Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PODER DA RESSURREIÇÃO (2)

Estudos da Célula

O PODER DA RESSURREIÇÃO (2)
 

Diego Cunha, me.

MOMENTO DA VISÃO: Por que precisamos ser batizados? (aguarde participação). O batismo é um ato de muita importância para a caminhada com Jesus, pois por meio do batismo nascemos de novo, nascemos espiritualmente para uma nova vida com Deus. Em Romanos 6:4, a Bíblia correlaciona o batismo a ressuscitarmos com Cristo para uma nova vida.

O novo nascimento é requisito para entrarmos no Reino de Deus (João 3:3). O novo nascimento, praticado pelo batismo, é o ato que confirma nossa fé em Jesus como Senhor, que nos salva da condenação eterna e dá acesso a uma nova vida com Deus (Marcos 16:15-16).

Se você ainda não é batizado, esteja conosco nas reuniões da célula e esclareça todas as dúvidas na próxima turma do curso de Primeiros Passos que a igreja proporcionar.

QUEBRA-GELO: Existe alguma tradição da sua família na Páscoa? Se sim, compartilhe conosco.

Introdução: Na célula de hoje, falaremos sobre o poder da ressurreição. A Páscoa só tem sentido para os cristãos por causa da ressurreição de Cristo. A obra completa da cruz compreende a vida de Jesus sem pecado, sua entrega sacrificial à morte na cruz e sua ressurreição ao terceiro dia.

O que trouxe esperança e razão de viver aos primeiros discípulos, que estavam tomados pela tristeza e desesperança, foi a ressurreição de Jesus. É o poder da ressurreição que traz sentido ao cristianismo e torna única tanto a nossa fé como a morte de Jesus na cruz.

Mateus 28:5-6a (NVI): O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito.

1. É A PROVA DE QUE JESUS É O FILHO DE DEUS

A ressurreição de Cristo, ocorrida no domingo de Páscoa, é a maior declaração de que Ele é o Filho de Deus, o Messias que haveria de vir. Jesus não somente ressuscitou de seu túmulo mas também apareceu muitas vezes a muitas pessoas por um período de 40 dias, antes de sua ascensão definitiva aos céus (Atos 1:3,9-11).

Romanos 1:4 (NVI) e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. A ressurreição de Cristo é a base de nossa fé. O Senhor Jesus ressurreto tem toda autoridade sobre qualquer situação nos céus e na terra (Mateus 28:18).

PERGUNTA: O milagre da ressurreição prova que Jesus é o filho de Deus. Você tem testemunho de algum milagre de Deus em sua vida? Se for mais de um, escolha o mais recente ou mais marcante para compartilhar.

2. É O COMBUSTÍVEL PARA ANUNCIAR O EVANGELHO

Atos 13:32-33a (NVI): Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus [...] O anúncio do evangelho de Cristo é o anúncio da vitória de um novo Rei, que muda a realidade espiritual e a razão de viver de todas as pessoas. Isso é tão claro na Bíblia, que o evangelho de Cristo é na maioria das vezes referido como Evangelho do Reino.

Jesus só pode ser o Rei e Senhor de nossas vidas se estiver vivo. Não adoramos a um Deus morto ou distante, mas servimos a um Deus vivo e que participa e direciona as nossas vidas. A ressurreição é o combustível para anunciar o evangelho; é o cumprimento da promessa de Deus em salvar a humanidade e habitar conosco.

PERGUNTA: Muitas pessoas vão à igreja por motivos errados, diferentes do poder da ressurreição. Quais são os mais comuns? (líder: interesses pessoais dos mais variados tipos – explore exemplos com cuidado para não causar ofensas)

3. É ACESSÍVEL A QUEM CONHECE A CRISTO

Filipenses 3:10a (NTLH): Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Todas as pessoas podem ter acesso ao mesmo poder que ressuscitou a Jesus Cristo.

O poder do Espírito Santo de Deus habita com todos os que conhecem a Cristo. Este poder causa vida eterna, por meio do qual todos os crentes em Jesus ressuscitarão na segunda vinda de Cristo (João 11:25-26). Este poder também gera nova vida nesta terra em tudo o que fazemos após crermos em Cristo e permitirmos que Ele participe, sendo Senhor de nosso viver (Romanos 6:4).

PERGUNTA: Qual área de sua vida mais precisa do poder de Deus? (líder: se estiver tudo ok, pode falar na área ministerial. Na célula sempre precisamos muito do poder de Deus para avançar, crescer e multiplicar)

CONCLUSÃO: O poder da ressurreição é o que mais devemos celebrar na Páscoa. Nosso Senhor entregou sua vida por nós, mas quando tudo parecia perdido, Ele ressuscitou. Assim também conosco, quando tudo parece sem solução, o poder da ressurreição é a resposta que sempre mantém viva nossa esperança, mesmo diante da morte.

DESAFIO: Comprometa-se a convidar pessoalmente uma pessoa para a próxima célula. Vamos orar e pedir a Deus que nos mostre a quem levar o convite do evangelho. Após a oração, diga quem veio à sua mente.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual a brincadeira que você mais gostava de brincar quando era criança?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. No mundo competitivo que vivemos, no meio de uma grande multidão de pessoas, olhamos para o lado e muitas vezes nos sentimos quase que insignificantes diante dos grandes desafios e frente a tantas pessoas “melhor qualificadas” que nós. Diante desta realidade, a palavra de Deus nos deixa ensinamentos valiosos para não nos desanimarmos e continuar nos desenvolvendo para alcançarmos a visão que Deus nos tem dado.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

03/04/2024

Veja Mais...

10/abr/2024

PRODUZINDO FELICIDADE.

 
05/mar/2024

VENHA O TEU REINO.

 
20/fev/2024

A CORRIDA CRISTÃ.

 
13/fev/2024

CRESCER E MULTIPLICAR.