Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Ministério Apostólico > Cobertura Espiritual ou Fundamento Apostólico (Parte 6 - Final)

Ministério Apostólico

Cobertura Espiritual ou Fundamento Apostólico (Parte 6 - Final)
 

A Missão, os Princípios e a Visão da Igreja

Nas Escrituras Deus nos deixou revelado, entre tantas outras coisas, qual "a missão" da igreja, ou seja, "o que" sua igreja deveria fazer. A missão representa "a razão da sua existência". A missão confere à igreja a sua verdadeira identidade e propósito. A missão da igreja determina  porquê a igreja existe.

Muitos pastores dizem que a visão de sua Igreja é alcançar os perdidos e discipulá-los e enviá-los. Esta não é a visão de nenhuma Igreja. Esta é a missão de todas as Igrejas. Nenhuma Igreja pode ter uma missão muito diferente desta, pois se assim fosse não seria uma igreja bíblica. Isto é o que as Escrituras dizem ser a missão de todas as Igrejas e não de uma igreja especificamente.

Além das Escrituras terem registrado a missão da igreja, Deus também nos deixou registrado os "princípios" em como cumprirmos com esta missão. Ele não nos deixou registrado especificamente o "como" cumprirmos com a missão, mas sim os "princípios" em como cumprirmos com a missão. Se Ele tivesse estabelecido os "comos" especificamente, talvez estivéssemos nos reunindo em catacumbas e nunca teríamos entrado nos meios de comunicação da atualidade.

Para exemplificar. A comunhão é um princípio, porém como praticamos a comunhão muda de geração em geração. A oração é um princípio, porém como oramos muda de uma cultura para outra.

Os "princípios" não mudam com o tempo ou com as novas tecnologias disponíveis. Porém, "como" especificamente aplicamos estes princípios nas diversas épocas e culturas, muda consideravelmente. Os princípios devem ser contextualizados dentro da cultura e dos recursos disponíveis e aplicados de acordo com a situação. O "como" aplicamos os princípios da Palavra na cultura e tempo que vivemos é o que chamamos atualmente de "visão".

A “visão” de trabalho é baseada nos princípios estabelecidos desde a antiguidade no cânon bíblico e é tarefa dos apóstolos fundacionais da atualidade trazer esta visão para igreja. A visão de trabalho é o fundamento sobre o qual as igrejas apostólicas trabalham.

A Visão Procede de Revelação e Entendimento

Pedro recebeu revelação dos céus que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus. Jesus disse que sobre esta rocha (a revelação e entendimento de Jesus Cristo como Filho de Deus), Ele edificaria sua igreja (Mt 16:18).

A igreja é edificada sobre a rocha da revelação e entendimento. Revelação e entendimento é o fundamento sobre a qual a igreja é estabelecida. Sem revelação apostólica, a igreja não pode ser edificada corretamente.

Diferentes apóstolos são enviados a pregarem diferentes revelações. Existem apóstolos de fé, libertação, prosperidade, etc. Também existem apóstolos que estabelecem uma visão prática de trabalho sobre a qual a igreja é estabelecida. Mesmo que hajam diferentes mensagens reveladas para diferentes apóstolos, estas revelações são fundacionais. A mensagem do apóstolo estabelece um forte fundamento sobre o qual os santos devem alicerçar suas vidas e a igreja deve ser edificada.

A Verdadeira Cobertura Espiritual

Finalizando. Dar cobertura espiritual a alguém ou a uma igreja é estabelecer os fundamentos sobre os quais estas pessoas ou igrejas são edificadas. Estar debaixo de cobertura é andar na visão estabelecida pelo apóstolo. Quem não está edificando sobre a revelação e entendimento apostólico (visão apostólica), está fora de cobertura espiritual.

Ricardo Wagner, apóstolo

 

14/09/2007

Veja Mais...

19/out/2006

Apóstolos e Profetas.