Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > PRODUZINDO FELICIDADE

Estudos da Célula

PRODUZINDO FELICIDADE
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: Por que a célula precisa se multiplicar? (aguarde respostas). A multiplicação é sinônimo da bênção de Deus. Desde o princípio, Deus liberou bênção sobre a multiplicação à humanidade (Gênesis 1:28). Quando Jesus instrui a continuidade do Seu ministério por meio dos seus discípulos após a ressurreição, ele afirma que devemos gerar novas pessoas no Reino de Deus, pregando o evangelho (Marcos 16:15), e multiplicar aquilo que temos recebido, formando novos discípulos ao ensinar a obedecer tudo que Ele nos ensinou (Mateus 28:19-20).

A célula é a principal ferramenta que temos para oportunizar que todas os cristãos contribuam em cumprir esta missão da igreja, de crescer e se multiplicar constantemente. Por isso, há bênção liberada sobre nós quando trabalhamos todas as semanas para que nossa célula cresça e se multiplique. A multiplicação forma novos discípulos, alcança novas famílias, expande o Reino de Deus e gera novidade de vida sobre todos os participantes. Precisamos trabalhar juntos para colher a bênção da multiplicação!

QUEBRA-GELO: Um hobby é “uma atividade feita por lazer, distração, prazer, divertimento e não por obrigação; um passatempo favorito”. Você tem algum hobby? O que você mais gosta de fazer nas horas vagas? 

Introdução: A vida e os propósitos de muitas pessoas giram em torno da busca pela felicidade. Felicidade se ganhar mais dinheiro, felicidade se adquirir algo sonhado, felicidade por meio do casamento ou de gerar filhos, felicidade em uma viagem ou na prática de um hobby, etc. Por outro lado, vemos pessoas que já realizaram muitas destas conquistas e ainda assim sentem-se infelizes, vazias, dominadas pelo medo, pela tristeza, pela ansiedade e outros males que nos cercam.

A Bíblia nos instrui sobre cuidados que verdadeiramente nos influenciam e contribuem para que sejamos bem-sucedidos, que fazem com que aqueles que assim vivem sejam felizes, frutíferos, constantes e prósperos. Na célula de hoje vamos falar sobre como viver de forma a produzir felicidade.

Salmos 1:1-2 (NVI): Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! 2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite.

1. OS CONSELHOS QUE SEGUIMOS:

O primeiro cuidado para que tenhamos uma vida feliz é estarmos atentos aos conselhos que seguimos. “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios” nos indica que dizer não para algumas vozes ao nosso redor faz com que tenhamos bons frutos. Por outro lado, a Bíblia afirma que nos muitos conselhos há sucesso (Provérbios 15:22). Portanto, devemos sim receber conselhos, cuidando para que não sejam de fontes que nos afastem de Deus.

PERGUNTA: Você tem algum episódio marcante que um conselho o fez tomar a decisão correta e ser livre do erro? Qual? 

2. AS CONDUTAS QUE IMITAMOS

O segundo cuidado para produzir dias felizes é quanto às condutas que imitamos. O salmista afirmou “como é feliz aquele que [...] não imita a conduta dos pecadores”. De forma similar aos conselhos, isto não quer dizer que não devemos nos inspirar em ninguém. Pelo contrário, quando temos modelos de homens e mulheres de Deus a serem seguidos, nossa vida fica muito mais leve e clara com perspectivas de futuro (1Coríntios 11:1; Hebreus 13:7). A ameaça à felicidade está quando nos inspiramos em condutas pecaminosas. Tenha cuidado com aquilo que seus olhos contemplam e seus ouvidos ouvem para não inclinar seu coração ao pecado.

PERGUNTA: Qual a influência das redes socais e mídias sobre as condutas que imitamos? Dê exemplos.

3. AS RODAS EM QUE NOS ASSENTAMOS

O terceiro cuidado para produzir dias felizes está nas rodas em que nos assentamos. “Como é feliz aquele que [...] não se assenta na roda dos zombadores”. Não importa a época, conversas que não edificam sempre estarão à nossa disposição.

Contudo, escolher as rodas de conversa em que permitimos ser envolvidos e alimentados é uma chave para gerar felicidade ao viver (2Timóteo 2:16). Por outro lado, a vida feliz é uma vida relacional. Precisamos nos cercar de ambientes e conversas que edifiquem as nossas vidas e que possamos edificar a vida de outros.

4. OS CONCEITOS EM QUE MEDITAMOS

A grande chave para uma vida feliz é um coração cheio da Palavra de Deus (Salmos 1:2). Permitir que a Palavra de Deus enche nossa mente e coração é o solo perfeito para frutos no tempo certo, bom ânimo e prosperidade (Colossenses 3:16).

Salmos 1:3 (NVI): É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!  

CONCLUSÃO: Para que a Palavra de Deus encha nosso cotidiano, produzindo dias felizes, prósperos e frutíferos, precisamos estar atentos aos conselhos que seguimos, condutas que imitamos e rodas em que nos assentamos.

DESAFIO: Determine-se a cultivar tanto relacionamentos que te façam crescer como em que você contribua para edificar outros, selecionando os conselhos, inspirações e assuntos que permeiam seu dia a dia.

 Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual a brincadeira que você mais gostava de brincar quando era criança?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. No mundo competitivo que vivemos, no meio de uma grande multidão de pessoas, olhamos para o lado e muitas vezes nos sentimos quase que insignificantes diante dos grandes desafios e frente a tantas pessoas “melhor qualificadas” que nós. Diante desta realidade, a palavra de Deus nos deixa ensinamentos valiosos para não nos desanimarmos e continuar nos desenvolvendo para alcançarmos a visão que Deus nos tem dado.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

10/04/2024

Veja Mais...

05/mar/2024

VENHA O TEU REINO.

 
20/fev/2024

A CORRIDA CRISTÃ.

 
13/fev/2024

CRESCER E MULTIPLICAR.

 
29/jan/2024

A VONTADE DE DEUS.