Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > SEJA FORTE E CORAJOSO

Estudos da Célula

SEJA FORTE E CORAJOSO
 

Seja Forte e Corajoso (Ricardo Wagner, ap.)

No período de grandes desafios para o povo israelita, quando o rei da Assíria já havia conquistado e levado prisioneiros todos os israelitas do reino do Norte (Israel) (ver II Rs 18:9-12) e Judá estava sendo atacado por Senaqueribe que já havia conquistado 46 cidades de Judá (Ancient Near Eastern Texts, p. 288), quando do cerco de Jerusalém, o Rei Ezequias fez uma declaração muito peculiar ao seu povo:

II Cr 32:7 – “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele.”

Nesta história, vemos a intervenção de Deus ferindo mortalmente o exército dos assírios:

II Kings 19:35 – “Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.

II Cr 32:21a – “E o Senhor enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra.”

Interessantemente esta mesma expressão (sê forte e corajoso, não temas nem desanimes) é repetida muitas outras vezes na Bíblia quando alguém era convocado para um grande desafio.

a. Quando Davi passa o bastão para Salomão e o desafia a construir o templo ele usa esta mesma expressão:

I Cr 28:20 – “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR.” (veja também I Cr 22:13)

b. Quando Josué é desafiado a levar o povo para dentro da terra de Canaã esta expressão é usada diversas vezes tanto por Moisés como pelo próprio Deus:

Dt 31:6 – “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.” (Veja também Dt 31:7,23 Js 1:6,7,9,18, 10:25)

PERGUNTAS: Você conhece pessoas que tem estas características? Por que será que elas são assim: fortes e corajosas, não temem nem desanimam?

Como esta expressão aparece inúmeras vezes dita por grandes líderes (e inclusive pelo próprio Deus) incentivando seus sucessores e o povo diante de grandes desafios, existe algo forte nesta expressão! Vamos analisar!

a. O que é ser FORTE. Esta palavra em sua raiz hebraica traz a idéia de que esta força vem de vincular-se a algo ou alguém. Ela é muitas vezes expressa (em sua forma verbal) apontando para esta direção. É traduzida muitas vezes como firmar, apegar, segurar, pegar, ligar. Isto significa que a força que temos não é de nós mesmos, mas vem de algo/alguém a que nos apegamos. Por isto que a grande maioria das vezes esta palavra vem seguida das expressões não temas e afirmando que o Senhor seria presente. Então: somos fortes porque Deus é conosco e por isso não precisamos temer! Resumindo: para ser forte precisamos cultivar a presença de Deus em nossas vidas.

I Cr 28:20 – “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará.”

b. O que é ser CORAJOSO. Esta palavra em sua raiz hebraica traz o conceito de estar firme. Firme, alicerçado, resoluto. Como em diversas vezes esta palavra vem acompanhada das promessas de Deus, entendemos que esta coragem vem de alguém estar alicerçado naquilo que Deus falou e prometeu. Estar firme nas promessas de Deus, pois Ele é fiel para cumprir o que prometeu (Hb 10:23, 11:11). Por isto não desistimos, nem desanimamos, pois sabemos que aquilo que Ele falou, apesar das dificuldades, apesar dos inimigos, apesar das tribulações, irá acontecer. Então, somos corajosos porque estamos alicerçados nas promessas de Deus e por isto não desanimamos. Resumindo: Para ser corajoso precisamos ter a Palavra de Deus intensamente em nossos corações.

Js 1:6-9 – “6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito ... 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem desanimes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

PERGUNTAS: A força vem de ter a certeza da presença de Deus e a coragem vem das promessas de Deus! Como podemos cultivar isto em nossas vidas?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual foi a coisa que fizeste em sua vida que exigiu mais coragem?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O que estamos vivenciando nos últimos tempos tem tirado o ânimo e a segurança de muitas pessoas. Os tempos de crises são tempos de oportunidades. Então, mesmo no meio de uma crise imensa precisamos ouvir a voz de Deus e avançarmos para o destino que o Senhor nos tem prometido.

b. Esta ministração tem como objetivo levar cada membro de nossas células a entender qual o mecanismo para avançarmos com determinação. Esta ministração nos ensina como sermos fortes e corajosos para enfrentarmos os grandes desafios que estão a nossa frente.

4. Evangelismo

a. Desafie cada membro da célula a viver uma vida de comunhão com Deus e se apegar na Palavra e Promessas de Deus. Ore para que cada um entre no seu destino sem reservas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Lembre que quanto mais a célula estiver centrada no líder, menos eficaz ela será. Uma boa célula é aquela em que todos estão envolvidos desde suas atividades até o comprometimento prático com os objetivos. Então, quanto mais você for transparente nos objetivos, quanto mais você deixar e envolver as pessoas a participarem das atividades, mais produtiva e mais efetiva será a célula!

29/06/2020

Veja Mais...

27/Abr/2020

SHALOM, SHALOM!.

 
04/Mai/2020

O DESAFIO DOS VALES.

 
11/Mai/2020

A FÉ DE BARTIMEU.

 
18/Mai/2020

OS OLHOS DA ALMA.