo (Gn 14:20, Nm 24:8, Jó 6:23).
Então, para entendermos a lógica da língua hebraica, uma pessoa que se encontra constantemente sendo perseguido por inimigos, adversários sempre o atormentando e opressores ininterruptamente o pressionando, figuradamente encontra-se como num lugar, um vale ou numa cova estreita, sem muito espaço para avançar, prosperar e desenvolver. Mas quando Deus vem Ele nos tira desta angústia (lugar estreito – “tsar”) e nos leva a um lugar espaçoso e amplo (rachab)! Um verso do livro de Jó nos explica isto muito bem:
Jó 36:16 – “Assim também procura tirar-te das fauces da angústia (tsar) para um lugar espaçoso (rachab), em que não há aperto, e as iguarias da tua mesa seriam cheias de gordura.”
PERGUNTA: Quando você se encontra numa situação difícil, com muitos problemas e sem saída você se sente como se estivesse num lugar estreito, que é a mesma palavra para angústia e aflição em hebraico?
Este foi exatamente o caso de Davi. Depois de anos sendo perseguido implacavelmente pelo Rei Saul e forçado a se refugiar em cavernas e fortalezas, Davi finalmente entrou num momento de paz e abundância. Embora ele tivesse sido ungido como rei, o caminho para seu destino foi marcado por provações, incertezas e períodos de espera. No entanto, na estação definida por Deus, chegou o momento em que o Senhor levou Davi a um lugar espaçoso de paz e segurança, onde a plenitude das promessas de Deus começou a se revelar. (Sl 31:7-9, 118:5) Por quê? Porque o Senhor se deleita em Seus filhos!
A mesma história se repete com Moisés: “7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel.” (Ex 3:7-8a)
“Rachab”, lugar espaçoso, aberto e amplo, com liberdade, segurança paz e abundância é palavra que caracteriza 2025 – o Tempo da Oportunidade.
PERGUNTA: Diante da palavra de que Deus tem um lugar espaçoso para seus filhos neste 2025, quais são seus planos de avanço para este novo ano?
Reunião da Célula
OBSERVAÇÃO: Estamos no início do ano e estamos falando de objetivos para alcançarmos neste ano. Não deixe de revisar com sua célula quais os objetivos que, como célula vocês tem para este ano. Objetivo de multiplicação, objetivos de crescimento, etc.