Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O DESAFIO DOS VALES

Estudos da Célula

O DESAFIO DOS VALES
 

O Desafio dos Vales
(Ricardo Wagner, ap.)

Deus convocou o profeta Jeremias porque queria lhe ensinar algumas coisas através de um exemplo prático:

Jr 18:2-6 – “2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. 4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? -- diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

O que concluímos desta experiência:

a. Para que Jeremia aprendesse o que Deus estava para lhe falar ele precisava descer à casa do oleiro.

b. O oleiro estava fazendo um vaso, mas ele estava defeituoso.

c. Para que ele pudesse fazer o vaso como lhe parecesse bem, teve que esmagar novamente o barro e refazer o vaso.

Esta é um a ilustração que nos mostra como Deus faz para nos elevar a um novo padrão: faz-nos descer para que nesta situação possa nos esmagar e nos refazer como ele quer que sejamos. Este processo de ser esmagado pode causar muito pavor, medo, dor ou sofrimento, mas no final as coisas novas surgem.

PERGUNTAS: Como você entende que Deus nos esmaga e o que você entende por fazer um vaso novo?

A idéia de descer é ilustrada na Bíblia em ser posicionado em vales. A exemplo disto temos o vale de Cedrom. Este vale fica aos pés dos muros de Jerusalém. Cedrom significa escuro. Neste vale escuro temos muitos cemitérios e túmulos. Também neste vale fica o Jardim do Gersemani. Getsemani significa prensa de azeite. Era o lugar onde haviam plantadas oliveiras e se produzia azeite. No processo eram usadas prensas para amassar as olivas e extrair o óleo. Justamente num vale, que tem como nome escuro (Cedrom) onde há prensas para amassar olivas (Getsemani) que Jesus sofreu e foi “esmagado” a ponto de suar sangue antes de ser traído por Judas e ser entregue para ser crucificado. Jesus foi de tal forma esmagado e desafiado que chegou a dizer: “Se possível passa de mim este cálice!” (Mt 26:39). No Vale de Cedrom (vale escuro), no Getsemani (lugar das prensas que esmagam) começou uma nova história para toda a humanidade.

Por isto que a Bíblia faz um paralelo com os vales como sendo lugares em que somos esmagados e desafiados para tomarmos posições que nos levarão a um novo patamar. Vejamos alguns exemplos:

1. Vale de Elá - Este foi o local onde os poderosos filisteus se ajuntaram para desafiar o povo de Israel através do gigante Golias. “Todos os homens de Israel estam no vale de Elá, pelejando com os filisteus” (I Sm 17:19). Durante 40 dias Golias desafiou o exército de Israel. “Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente” (I Sm 17:24). Israel estava num vale (Vale de Elá) e estavam sendo desafiados e esmagados pelos filisteus. Mas neste vale começou uma nova história. Davi aceita o desafio antevendo o prêmio que estava destinado a quem vencesse o gigante (grandes riquezas, teria por mulher a filha do rei e à casa de seu pai seria isenta de impostos (I Sam 17:25)). Davi lutou e venceu o gigante e a partir daquele momento a história de Davi começou a ser escrita e um novo Israel surgia!

2. Vale de Escol – Quando Moisés enviou os 12 espias para reconhecer a terra de Canaã , “chegando eles até ao vale de Escol e vendo a terra, descorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não viessem à terra que o SENHOR lhes tinha dado” (Nm 32:9). Eles relataram: “vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos” (Nm 13:33). O Vale de Escol está aos pés de Hebrom onde viviam os gigantes (Js 14:12). Apesar de ser um vale de gigantes que causou temor e grande desânimo aos espias, “esse lugar se chamou o vale de Escol, por causa do cacho que ali cortaram os filhos de Israel”. Os israelitas quando foram espiar a terra “cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos” (Nm 13:23-24). Mas, um homem, Calebe, aceitou o desafio, não desanimou no Vale de Escol e recebeu por herança Hebrom e seus arredores onde está o vale de Escol com todos seus frutos (Js 14:13-15).

3. Vale de Ossos Secos. Deus leva Ezequiel numa visão para um lugar chamado de Vale de Ossos Secos (Ez 37:1). Um lugar tenebroso. Lugar onde a morte era palpável. Neste vale Deus faz um desafio a Ezequiel e depois de profetizar segundo a orientação de Deus gerou dos ossos secos um grande exército (Ez 37:1-10).

Quando enfrentamos vales, mesmo que sejam tão terríveis como o Vale da Sombra da Morte dos Salmos 23, não precisamos temer mal nenhum. O Senhor nos coloca lá para nos amassar e formar algo muito melhor. Uma nova história surge!

PERGUNTAS: O que pode ser um Vale em nossas vidas? Você já passou por um Vale e saiu completamente diferente?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Que tipo de mensagens você mais gosta de escutar numa pregação?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros da célula a tirarem o melhor proveito deste momento de pandemia (vale) que estamos passando. Todos precisam entender que esta situação de pandemia é comparada a um vale, e que pode nos levar ao medo e derrota ou entendermos como podemos sair melhor que entramos!

b. A tendência destes momentos é temermos e ficarmos imobilizados. Mas precisamos entender a situação, aceitarmos os desafios do momento e sairmos muito melhores que entramos.

4. Evangelismo

a. É muito importante este momento de oração. Veja como cada pessoa está passando por este momento de pandemis (vale) e ore especificamente para não perdermos este vale para crescermos e nos fortalecermos.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Aproveite este tempo de inseguranças e medos para agregar novas pessoas a sua célula. Entenda que momentos de insegurança são os melhores momentos para levar pessoas a conhecerem Jesus. Convide incessantemente novas pessoas.

04/05/2020

Veja Mais...

11/mai/2020

A FÉ DE BARTIMEU.

 
18/mai/2020

OS OLHOS DA ALMA.

 
20/abr/2020

A IDADE DE CALEBE.

 
11/abr/2020

OS JEBUSEUS.