Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A FÉ DE BARTIMEU

Estudos da Célula

A FÉ DE BARTIMEU
 

A Fé de Bartimeu
(Ricardo Wagner)

Leia Lc 18:35-43

PERGUNTAS: O que você consegue extrair da história de Bartimeu para aplicar em nossas vidas?

A igreja tem a missão de levar ao povo aquilo que só a igreja pode dar-lhes. A igreja tem uma missão completamente diferente das instituições e organizações humanas. A igreja não é uma instituição humana, mas divina. Nas organizações humanas se faz aquilo que o homem pode fazer, mas na igreja fazemos aquilo que Deus pode fazer.

Por isso na igreja precisamos ser especialistas em fazer as coisas de Deus. Precisamos ser especialistas em milagres. Precisamos ser especialistas em ver o poder de Deus agindo na vida das pessoas. A história do cego Bartimeu nos ensina muito em como trazer os milagres à existência.

1. Bartimeu sabia quem era Jesus e o que ele podia fazer

Quando Bartimeu ouviu falar que era Jesus, o nazareno que estava passando ali clamou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Haviam dito a ele que um homem chamado Jesus de Nazaré estava passando por ali, porém Bartimeu não via Jesus simplesmente como um homem, mas como aquele que viria para mudar a história dos necessitados. Ele conhecia a passagem de Isaías 11:1-4 que diz: “Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes. O Espírito do Deus Eterno estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá ao Deus Eterno, conhecerá a sua vontade e terá prazer em obedecer-lhe. Ele não julgará pela aparência, nem decidirá somente por ouvir dizer.Mas com justiça julgará os necessitados e defenderá os direitos dos pobres.” (BLH).

Bartimeu sabia que Jesus era este homem descendente de Davi e por isso clamou: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Bartimeu sabia quem era Jesus e o que Ele podia fazer.

2. Bartimeu clamou sem desistir

Sabendo que Jesus, o filho de Davi, estava passando por ali, Bartimeu não deixaria a oportunidade passar. Mesmo que muitos o repreenderam dizendo para parar de clamar ele não desistiu. Ele sabia que o filho de Davi seria enviado para “julgar os necessitados e defender os direitos dos pobres”. Ele sabia que Jesus podia ajudá-lo. Ele sabia que Jesus era poderoso para curá-lo. Ele sabia que Jesus não iria menosprezá-lo. Ele sabia que Jesus o ouviria e o atenderia. Por isso ele não deixou de clamar.

Quem conhece quem Jesus verdadeiramente é não desiste. Não deixa de clamar. Não se resigna. Não se conforma com o sofrimento, pois sabe que ele pode fazer. O clamor persistente é uma amostra de que se conhece quem Jesus é e crê que ele pode fazer o impossível, crê que ele pode fazer aquilo que os homens não podem.

3. Bartimeu sabia claramente o que queria

Uma coisa que chama atenção nesta cura realizada por Jesus foi a pergunta que Ele fez para Bartimeu: “Que queres que eu te faça?” Esta pergunta nos insinua a pensar que Jesus não sabia o que estava passando com o cego Bartimeu. Mas este não é o caso, pois todos podiam ver que Bartimeu era cego. A pergunta que Jesus fez foi para ver se Bartimeu tinha fé. Ou seja, Jesus queria ver se Bartimeu tinha o fato ou objeto de sua expectativa. E Bartimeu respondeu de forma muito convicta: “Senhor, que eu torne a ver.” Bartimeu sabia exatamente o que queria. Tinha a coisa ou o fato que ele esperava, pois “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Quem não tem clareza objetiva daquilo que quer, não pode ter expectativa em receber, pois a clareza nos objetivos e metas é a base para receber os milagres.

Conclusão. Bartimeu sabia quem Jesus era, sabia de seu poder e sabia que Ele poderia fazer o impossível. Bartimeu sabia que Jesus podia curá-lo. Por isso Bartimeu não desistiu. Mesmo que ele era desprezado pelas pessoas, ele sabia que não seria desprezado por Jesus. Por isso clamou sem cessar até que Jesus o respondeu. Ele não desistiu. Ele não se amesquinhou. Ele não deu atenção para o que os outros disseram. Ele deu atenção para aquilo que ele sabia: que Jesus era poderoso para solucionar sua dor. Bartimeu sabia exatamente o que queria. Quando Jesus lhe perguntou o que ele queria, ele não hesitou. Respondeu imediatamente. Ele tinha o objeto de sua fé de forma muito clara, simples e objetiva. Se você entender a história da cura de Bartimeu e aplicar estes princípios em sua vida você verá milagres extraordinários, exatamente como Bartimeu viu em sua vida.

PERGUNTAS: Depois de estudar mais a fundo sobre a história de Bartimeu, como ela pode nos ensinar coisas que possamos aplicar em nossas vidas?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Como você está enfrentando estes dias tão diferentes em nossa história?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Esta ministração nos leva a entender o processo de como a fé funciona. Leve as pessoas a tomares esta experiência de Bartimeu para aplicá-la em suas vidas.

4. Evangelismo

a. Ore para que os milagres sejam liberado na vida de cada pessoa de nossa célula.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Aproveite este tempo de inseguranças e medos para agregar novas pessoas a sua célula. Entenda que momentos de insegurança são os melhores momentos para levar pessoas a conhecerem Jesus. Convide incessantemente novas pessoas.

11/05/2020

Veja Mais...

18/mai/2020

OS OLHOS DA ALMA.

 
20/abr/2020

A IDADE DE CALEBE.

 
11/abr/2020

OS JEBUSEUS.

 
06/abr/2020

CIDADES DE REFÚGIO.