Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > COMPLETANDO OS CICLOS DE DEUS (parte 2)

Estudos da Célula

COMPLETANDO OS CICLOS DE DEUS (parte 2)
 

ENCONTRO (QUEBRA GELO) (15 min) Tem algo sacrificante que você fez em sua vida e viu que valeu a pena?

EDIFICAÇÃO (30-40 min). COMPLETANDO OS CICLOS DE DEUS (parte 2)

Texto base. Salmos 68:6 Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.  Salmos 113:9 Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!

Introdução. Na ministração 1 vimos como no período dos juízes o povo de Deus entrou em 7 ciclos de derrotas. Percebemos que a tendência do homem é repetir os ciclos de derrotas dos antepassados na sua geração, caso não esteja atento à palavra de Deus para romper estes ciclos. O desejo de Deus é que as pessoas saiam dos ciclos descentendes de derrotas e problemas para entrarem num ciclo ascendente de vitória e soluções na vida. O inimigo veio para matar, roubar e destruir (ciclo descentende de derrota), mas Jesus veio para dar vida e vida em abundância (ciclo ascendente de vitória). Jo 10:10. Nos versículos de introdução percebemos que Deus quer tirar a pessoa da solidão e desimportância para levá-la a viver em família. É o ciclo da vitória na família. Depois percebemos que Deus tira o cativo para a prosperidade, faz com que o prisioneiro se torne livre, feliz e próspero. É o ciclo de vitória na vida e nos negócios. Deus quer que seus filhos entrem em ciclos de vitória e permaneçam neles. Então vamos entrar nos ciclos de vitória.

4. Construindo um altar ao Senhor em minha vida. Gn 8:20 Levantou Noé um altar ao SENHOR... Noé saiu de um ciclo tão terrível que matou toda a população pelo dilúvio restando apenas sua família. Eles ficaram aproximadamente 370 dias na arca. Não havia mais nada, eles tinham que começar do zero, eles teriam que começar uma espiral ascendente de bênçãos, um ciclo abençoado e para isto, Noé construiu um altar ao Senhor. O procedimento de Noé concorda com as prioridades estabelecidas por Jesus; Mt 6: 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Muitas pessoas ao invés de construir um altar pra Deus, constroem um altar pra si e começam a dizer: Deus olha pra mim, me abençoe, eu estou com tantos problemas, Deus me prospera, me protege, me levanta, etc... Às vezes precisamos orar assim, mas quando nós estamos no centro da oração, da preocupação e achamos que o objetivo da fé é sermos abençoados, nós estamos no centro e não Deus. Hebreus 11:4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:7  Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Hebreus 11:8  Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

A fé não significa eu buscar coisas para mim. A fé significa nós construirmos coisas para Deus e enquanto buscamos as coisas para seu Reino, Ele acrescenta o que precisamos. Começamos a entrar num ciclo de vitória quando levantamos um altar ao Senhor.

5. Oferecer sacrifícios neste altar. Gn 8: 20b... e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. Não basta construir um altar, é preciso oferecer sacrifícios sobre este altar. O maior sacrifício que nos traz a salvação já foi oferecido no altar do Calvário, Jesus Cristo. Os sacrifícios que oferecemos não abjetivam ganhar a salvação, pois já a temos através do nosso Salvador. O objetivo é demonstrar nossas prioridades, nossos valores, nosso maior bem. Eu priorizo o que valorizo e valorizo o que priorizo. Não há como dizer que se valoriza o Reino de Deus se em primeiro lugar na minha vida não está o Reino de Deus. Abraão já tinha a promessa de ser pai de muitas nações, já tinha o conceito de ser amigo de Deus, já tinha recebido o milagre em Isaque, mas mesmo assim, Deus pediu seu filho no altar do sacrifício. Abraão poderia desobecer ou obedecer, ele obedeceu e sua obediência o justificou. Não posso sacrificar o que eu quero no altar do Senhor, eu tenho que sacrificar o que ele quer. Imagine Deus ter pedido Isaque como sacrifício e Abraão oferecer uma pomba-rola? Eu preciso colocar sobre o altar o que Deus diz e não o que eu quero ou o que me sobra. A relação de animais limpos e animais impuros significa aquilo que Deus quer e aquilo que Deus não quer. O que significa animais limpos em oferta sobre o Altar em nossos dias? Nossa vida para fazer toda a vontade do Senhor; nosso tempo como oferta ao Senhor; nosso futuro para Deus construir uma história; nossa obediência a sua palavra; nossa capacidade de liderança, ministério; nossos dízimos, ofertas e primícias; às vezes, nossa privacidade, nosso conforto, nossos sonhos pessoais.

6. O perfume do sacrifício é sentido pelo Senhor. Gn 8:21 E o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz. 22  Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Sem obediência não há sacrifício, sem sacrifício não há o perfume ao Senhor, e sem este perfume não há respostas.  

7. A bênção chegou. Gn 9:1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. Agora é hora de entrar e usufruir da bênção do Senhor. Deus pronunciou a bênção sobre Noé e seus filhos para que eles frutificassem e multiplicassem. A palavra bênção significa: fazer prosperar, tornar feliz, conferir bênçãos em inglês pode ser definida como empowerment, palavra muito utilizada hoje em dia e dignifica empodeirar, dar poder, capacitar. Deus não apenas quer nos dar uma bênção, ele quer nos capacitar, empodeirar para multiplicarmos e frutificarmos o tempo todo e não apenas em um momento que oramos e pedimos uma bênção. Por este ponto de vista, estamos sempre sendo abençoados e abençoando. Gênesis 12:2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Como filhos de Abraão, esta promessa também é nossa. Tome posse e entre definitivamente para o ciclo de vitórias do Senhor.

Compartilhando. O que você aprendeu neste estudo? Evangelismo. Vamos orar abençoando nossos familiares e amigos. 

Vanderlei Cardoso, profeta e mestre.

03/07/2017

Veja Mais...